TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado EJA E Espaço Não Escolar

Por:   •  7/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.354 Palavras (14 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

EAD PEDAGÓGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – EJA E ESPAÇO NÃO ESCOLAR

Aparecida Maria  

LAGOINHA

 2019

Aparecida Maria

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – EJA E ESPAÇO NÃO ESCOLAR

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. (a). Regiane Pinto Dos Santos

Aparecida Maria

LAGOINHA

 2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        15
  2. DESENVOLVIMENTO        16
  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        17
  1. Caracterização da escola de EJA        17
  2. Caracterização da Instituição em Espaço não Escolar        18
  1. OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE        19
  1. Observação na EJA        19
  2. Observação em Espaço não Escolar        20
  1. PARTICIPAÇÃO EM REUNIÃO DE PROFESSORES NA EJA        20
  2. DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA NA EJA        21
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24

ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo        25

INTRODUÇÃO

Este relatório foi elaborado através do estágio curricular supervisionado obrigatório na EJA, na escola Ana berling de Macedo, e no espaço não escolar, associação Casa de Apoio social Emanuel(ACASEM).

O Objetivo do estágio na EJA , e no espaço fora da escola é articular a Teoria com a prática e a busca de uma contribuição para a formação acadêmica onde é possível uma reflexão do trabalho acadêmico e a construção de uma identidade docente evidenciado Como se desenvolve o processo de aprendizagem na realidade escolar e a construção de uma prática pedagógica.

O estágio foi desenvolvido na EJA com jovens e adultos, é no espaço fora da escola com crianças de 6 e 8 anos, durante o estágio tive a oportunidade de observar e vivenciar a metodologia aplicada e desenvolvida através da prática Educativa.

A EJA ,é uma modalidade de ensino que abrange a formação tanto de jovens como de adultos que não tiveram o privilégio de concluir os estudos básicos na idade apropriada. A educação é um direito de todos e o EJA, tem por objetivo principal integrar esses cidadãos na sociedade garantindo o direito à educação e escolarização.

A (ACASEM) ,casa de apoio tem por objetivo abrir as portas para os mais carente da comunidade dando-lhe a oportunidade dessas crianças e jovens ,ter uma formação por meio de cursos, e esportes ,formando cidadãos para ter oportunidade de ingressar no mercado através de voluntários que se dispõe com sua ajuda dando-lhe apoio e incentivo.

  1. DESENVOLVIMENTO

O primeiro dia de estágio é sempre uma expectativa grande, conhecer a turma, o professor, saber se será bem recebido e tudo isso aconteceu de maneira tranquila e gradativa. Após ter conversado com a professora, logo fui apresentada a turma, que logo já começou a observação. A turma que eu tive a oportunidade de observar com a professora Izildinha foi uma turma de perfil muito grande e gratificante, a professora começou a aula lendo um texto e fazendo a interpretação, e os alunos todos atentam e empolgado com o texto, a turma é bem consciente em seus estudos e eles ficam concentrados a ouvir a professora falar se esforçam para realizar as atividades propostas, eles tem curiosidade de aprender cada vez mais e mais a professora é bem paciente explica sempre que necessário o conteúdo a turma quer sempre aprender cada vez mais.

Durante o estágio tive a oportunidade de aprender junto com a turma, algo inovador através de seus conceitos a turma era bem tranquila e bem responsável a sala sempre cheia com a participação de todos, alguns faltavam devido o acesso à escola ser um pouco distante de sua residência, mas quando tinha oportunidade de participar da aula apresentava sempre com força de vontade de aprender e realizar suas tarefas a maioria já era senhoras e senhores mas seus conhecimentos de interagir era bem espontâneo, a escola e acolhedora sempre buscar o melhor para os alunos. O estágio na EJA foi uma oportunidade de adquirir conhecimentos que vou levar comigo em toda minha vida profissional, a professora foi bem educada comigo deixou eu ficar à vontade , onde pude observar interagir dentro da sala de aula.

O estágio possibilita uma aproximação de realidade de sala de aula e da escola ,sendo que esta leva a uma reflexão teórica sobre a prática, sobre tudo o que observamos ao aluno a oportunidade de aproximar-se da realidade a qual atua ou, futuramente, atuara.

(Cabral, Angelo,2010,p,2)

O estágio supervisionado é um componente de extrema importância para a formação acadêmica , e também um espaço de aproximação da realidade entre universidade e a área de

atuação possibilitando assim um conhecimento maior , e também adquirindo novas experiências.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Neste item do relatório serão apresentados Os relatos das etapas cumpridas no estágio supervisionado IV  na EJA .

  1. Caracterização da escola de EJA

O estágio foi realizado na Escola Ana Berling Macedo, situada a rua ,Alzira Lebrão ,número 318 ,bairro Alto da Ponte na cidade de São José Dos Campos ,a instituição tem em sua etapa de ensino , Educação de jovens e Adultos- supletivo, Ensino Fundamental – Anos iniciais e Anos finais , seu espaço físico é composto por: 19 sala de aula ,86 funcionários, sala de diretoria, sala de professores, laboratório de ciências , sala de recurso multifuncionais para atendimento Educacional Especializado (AEE), quadra de esporte coberta , cozinha, sala de leitura, banheiro adequado á alunos com deficiência ou mobilidade reduzida ,sala de secretaria ,despensa, almoxarifado, pátio coberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (564.4 Kb)   docx (446.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com