TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio pedagogia

Por:   •  16/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.462 Palavras (6 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 6

RELATÓRIO

O estágio está sendo feito na Escola CEMEI “Irmã Flávia” que tem sede no município de Sete Lagoas à Rua das Dálias, 638, Canadá. Sua entidade mantenedora é prefeitura Municipal de Sete Lagoas. O seu ensino ministrado é a educação infantil, creche e pré-escolar. O CEMEI “Irmã Flávia” está inserido na comunidade do bairro Canadá, Montreal e bairros adjacentes. Assim apresenta um questionário sócio-econômico realizado com os pais, que representam uma amostra quantitativa de 76,25% de sua clientela. A idade média dos pais é 40,5 anos e a das mães é de 37 anos. A maioria dos pais possuem escolaridade máxima do ensino fundamental incompleto.

O gripo familiar é composto em média por 6 pessoas. Os alunos dessa escola a maioria mora com os pais, 6% moram somente com o pai e 12,3% moram somente com a mãe. Apenas 0,4 moram com outras pessoas. Seus alunos moram a maioria em casa própria. Identificou-se que a renda mensal de seus alunos é de 1 a 2 salários mínimos mensais, alguns de 3 a 4 salários mínimos e uma minoria de 5 ou mais salários mínimos. Esses valores mostram que a clientela atendida por essa instituição é bastante carente.

O CEMEI “Irmã Flávia”tem como parte física uma portaria com porteiro, um parquinho, uma horta, uma secretaria, uma cantina, um berçário, uma sala de maternal, uma sala de primeiro período, três salas de segundo período, duas piscinas, um pátio grande coberto, um lactário, uma lavanderia, nove banheiros, um bebedouro grande elétrico com quatro torneiras, uma rouparia, uma sala de pedagoga, um vestiário. O berçário e o maternal um, contém números de berços suficientes para os alunos. As duas salas tem tanques grandes, com chuveiros bons para dar banho nas crianças. Contém armários grandes para colocar os pertences dos alunos. As salas do maternal dois e três, primeiro e segundo período contém carteiras suficientes e adequadas para o tanto de alunos; dois armários grandes em cada sal, contém dois quadros na parede, em ótima conservação.

A rotina das salas: o professor em seu plano de aula, que ele sempre varia. Os alunos saem da sala para conhecerem o espaço da escola e para brincar no pátio. Todos os alunos se relacionam muito bem uns com os outros, principalmente com outros alunos de outras salas, estão sempre se relacionando . Os professores aproveitam bem o tempo deles com os alunos levando eles para brincarem no parquinho, no pátio, fazem teatro e etc. A escola é administrada por direção e colegiado. A direção é constituída pela diretora Adriana Regina Gonçalves dos Reis Braga e vice-diretora Cristiane Mara de Souza. Pedagogas: turno matutino Iris Lúcia da Silva Antunes e turno vespertino Eluce Marta Cenira de Deus. A ações pedagógicas são realizadas através de reuniões, módulos, capacitações, conselhos, atendendo as necessidades da escola. O corpo docente da escola é constituído por professores admitidos pela Secretaria Municipal de Educação na forma da legislação vigente. Eles participam da elaboração, desenvolvimento e avaliação da proposta político pedagógica da escola. A escola tem assistente do professor que é constituído por funcionários admitidos pela Secretaria Municipal de Educação na forma da legislação vigente. Ele deve exercer atribuições previstas no regimento escolar e no projeto político pedagógico da escola.

A escola tem o conselho de classe que reúne para um momento de reflexão e análise prática pedagógica, levantando propostas e ações o sentido de replanejar, tendo em vista as dificuldades e diversidades do aluno, onde ele é peça fundamental no processo ensino aprendizagem. O conselho de classe é constituído pela diretora, pedagoga e professores, que realizam reuniões mensais, em horários extra-turno, ou individualmente quando se faz necessário , tendo como referência a ficha de desenvolvimento individual do aluno.

A escola tem o colegiado que é um órgão representativo da comunidade escolar com função deliberativa e consultiva nos assuntos referentes à gestão pedagógica, administrativa e financeira, respeitando as normas legais pertinentes. Tudo o que acontece na escola é passado para o colegiado decidir com todos os membros ali presentes a melhor solução. Todas as decisões são passadas em ata e assinada por todos os membros.

A secretaria da escola tem por finalidade a escrituração e arquivos dos dados referentes a vida escolar dos alunos, bem como a organização e atualização dos registros relacionados a vida funcional dos servidores da unidade escolar. É uma secretaria bem organizada. A escola tem a sua autonomia. Está sempre fazendo bilhetes para convocar os pais para reunião e eventos que temos na escola e muitos pais sempre estão presentes nas reuniões e nos eventos da escola. A escola trabalha com sua capacidade total de alunos. Os profissionais estão preparados para mexer com esses alunos profissionalmente. Os dois turnos funcionam com a sua capacidade total de alunos.

No CMEI “Irmã Flávia” tem horários estipulados pro recreio, a pedagoga está sempre presente na cantina observando os horários. Tanto que quando um professor ultrapassa o seu horário, ela chama a atenção. Tem o dia da piscina pra cada sala, o dia do parquinho, de quantas horas pode ficar, ou seja, tem o cronograma certo para essas rotinas. Em relação a matrícula da escola, os alunos matriculados continuam com suas vagas, a lista de alunos que a secretaria de educação manda são matriculados e a secretaria da escola costuma anotar nome de alunos com telefone e data de nascimento, porque quando tem desistência ou sai um aluno da escola durante o ano, porque mudou de endereço ou outro motivo a secretaria costuma chamar essa crianças por data de nascimento. A escola tem tudo organizado. Os alunos tem carteirinhas para apresentarem na portaria, tem a agenda escolar, para a escola estar sempre se comunicando com os pais e os pais se comunicarem com a escola através dela. Quando os pais não podem buscar os filhos a professora só entrega a criança ao adulto que estiver portando a carteirinha.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com