TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio unopar educação infantil

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.751 Palavras (24 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 24

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ............................................................................................. 3

2. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO . …………................. 6

3. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DECAMPO................................................... 8

4. PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA.............................................……...16

5. DIÁRIOS DA REGÊNCIAS ..............…………………………………….........23

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................……..28

7. REFERÊNCIAS...........................................................................................31

INTRODUÇÃO

Neste relatório possui informações referentes ao Estágio Curricular Obrigatório na Educação Infantil, realizada durante o curso de licenciatura plena em pedagogia no polo de Avaré.

O estágio será realizado na Educação Infantil com a carga horária de 100 horas (cem horas) distribuídas da seguinte forma:

•  52 horas totais em atividades realizadas na Instituição de Educação Infantil;

•  48 horas totais dedicadas ao estudo teórico e ao planejamento educativo de intervenção.

1.2 identificação do campo de estágio:

O presente estágio foi realizado no Centro Educacional Infantil Professora Jandira Pereira em Avaré sp no período de 27 de agosto a 13 de setembro de 2018, nas salas de Educação Infantil (berçário a Etapa II )

O estagio curricular tem como finalidade de observar e pesquisar o desenvolvimento e o exercício da profissional que atua em sala da educação infantil, como objetivo em aperfeiçoar a prática da sala de aula, propiciar a aproximação da realidade profissional por meio da participação real no trabalho pedagógico..

As observações e experiências vivenciadas no período de observação foi participativa, pois é impossível não estar junto à s crianças e não participar, e pela forma dinâmica que é o educar e o cuidar da Educação Infantil, sendo também fundamental.

Para uma formação ser qualificada, o profissional deve desenvolver seu trabalho no estágio supervisionado com clareza, eficiência e responsabilidade, buscando sempre verificar o verdadeiro contexto da educação infantil, observando a forma como os educandos se relacionam ente si e o meio em que é inserido

O centro educacional observado tem como objetivo e finalidades buscar o desenvolvimento e ampliação das potencialidades físicas, cognitivas e afetuosas dos seus estudantes por meio de aprendizagem e dos conteúdos com a intenção de cultivar cidadãos participativos distinguindo seu desempenho dentro de uma sociedade em constantes modificações

A importância desse estágio na formação do professor contribuiu para uma prática com mais conhecimentos diante de uma realidade. É fundamental sabermos como as crianças se desenvolvem, mas também é importante que estejamos capacitados

Sendo assim uma ótima oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, sobre pensar em quais praticas e formas de agir dentro de sala de aula com os alunos, é o momento de conhecer e avaliar e experimentar as praticas tão sonhadas teoricamente.

Encontram-se descrito neste trabalho as observações não só do

processo em sala de aula, teoria e prática pedagógica, mas também os aspectos da administração escolar, planejamento e execução do trabalho realizado pelo professor e gestor, junto com a comunidade e o Projeto Politico pedagógico (PPP)

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO:

Através do PPP(2015-2019) será feita a caracterização do CEI Prof. Jandira Pereira, que situa-se na Zona Urbana do Município de Avaré, Estado de São Paulo, dirigida pela Gestora Maria Aparecida Gomes de Proença há 10 anos.

O acesso ao Imóvel se dá pela via Urbana, principais ruas são pavimentadas, conta com serviços de energia elétrica, rede de esgoto, abastecimento d´água, rede telefônica e internet, coleta de lixo e transporte coletivo de linha.

A Unidade possui capacidade para atender 300 educandos, mas atualmente atende 270, diversificadas desde berçário a Etapas II, 0 a 6 anos, no período integral que possui creche escola (6:30 – 17:00) e Vespertino(meio período 12:30 – 17:00) horário somente para alunos das Etapas I e II.

A sua equipe escolar possui 32 funcionários divididos entre gestor, cozinheiros, inspetor de alunos, auxiliares de desenvolvimentos infantil, Professores educação básica I (PEB I).

Os seus recursos financeiros são recebidos pelo PDDE (Programa Dinheiro direto na escola) que possui um grupo de APM ( associação de pais e mestres).

Em 2017 o CEI recebeu o auxílio PDDE – Estrutura dinheiro destinado a trazer acessibilidade as unidades escolares, para atender alunos portadores de deficiência, onde o dinheiro foi destinado a comprar materiais pedagógicos para uma sala de recurso para crianças da Educação Infantil.

O Prédio escolar possui:

• 01 cozinha,

• 01 refeitório,

• 01 Pátio com banheiro,

• 02 banheiros infantis masculino e feminino,

• 02 banheiros de funcionários,

• 01 almoxarifado,

• 01 sala para os professores.

• Secretaria e Sala da direção

• 02 banheiros com acessibilidade

• 13 salas de aula para creche

• 4 salas no prédio escolar

• 01 biblioteca

O trabalho Pedagógico é desenvolvido através de projetos interdisciplinar anual enviado pela Secretaria Municipal da Educação, com atividades diversificadas e significantes para o aluno, respeitando a individualidade, garantindo a qualidade e continuidade do processo de Ensino-Aprendizagem.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (116.1 Kb)   docx (33.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com