TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Estágio Curricular obrigatório I SOCIOLOGIA

Por:   •  16/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.797 Palavras (8 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 8

1. Título do Projeto:

Desvendando a realidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel.

2. Instituição da Prática de Estágio:

Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel CNPJ nº.

3. Município/Estado:

Estância Velha – Rio Grande do Sul

4. Público-alvo:

Comunidade Escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel – Turmas – 2º Ano do Ensino Médio

5. Período de Prática:

De 26 agosto a 01 dezembro de 2015

6. Responsável Legal pela Instituição:

Professora .......................... – Diretora

7. Caracterização da Realidade Escolar:

A Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel atende basicamente alunos egressos das três escolas municipais de ensino fundamental e de duas pré-escolas situadas nos bairro Rincão dos Ilhéus e Sol Nascente, em Estância Velha, conta com 21 turmas entre ensino médio e fundamental, sendo que no fundamental são 268 alunos e no médio são 374 alunos, divididos em 13 turmas, dessas, quatro de 1º ano, cinco de 2º ano e quatro de 3º ano.

Integram o seu quadro docente trinta e sete professores, sendo dois, responsáveis pela disciplina de Sociologia, Prof. MV e Prof. RCN. A Diretora da Escola é a pela Prof.ª JBB, tendo três Vices Diretores: Prof.ª JTD no turno matutino, Prof.ª ATB no turno vespertino e o Prof. NAM no noturno, a Prof.ª JTD e a Prof.ª CR atuam na Orientação Pedagógica, as Prof.ª SMS e KCPC são as encarregadas da Biblioteca.

A Escola tem por filosofia empenhar todos os esforços na Educação Básica do educando, com o desenvolvimento de hábitos, atitudes, habilidades e competências, respeito aos semelhantes, responsabilidade, criticidade, criatividade, sensibilidade, autoestima, autonomia, valores morais e civismo, possibilitando o prosseguimento dos estudos, a preparação para o trabalho e a cidadania, flexibilidade para adaptação permanente, compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos na teoria e na prática.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é o documento elaborado sob a coordenação da Equipe Diretiva, com a comunidade escolar, professores e alunos, onde se firmam os compromissos da escola, nas áreas administrativa, financeira e pedagógica a fim de garantir um ensino de qualidade. Além desse aspecto formal, o PPP é o instrumento norteador das práticas educativas desenvolvidas na escola, pois, expressa seus valores e crenças em termos de educação, conhecimento e avaliação.

No Ensino Médio a ação pedagógica pressupõe a integração das disciplinas num mesmo esforço, através do exercício coerente e responsável dos princípios da entidade: autonomia, interdisciplinaridade e contextualizações adotadas como estruturadoras dos currículos desse nível de ensino.

Os Planos de Estudos são elaborados pelos professores, em consonância com a Comunidade Escolar, contendo os conteúdos e objetivos a serem desenvolvidos no decorrer do Ano Letivo, são eles as organizações formais do currículo, conforme definido pela escola, que relaciona as disciplinas ou projetos e atividades, atribuindo-lhe tempo, abrangência e intensidade. Passam a ser uma pauta de trabalho em torno da qual, professores e alunos, se reúnem para construir ao longo do tempo e de forma planejada, a educação. Trimestralmente são elaborados os Planos de Aula Trimestrais com base no Plano de Estudo Anual. Os planos de Estudos, além dos aspectos de distribuição do tempo, levam em conta os conteúdos programáticos de cada componente curricular. Os Planos de Estudos são encaminhados para a 2ª CRE para a sua homologação. Já o plano de trabalho docente (Plano de Aula) constitui a base para a elaboração do trabalho de cada professor, de modo que seja preservada a integridade e a coerência do Projeto Pedagógico da Escola e dos Planos de Estudos, cabendo ao professor adequar seu planejamento com objetivos e metodologia de acordo com as necessidades e habilidades de seus educandos.

O entorno da escola é bastante movimentado, devidamente servido por transporte público urbano, existe um ponto de táxi e uma Unidade Básica de Saúde em frente à escola, assim como três mercados, livraria, restaurantes, escritórios de advocacia e contabilidade, oficinas mecânicas e comércio de vestuário, além de lojas de informática e farmácias, entre outros estabelecimentos. São desenvolvidos vários projetos onde há o entrosamento da comunidade, com a participação de pais e alunos.

A supervisão desse projeto está a cargo das Professoras JTD, CR e do Professor de Sociologia RCN.

8. Justificativa:

A importância do conhecimento da realidade da escola, dos alunos e da comunidade, é desenvolver a compreensão das teorias estudadas durante a graduação, sua aplicabilidade e a reflexão sobre a prática que se inicia neste momento, instrumentalizando o professor em formação para a transformação da sociedade e a contribuição para a construção da cidadania pelos seus estudantes, além de ser de grande importância para no próximo estágio desenvolver os planos de aulas;

Durante o estágio haverá a busca em acostumar-se com as diferenças entre os alunos e seus contextos, a compreensão de que a sala de aula não pode ser espaço de estresse, que é necessário ter tranquilidade no trato com os alunos e que por meio de um processo interativo, professor e aluno necessitam transformar a sala de aula em um ambiente de prazer, de crescimento de ambas as partes e de realizações.

Em síntese, o estágio dará a noção do que esse futuro professor irá encarar no seu cotidiano, aprendendo a lidar com as contingências diárias e conseguindo atingir seu objetivo maior, que é o da promoção da aprendizagem. Esta prática ampliará, ainda, o entendimento sobre o meio em que está inserido, além de ir se deparando com as responsabilidades do seu trabalho.

O conhecimento do perfil do aluno, a articulação deste, dentro do contexto com as aulas de Sociologia, irá nos apontar por que essas aulas farão a diferenças nos conhecimentos dos alunos.

9. Objetivo Geral:

Desvendar a realidade escolar da Escola Estadual de Ensino Médio Princesa Isabel; observando os procedimentos e práticas em sala de aula, estimulando o exercício reflexivo dessas práticas com base em teorias e fazeres pedagógicos no campo das Ciências Sociais, através da observação sistemática, e da análise dos dilemas e desafios referentes à construção de saberes e poderes no espaço escolar, vivenciando experiências que contribuam para possibilitar a aplicação de conhecimentos, e o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática educativa e profissional e a formação da ética profissional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com