TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio em Educação Infaltil

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.150 Palavras (9 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        6

3    DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES.............................................................................9

4   PLANOS DE AULA...............................................................................................12

5  DIARIO DAS REGENCIAS...........................................................................13

CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................14

REFERÊNCIAS..............................................................................................15


INTRODUÇÃO

Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, Adriana Cardoso Brito Neris  do  período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado na Associação Nazarena Assistencial-Ana- CEI Bem Querer Senador João Medeiros De Calmon no período de 14/08/2017 á 26/09/2017.

  O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos.

 Neste contexto podemos ampliar nosso conhecimento e vivenciar o dia a dia dos alunos assimilando o que foi ensinado em sala de aula.

 Podemos aprender também em cada atividade realizada pela professora no cotidiano e desenvolver experiências com vista na complementação do aprendizado e crescimento profissional e humano.

Além de termos a oportunidade de observar a pratica docente e inteiramo-nos da forma como ocorre a entrada, saída de alunos, a forma em que estão organizados em sala, como acontece a rotina diária e em que clima ocorre à relação entre professor-aluno.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O relatório foi desenvolvido pela estagiária Adriana Cardoso Brito Neris, na Associação Nazarena Assistencial-Ana- CEI Bem Querer Senador João Medeiros de Calmon, no período da manhã de Segunda à Sexta-feira.

O estágio foi realizado com crianças do Agrupamento I.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O nome da instituição de ensino é Associação Nazarena Assistencial-Ana- CEI Bem Querer Senador João Medeiros De Calmon inaugurado em 27/07/2009, onde homenageia a ilustre figura do senador João Calmon que representa um marco na história parlamentar e educacional no brasil.

 O senador João Calmon foi relator da educação no orçamento geral da união em diversas ocasiões e o atuou de forma corajosa na luta pela preservação dos recursos de financiamento da educação, contra as sucessivas políticas de contenção orçamentária adotada pelo governo federal.

A Associação Nazarena Assistencial-Ana- CEI Bem Querer Senador João Medeiros De Calmon, com proposta de atendimento inicial para o ano de 2015 de 504 crianças está situada na Rua: Antônia Avelar Ridalgo, Parque vista alegre. Campinas, SP.  CEP: 13054-363.

Este bairro está situado na região sudeste de campinas, região de periferia com a maior concentração populacional da cidade, sobretudo por famílias imigrantes em maioria vindas do nordeste do país.

O Projeto da Nave - mãe foi idealizada pelo prefeito Hélio de Oliveira Santos do partido PDT. Este projeto prevê a participação do setor privado como gestor de equipamentos escolares construídos pelo poder público.

Os níveis de ensino que ela atende são:

Faixa etária

Modalidade de atendimento

Agrupamento I – 4 meses a 1 ano e 8 meses

Integral

Agrupamento I/II e II – 1 ano e 9 meses a 2 anos e 5 meses

Integral

Agrupamento III – 2 anos e 6 meses a 5 anos e 11 meses

Parcial de 5 horas

     A instituição de ensino CEI- Nave mãe senador João Calmon atende 530 alunos e é composta por 14 Professores, 39 Monitores, 5 Funcionárias da limpeza, 2 Cozinheiras e 2 Auxiliares, 1 Diretora e 1 Vice, 1 Coordenadora pedagógica e 1 Auxiliar Administrativo.

Sua infraestrutura é: Secretaria, Sala Coordenação, Sala Direção, Almoxarifado, 2 Banheiros.

Seu espaço interno comum: Sala Multiuso onde as crianças têm a oportunidade de assistir TV e brincar, Casa de Boneca, Pátio onde são realizadas peças Teatrais e musicais, brinquedos pensando nos dias chuvosos, cozinha equipada e depósito. Refeitório infantil, Refeitório funcionário, 3 parques externos, 1 quiosque, 10 salas sendo 2 adaptadas para bebês, 2 banheiros adaptados para portadores de necessidades e área externa com gramado.

Ela utiliza como recursos didáticos suas salas de matemática, raciocínio logico e sala multiuso.

Os profissionais que atuam na unidade são todos selecionados de acordo com as normas e diretrizes indicadas no EDITAL SME N°14/2014, publicadas no diário oficial do dia 10/12/2014.

 Suas qualificações são:

-Diretor educacional: Licenciatura plena em pedagogia ou mestrado ou doutorado na área de educação.

-Vice-Diretor educacional: Licenciatura plena em pedagogia ou mestrado ou doutorado na área de educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (210.7 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com