TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio educaçao fundamental

Por:   •  31/5/2016  •  Tese  •  2.638 Palavras (11 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Estagio obrigatório supervisionado no ensino fundamental 1º e 2º ano.

Luciana Gomes Feliciano da silva

RA 9904005646

Tutor: Ivair Rodrigues

Polo Campo Limpo

Mogi das Cruzes,02 de junho de 2016.

1-Resumo

           O presente Relatório de Estágio do Ensino Fundamental tem como objetivo principal discutir a relação entre os saberes da formação docente entre professores e alunos.

           O Estágio proporcionou uma melhor visão do ambiente escolar e das práticas pedagógicas na qual a escola está inserida, com o intuito de buscar conhecer os saberes necessários para a atuação dos professores na Educação. Sabe-se que o trabalho pedagógico nessa fase requer o desenvolvimento de atividades que englobem o educar e o cuidar, ou seja, as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula.

          Nesse sentido, há uma variedade de saberes que os professores necessitam articular em suas práticas relacionando-as com as teorias, que podem ser expressa no desenvolvimento da criança como livre-expressão, o sorrir, o cantar e até mesmo a valorização de suas diversas habilidades.

2-Introduçao

           Este trabalho tem o objetivo de apresentar o relatório da regência de Alfabetização, realizado na Escola Municipal Antonio Marques Figueira , situada na Rua Sara Cooper, 27  no Município da cidade de Suzano - SP.

          Esta instituição pertence à rede Pública Municipal de Ensino. Com carga horária de 100 horas, realizou-se através de planejamentos, supervisionado pelos professores e a prática dos mesmos em sala de aula. No período vespertino, compreendido entre o dia 02de abril a 16 de abril de 2016.

          Sou aluna do Curso de Pedagogia –Universidade Anhanguera – polo Campo Limpo. Apresentarei  algumas descrições das situações e fatos ocorridos, durante a prática das aulas planejadas.

          A proposta foi realizada em uma sala do1º e do  2º ano do Ensino Fundamental, com crianças de 06 a 09 anos de idade. As escolas de Ensino Fundamental recebem estas crianças, em sua maioria vinda da Educação Infantil, são poucas que não passaram pelas creches. Sendo assim, tendo o objetivo de explorar o que já foi aprendido e acrescentando gradativamente novas descobertas.

         As instituições de educação infantil deveriam ser o espaço inicial e deflagrador para o desenvolvimento das diferentes linguagens expressivas, tendo em vista que as crianças pequenas iniciam o conhecimento sobre o mundo através dos cinco sentidos (visão, tato, olfato, audição. gustação), do movimento, da curiosidade em relação ao que está a sua volta. Explorar o que já foi ensinado na creche e na Educação Infantil, sempre valorizando conhecimentos de outros ambientes que possam contribuir para despertá-lo para aprendizagens relacionadas à iniciação da alfabetização. Sabendo agrupar as letras formando sílabas e descobrindo palavras.

         A criança precisa ser estimulada a aprender, quando ela é acompanhada por pessoas que estão dispostas a estimularem seus sentidos, aguçando sua curiosidade, descobrindo e despertando seu aprendizado para novos conhecimentos que estão a sua volta. Este texto está organizado por partes, mostrando primeiramente ás perspectivas das práticas pedagógicas, depois a caracterização da escola da educação infantil, em seguida a docência, a reflexão avaliativa e as considerações finais.

3- Dados da Escola

          A Escola Municipal Antonio Marques figueira, oferece do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental atendendo crianças moradoras da zona urbana e  diversos bairros da cidade de Suzano,como também oferece Educaçao aos jovens e adultos (EJA). Pertencentes a classe social baixa e media. Foi criada no dia 04 Abril de 1997, atualmente conta com 84 funcionários sendo eles desde a equipe técnica, apoio e os professores e direção. Atende aproximadamente 1200 alunos, que vão do 1º ano ao 6º ano (antiga 5ª série), contém uma biblioteca, um laboratório de Informática e uma sala de recurso para atendimento educacional especializado. Funciona no período matutino e vespertino,além do EJA no período noturno.

         As salas de aula funcionam no térreo da escola, todas possuem janelas grandes e ventiladores nas paredes, mas mesmo assim o calor é intenso, principalmente no período vespertino, as paredes são decoradas com materiais pedagógicos de acordo com o ano que estão cursando.

           O laboratório é todo equipado com vários computadores e uma professora especializada para essas aulas. A sala da coordenação pedagógica fica no final do corredor, a secretaria, a sala de recurso e a biblioteca ficam no primeiro pavilhão na entrada do prédio.

4- Professoras e Alunos

          A professora da sala em que estava fazendo minha regência,Renata, sempre esteve presente na sala.

           Ausentou-se poucas vezes, mas por poucos minutos. Orientou-me quanto eventuais situações que poderiam surgir, juntamente com dicas sobre as atividades aplicadas.

           Sempre que surgia algum problema relacionado ao comportamento dos alunos, ela interferia com auxílio.

           A professora é formada em Licenciatura Plena em Pedagogia e trabalha com Alfabetização além de dar aulas de pedagogia na Unisuz,Universidade da cidade de Suzano, e diz gostar muito do que faz.

           Fiquei na sala na sala do 2º ano, que atende 30 crianças matriculadas entre 07 a 09 anos de idade. São crianças agitadas e a maioria apresenta grandes dificuldades de aprendizagens. Alguns alunos são reprovados e esses são os que mais apresentam dificuldades.

          E cada um vem com uma história diferente, justificando seus avanços para os anos escolares seguintes.

           Por já estarem na 2º ano, esperava que tivessem poucas dificuldades como: identificar as consoantes e as vogais separadamente, saber juntar as letras formando as sílabas, mas poucos conseguem fazer.

          São crianças como todas as outras, com exceção das dificuldades. Conversas paralelas, que acabam deixando as atividades por fazerem. Com isso requer mais atenção da professora, para que todas possam executá-las de acordo com suas capacidades.Algumas crianças são bem carinhosas principalmente as meninas que recebem as estagiarias com graça e sutileza.

5-Planejamento

          Conforme as observações, orientações e dicas da professora da sala sobre as atividades a serem preparadas.

          O planejamento foi realizado de acordo com o que já estava sendo proposto e estudado no intuito de propiciar aos alunos, interação entre elas estimulando seu desenvolvimento cognitivo, físico e social. Para aplicar alguma atividade dentro ou fora da sala de aula relacionados às crianças ou outros participantes, é preciso elaborar bem o planejamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com