TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado EJA

Por:   •  26/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.240 Palavras (21 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 21

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LUCIANA APARECIDA GOFFI

VALDINÉIA P. DOS SANTOS.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA)

SORRISO

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

LUCIANA APARECIDA GOFFI RU 295703 – TURMA 2013/02

VALDINÉIA P. DOS SANTOS RU 906508 – TURMA 2013/02.

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS (EJA)

Relatório de Estágio apresentado a UTA – Diversidade Cultural/Educação e Trabalho, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER. Tutor Local: Sônia Maria Dambrósio de Almeida

Centro Associado: Sorriso MT.

SORRISO

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...............................................................................................03

2. DESENVOLVIMENTO ...................................................................................03

2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTÁGIADA.................................................06

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.................................................06

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO........................................................................................07

2.3.1 Caracterização Dos Espaços De Observação...........................................08

2.3.2 Caracterização Dos Profissionais Que Atuam Na Escola Estágiada......................................................... ......................................09

2.3.3 Descrição Das Atividades Do(a) Pedagogo(a)..........................................10

2.3.4 Descrição e Análise Reflexiva Das Atividades De Estágio – Educação De Jovens e Adultos........................................................................................11

2.3.5 Plano De Aula............................................................................................14

2.3.6 Planejamento Escolar................................................................................15

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................17

REFERÊNCIAS...............................................................................................19

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho irá tratar da disciplina Educação Jovens e Adultos, com o objetivo de conhecer e discutir o perfil dos sujeitos que compõem a modalidade EJA, a relação professor-aluno-conteúdo e as concepções de aprendizagem que fundamentam a prática em sala de aula. As atividades de pesquisa foram realizadas em turmas de 1º e 2º A ano do segmento EJA em uma escola municipal da cidade de Sorriso – MT.

A educação escolar é um bem indispensável para o desenvolvimento do indivíduo, não somente no que diz respeito ao mercado de trabalho, mas também para seu desenvolvimento e atuação na sociedade.

A EJA surge com o objetivo de atender aquelas pessoas que não tiveram ou, não puderam estudar em suas idades adequadas. Porém, da construção a consolidação destas ideias muitos são os desafios. O caminho daqueles que decidem ingressar ou retomar o papel de aluno e transformar-se em cidadão letrado, crítico e participativo na sociedade, é bastante árduo, pois exige destas pessoas muita força de vontade e determinação.

Um número considerável desses alunos chega às salas da Educação de Jovens e Adultos com vontade de estudar, com o passar do tempo iniciam um processo de desânimo em relação à sua escolarização, o que levam a abandonar o curso.

O ensino de Jovens e Adultos é para muitos a realização de conhecimento propriamente dito, a integração do indivíduo à sociedade, como cidadão participativo e não mais somente observador.

Todos os alunos entrevistados deixaram claro, durante as entrevistas o seu contentamento em poder frequentar pela primeira vez ou voltar a frequentar uma sala de aula. O que em certos momentos nos emocionou, tamanho o esforço destes alunos em adquirir o saber letrado.

Não estão acomodados o destino que lhes foi imposto, devido à várias circunstâncias, mas buscam e anseiam por educação culta, transformadora e auxiliadora em intervenção na sociedade.

2 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA

O relatório teve como principal função demonstrar as etapas percorridas no decorrer desse processo. O referido estágio teve carga horária de 80 horas.

O estágio supervisionado da Educação de Jovens e adultos é um importante instrumento para os futuros profissionais da educação, pois é através dele que colocamos na prática os nossos conhecimentos e aprimoramos nossas técnicas para a futura profissão, contribuindo para o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos na sala de aula da faculdade.

Durante o estágio pude relacionar o conhecer acadêmico com a prática em sala, acelerando a formação profissional, possibilitando perceber as dificuldades e assim buscar aperfeiçoamentos para que possa me tornar uma profissional capacitada.

A Educação de Jovens e Adultos requer um novo pensar acerca das políticas educacionais e das propostas de (re) inclusão desses educandos nas redes publicas do nosso país.

Para os jovens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com