TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de sociologia

Por:   •  18/7/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

PATRICIA APARECIDA BRASIL PEREIRA - 568471

PATRICIA FERREIRA DA SILVA - 543996

SIDINÉIA REGINA MENDES - 549891

SILVIA ALVES PEREIRA APPARECIDO - 559455

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]


PATRICIA APARECIDA BRASIL PEREIRA - 568471

PATRICIA FERREIRA DA SILVA - 543996

SIDINÉIA REGINA MENDES - 549891

SILVIA ALVES PEREIRA APPARECIDO - 559455

O JOGO INFANTIL ESTIMULADO PELA MÍDIA

Relatório de Pesquisa apresentado como Atividade de Portfólio á disciplina de Ludicidade, no curso de Pedagogia á Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.

Professor: Marcos Ruiz da Silva.

Tutor Presencial: Rodrigo de Oliveira Fernandes.

Centro Associado: Mogi das Cruzes

MOGI DAS CRUZES

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................

04

2 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................

  06

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................

09

REFERÊNCIAS......................................................................................................

10


1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos relatar sobre os jogos de mídia e da iniciativa dos orientadores de informática do município de Mogi das Cruzes.

Os jogos com certeza tem uma importância fundamental no processo de aprendizagem das crianças ele estimula a criança a pensar, brincando ela acaba explorando seu raciocínio lógico.

 Temos que dar ás crianças à oportunidade de terem acesso a informática aprender tanto no manuseio do computador e como aprender vários conteúdos de varias áreas de conhecimento através dos jogos de multi mídia. Os jogos tradicionais têm seus valores até os dias atuais, mas é de extrema importância o acesso nesta nova era de TIC.

O professor tem que dar a oportunidades dos alunos conhecerem outros meios de aprender dar acesso ao novo ou diferente, para que os alunos possam interagir  experimentar novas técnicas de aprendizagem.

O jogo possibilita a criança viver em seu mundo de imaginações, brincar estando no âmbito escolar, fazendo com que essa prática de ensino aprendizagem seja prazerosa e faz com que a criança conheça novas culturas.

O professor mediador é aquele que pesquisa, estar atento as novas tecnologias e  conhece os conhecimentos prévios de seus alunos, respeita, e com uma intencionalidade  cria situações desafiadoras  que estimulam os alunos a construírem o seus próprios conhecimentos.

A ludicidade  é fundamental na educação infantil, os jogos, o brincar, brinquedo e por que não falar dos espaços multimídia esse espaço é associar o brincar aos recursos tecnológicos atuais, e fazem  parte da maneira como as crianças vivem atualmente.

2. DESENVOLVIMENTO

A utilização dos jogos educativos digitais nas instituições de ensino está cada vez mais presente, até mesmo na educação infantil.  O uso de tecnologias de informação e comunicação nesse campo pode trazer benefícios para o ensino e aprendizagem, sendo assim uma atração desafiante para as crianças nessa etapa, apontando possibilidades de ser um rico instrumento para a construção do conhecimento.

A prática pedagógica pode demonstrar uma série de maneiras de incluir os jogos no processo ensino aprendizagem, transformando o ato de jogar em ato de aprender e ensinar, construindo os objetivos necessários para se alcançar a aprendizagem de modo significativo.

Os jogos podem desenvolver conhecimentos e habilidades, e se bem explorados contribuem para a melhoria do ensino e garantem satisfatoriamente a permanência do aluno no âmbito escolar.

Observa-se que a maior parte do tempo na infância é dedicada ao jogo, a criança se dedica a essa atividade como uma necessidade fundamental para a sua vida.

Podem ser ferramentas instrucionais eficientes, pois eles divertem enquanto motivam, facilitam o aprendizado e aumentam capacidade de detenção do que foi ensinado, exercitando as funções mentais e intelectuais da criança na educação infantil.

Os jogos educativos digitais possibilitam ao aluno uma aprendizagem de forma mais atraente do que as práticas pedagógicas tradicionais, uma vez que acontece de forma lúdica.

As crianças aprendem a trabalhar em equipe e interagir de maneira mais efetiva. Além disso, devido à constante interação por parte da criança o conhecimento é adquirido de maneira mais autônoma.

 Assim, com o crescimento da informática educativa, os jogos educacionais digitais se configuraram em uma ferramenta complementar a construção e fixação de conceitos desenvolvidos em sala de aula, bem como um recurso motivador tanto para o professor  como para o aluno.

Pensando nessa realidade que esta dos recursos tecnológicos atuais, a equipe de orientadores de informática do município de MOGI DAS CRUZES, SP  desenvolveram um software educação infantil,  a ideia é associar o brincar os jogos educativos com os recursos tecnológicos de maneira que as crianças vivem atualmente no mundo de tecnologias e de forma segura e dando o acesso ao  novo e ao lúdico aprendendo em seu espaço, a proposta é brincar com a tela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (91.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com