TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Supervisionado em Ensino Fundamental

Por:   •  29/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.365 Palavras (6 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 6

 Relatório Crítico reflexivo de Estágio em Ensino Fundamental I

1-Dados do Estudante

Curso: Pedagogia

Instituição: Universidade Cruzeira do Sul/ UNIFRAN

Nome: Helida Caroline Lisboa

RGM: 28754204

Disciplina: Estagio Supervisionado em Ensino Fundamental I

Ano/Semestre: 2023/4° Semestre

Quantidade de Horas: 100 horas

2- Dados da escola

Nome da escola: Escola de Educação Infantil Lindolfo Rosa Marçal

Endereço: Rua Amazonas, N° 300- centro-Pitangueiras-SP.

Dependência administrativa: Privada

Diretoria/Secretaria de ensino: Diretoria região de Sertãozinho

Nível escolar: 1° e 2° Ano

Estrutura da escola: A Escola de Educação Infantil E Fundamental Professor Lindolfo Rosa Marçal possui uma estrutura composta por 9 salas de aula: todas com lousas, matérias didáticos, ar condicionado, carteiras escolares, possui também salas de: leitura, Brinquedoteca, diretoria, secretaria, sala de tv, refeitório, parque e sala de professores, cozinha, banheiros adequados pra educação infantil e novel fundamental com chuveiros, e banheiros para crianças com deficiência e mobilidade reduzida,, almoxarifado. É  uma escola muito limpa possui coleta do lixo diariamente. A escola conta com aparelhos multimídias ( aparelho de som, tv), copiadora, impressora, biblioteca com livros didáticos e de historia, tudo isso com o intuito de proporcionar o melhor para os alunos.

3- Introdução

A disciplina de estagio ela nos proporciona a vivenciar o cotidiano, o dia a dia da sala de aula, para nos estudantes é muito importante aproveitar cada momento para aprender cada vez mais.

Concluir o estagio dos anos iniciais do fundamental com carga horaria de 100 horas, na Escola de Educação Infantil e Fundamental Professor Lindolfo Rosa Marçal, onde acompanhei a turma da professora Layza, é uma sala seriada 1° e 2 ° ano, e é composta por 10 alunos.  Essa escola trabalha com o método SESI de ensino, que propõe a educação básica integrada a uma proposta pedagógica, que visa a formação do individuo na sociedade. Na entrada a gestão da escola faz acolhimento de aluno por aluno e encaminha para a sua sala de aula correspondente.

A escola possui regras pedagógicas no ambiente escolar, regras para alunos e funcionários, todos se dão muito bem é uma escola receptiva. Todo fim da aula as professoras fazem anotações sobre alguma intercorrência que houver, e imediatamente avisa aos pais na hora da entrega,  a escola trabalha data comemorativas, e todo o semestre eles fazem reunião de pais para falar do desenvolvimento da criança  e entrega um relatório individual. No começo estranhei mas fui me acostumando, a turminha que acompanhei é muito boa, são crianças inteligentes. As atividades desenvolvidas são montadas toda a semana pela professora. No decorrer do estagio presenciei algumas atividades, como: português (Produção de texto, oralidade, Parlendas, gênero textual, construção do sistema alfabético e da ortografia, ler e compreender textos etc...). Já a parte da matemática foi abordada (utilizar números naturais em situações diárias, contar e relacionar números e quantidades, contar e recontar, adição e subtração, compreensão de situação problema, material dourado etc..) teve também ciências, historia e geografia. Após a conclusão do estagio compreendi como é importante a presença do professor na sala de aula, como cada aluno tem sua dificuldade, as maneiras de como você tem que se reinventar caso os conteúdos propostos não saem como o planejado, aprendi muito com todos desde coordenação, professores ate com os alunos, amei esta experiência.

4-Perfil do professor

A professora que acompanhei nestas 100 horas de estagio foi a professora Laiza, ela é formada no curso de pedagogia e esta fazendo uma pós em psicopedagogia institucional, ela leciona a 4 anos, atualmente trabalha em dois cargo, pela prefeitura na escola Celina no período da tarde na turma do 2° ano e na escola particular na Prof. Lindolfo na parte da manha com a turma seriada 1° e 2° ano. O perfil da professora Layza é de uma pessoa doce, alegre, centrada,  que busca sempre uma metodologia de ensino que se adequa a cada criança, ela ama o que faz, ela tem um dom incontestável.

5-Praticas Pedagógicas dos Professores

As praticas pedagógicas que a professora Layza utilizou no tempo que estive observando, foram  muito dinâmicas visando a necessidade de cada criança na sua turma, aliadas ao método de ensino sesi com vários livros, ela foca na dificuldade de cada aluno. Para cada atividade proposta, ela tinha um recurso, um método diferente para utilizar, sempre despertando o interesse do seu aluno para que ele absorva da melhor maneira esse conteúdo. Alguns métodos utilizados são: conto e reconto oralidade, situações do cotidiano, material dourado, apostilado entre outros. É uma escola que promove a diversidade dos alunos, existe aluno autista, com síndrome de Dawn, ela incentiva os professores a buscar sempre outras maneiras de ensinar, para que os alunos não só aprendam, mas que também se desenvolva em outros campos.      

6-OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS – FOCOS DE DISCUSSÃO

Observação especifica

No decorrer do estagio a professora elaborou diversos métodos para ensinar a produção textual e a oralidade. Uma atividade que acompanhei foi do segundo ano, apresentou um livro para cada aluno, e através de uma roda ela pediu pra cada um ler individualmente, eles já sabem ler sozinhos,  na sequencia cada criança ia para o centro para recontar a historia, assim além de estimular a leitura, ajuda também na parte sócio emocional da criança onde promove a integração de todos. Para continuarmos vamos aprofundar sobre esse assunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com