TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio supervisionado ensino fundamental I

Por:   •  21/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.425 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

Serviço de conexão rápida chegará em 19 mil novos laboratórios de informática

02/12/2008

 [pic 1]

O Ministério da Educação fechou a compra de mais 19 mil laboratórios de informática, cada um com conexão rápida à internet. A ação faz parte do programa Banda Larga nas Escolas, que permitirá a instalação do sistema em 56.685 mil escolas públicas do país até 2010. O serviço atenderá a 37,1 milhões de estudantes da educação básica (86% do total) ao longo de três anos.

Os 19 mil laboratórios se somam aos 16 mil adquiridos no ano passado. Hoje, 9.698 escolas públicas do país têm acesso rápido à internet. Em todo o Brasil, 7,6 milhões de alunos são atendidos pelo programa, resultado de parceria entre os ministérios da Educação, das Comunicações e do Planejamento, Orçamento e Gestão, da Casa Civil da Presidência da República e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

“Teremos, ainda, nossa TV por IP (na internet), que entra no ar em 2009. O laboratório de informática, que já vai ter a banda larga, vai contar com a programação da TV Escola online, em tempo real”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, sexta-feira, 28 de novembro, durante a cerimônia de assinatura de acordo sobre a transmissão de sinal da TV digital, no Palácio do Planalto.

Na visão do ministro, a utilização da educação a distância, por meio das atuais tecnologias da informação, aumenta as possibilidades do MEC de levar conteúdo educativo a todos. “Pretendemos alcançar uma parcela significativa da população, seja pela banda larga, seja pelas oportunidades abertas pela assinatura do protocolo da TV digital”, afirmou.

O programa Banda Larga nas Escolas faz parte da política de informatização das instituições de ensino, a qual prevê a instalação de computadores nas escolas, a capacitação de professores e a oferta de conteúdos educacionais. Entre as iniciativas estão o Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Educacionais, destinados a auxiliar os professores na oferta de conteúdos curriculares com recursos de multimídia.

 

[pic 2]

Introdução

Os conteúdos de circuitos elétricos de corrente contínua são tratados pelos autores dos livros didáticos e pelos professores da maioria das escolas de ensino médio, no terceiro ano, de um modo que não condiz com a sua importância dentro da estrutura conceitual da Física atual. Além disso, as disciplinas do currículo do Curso de Física Licenciatura oferecem aos acadêmicos raras oportunidades de elaboração de textos didáticos e atividades de planejamento de aulas baseadas na integração teoria-experimento.

Por isso, no ano de 2005, foi desenvolvido pela primeira vez, o projeto Os Princípios de Conservação da Carga Elétrica e da Energia Aplicados Circuitos Elétricos de Corrente Contínua. Ao longo daquele ano foi elaborado um módulo didático que foi aplicado a três turmas do ensino médio do Colégio Estadual Coronel Pilar, de Santa Maria. As aulas correspondentes a esse módulo foram estruturadas de modo a integrar experimento ao ensino teórico e foram muito bem recebidas pelos alunos do ensino médio.

No ano de 2006, esse trabalho foi reelaborado, visando proporcionar a um acadêmico bolsista a oportunidade de corrigir eventuais equívocos na elaboração do módulo didático , na estruturação das aulas de integração teoria-experimento e, também, nas metodologias usadas frente aos alunos do ensino médio.

Metodologia e Desenvolvimento

Inicialmente, foram feitas leituras e discussões sobre  o processo de ensino aprendizagem. Temas como a inserção das atividades experimentais nas aulas de Física e o processo de ensino aprendizagem em ciências foram objeto de leitura e discussão em todas as etapas do projeto.

A base do trabalho foi o módulo didático produzido em 2005, e foi a partir dele que se iniciaram as discussões sobre os conteúdos de circuitos elétricos de corrente contínua, e sobre a forma como poderiam ser trabalhados em sala de aula.

As conclusões e experiências obtidas no trabalho do ano de 2005 foram fundamentais para nortear a tarefa de reelaboração e aplicação do novo módulo didático.

Com consultas a diversos textos de Física utilizados nas escolas de ensino médio da região foi feito um levantamento do modo como os livros tratam os conteúdos de Circuitos Elétricos de Corrente Contínua. Esses textos foram, também, comparados com o texto de  Halliday e Resnick, para detectar eventuais lacunas e erros conceituais. As lacunas e erros conceituais detectados foram discutidos e corrigidos de modo que fosse possível trabalhar com os alunos um conteúdo coerente com a estrutura  conceitual da Física atual.

A partir das discussões realizadas foram selecionadas algumas atividades experimentais para serem trabalhadas nas aulas. Essas aulas foram planejadas exigindo a participação efetiva dos alunos nas atividades para que se pudesse dar a construção do conhecimento.

Depois da elaboração e estruturação das aulas, o acadêmico passou a assistir as aulas de Física ministradas pelo professor titular das duas turmas do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Coronel Pilar. Essas observações tinham como objetivo conhecer as metodologias desenvolvidas pelo professor titular da turma, e familiarizar o acadêmico com os seus alunos.

Após quatro semanas de observação, o acadêmico assumiu as turmas passando a ministrar as aulas preparadas nas etapas anteriores do projeto.

Num total de doze aulas ministradas, foram realizadas cinco atividades experimentais, que serviam de base para a discussão dos conteúdos, além de manter os alunos atentos e participativos nas aulas.  

Com o término das aulas, foi realizada uma avaliação na forma de uma prova com os alunos sobre os conteúdos abordados durante o projeto. A prova envolvia questões discursivas e questões que exigiam trabalho matemático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (445.4 Kb)   docx (829.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com