TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio curricular obrigatorio

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.675 Palavras (15 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE

JUSSARA RABELO CARDOSO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 2]

Araranguá

2015

JUSSARA RABELO CARDOSO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental - 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:Flavia Maria de Souza Pereira

Tutor de sala: Sandra de Souza Silveira

Araranguá

2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                3

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        3

2 ROTINA OBSERVADA          4

3 REFERENCIAL TEÓRICO          5

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        8

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        12

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        14

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        14

REFERÊNCIAS        15


INTRODUÇÃO

                           O presente trabalho tem como objetivo o estágio nos anos iniciais do ensino fundamental com observação do 1 ao 5 ano .Sendo que após a obsvação foi realizado o estágio de intervenção onde apliquei um tema, ( alfabetização e letramento).Onde busquei aprofundamento em autores, para obter uma melhor visão arrespeito a este tema , juntamente com a professora coloquei em pratica esta intervenção .Este estágio teve como perceber as dificuldades destes alunos com este tema ,sendo assim elaborei seis planos de aulas associando as diciplinas de Português,ciências e matemática.

Na maioria das aulas envouvendo alfabetização e letramento. Este Estágio me proporcionou a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vamos escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil.

É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

                            O estagio  foi realizado na  escola Almerindo Manoel da Luz,  é uma escola pequena, mas procura sempre atender as exigencias que é preciso para uma escola. Este estágio tem a carga horária de 52 horas na instituição para fazer a observação e 48 horas para realização do relatório do estágio e elaboração do projeto de intervenção, sendo assim totalizando 100 horas.

A escola conta com seis salas, do pré ao 9 ano,também a sala do mais Educação,sala dos professores ,sala de artes e a direção.A um pequeno refeitorio , três banheiros e um campinho ,um parquinho para os  alunos do pré escolar.

2 ROTINA OBSERVADA  

No dia trinta e um do mês de agosto do ano de dois mil e quinze, a acadêmica do 7° semestre de pedagogia eu, Jussara Rabelo Cardoso, fiz uma observação em sala de aula, na Escola Municipal Almerindo Manuel da Luz, com as salas do 1º ao 5º ano, na cidade de Araranguá – SC. A observação tem como objetivo coletar informações para verificar como é a organização do professor: Conhecendo e vivenciando o cotidiano de uma Instituição Escolar.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

 Na sala do 1º ano  sob a regência da professora Rejane, a sala é aconchegante, espaçosa, e os alunos sentam em fileiras, a leitura dos alunos esta bem adiantada, todos muitos bem na leitura. Os alunos  do 1º ano, leram um texto sobre a cebola, pois estavam aprendo sobre a letra “C”, logo após os alunos lerem, a professora, pediu para que eu lesse a historinha, pois assim me sentiria mais confortável com os alunos e eles comigo. A sala possui um armário embutido para os professores, dois ventiladores possuem também um tipo de varal de barbante para pendurar trabalhos feitos pelos alunos, as mesas e cadeiras estão em perfeito estado, sem risco e sem manchas. Foi uma experiência ótima, jamais esquecerei.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

Na sala do 2º ano sob a regência da professora Alaíde Joana de Souza, a sala esta em uma boa conservação. A sala é espaçosa, aconchegante, amável, os alunos são bem participativos, todos bem envergonhados, porém educados e respeitosos com a professora. Gostam de apresentar suas tarefinhas no centro da sala. E assim se sentiram mais tranqüilas com a minha presença. Foi uma experiência ótima.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO

Na sala do 3º ano  sob a regência da professora Leila Cristina Freitas Umada. A sala é espaçosa, aconchegante, bem organizada. Os alunos são participativos nas aulas. Na sala possui um ventilador e um ar-condicionado, possui um tipo de varal de barbante com trabalhos feitos pelos professores e alunos. As mesas e cadeiras estão em ótimo estado de conservação, algumas precisam de reparos, mas nada que afetam na aprendizagem do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com