TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estimulo e resposta

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

O estimulo tem como resultado uma resposta. O Behaviorismo estuda esta relação e definiu estimulo e resposta como um ponto de partida para que fosse possível realizar uma ciência do comportamento.                               Os estímulos são uma representação de parte especifica do meio, mas também podem ser externos vindos de órgãos ou de movimentos musculares.

Estimulo é toda modificação do ambiente que pode ser captada pelo organismo através dos sentidos.

A relação entre estimulo e resposta foi sugerida por Watson, todos os estudos feitos, tanto com seres humanos e animais comprovaram que mesmo sem estar atentos a as atividades fisiológicas implicadas , estimulo e resposta estavam frequentemente associados numa relação elevadamente  observável.

A estimulação é essencial para a maturação e desenvolvimento psicológicos de uma criança, e as que convivem com pessoas de classes sociais mais baixas com repertorio comportamental mais limitado não tem menos capacidade de aprender e se desenvolver do que as que possuem condições sociais melhores, elas apenas são menos estimuladas pelos pais ou escolas e creches que a estimulam de forma precária.

Após o estimulo vindo do meio reagimos a uma resposta, que é a ação realizada pelo organismo.

O condicionamento é um processo de aprendizagem através de estimulo e resposta.

O primeiro tipo de condicionamento foi denominado clássico, desenvolvido por Pavlov. Sua experiência envolveu um cão uma campainha e um pedaço de carne. Pavlov percebeu que toda vez que o cão via a carne ele salivava que foi chamado de reflexo não condicionado. Pavlov começou a tocar a campainha toda vez que mostrava a carne e assim o cão começou a assimilar a carne com a campainha, salivando toda vez que ela era tocada. O condicionamento clássico foi importante afim de explicar a associação de um estimulo a outro, seja ele negativo ou positivo.

O condicionamento clássico esta presente em nosso cotidiano em fatos comuns como o toque do despertador, que ao ouvirmos aquele som associamos ao momento de acordar.

O conceito de condicionamento operante foi criado por Skinner, que começou trabalhando com animais em laboratório, em uma caixa um animal privado de comida e agua teve acesso aos mesmos toda vez que exibia um certo comportamento. Antes do experimento esse comportamento não existia, pois foi moldado.

É chamado de comportamento operante o processo ao qual certa classe de comportamento fica sob o controle de suas consequências.

O condicionamento operante não é causado por um estimulo, ele é causado pelas consequências que produz. Demonstra que nem todo comportamento é provocado por estímulos que antecedem sua ocorrência.

Seja animal ou humano no condicionamento operante os conceitos estão ligados a fisiologia humana, é como se premiasse uma determinada resposta de um individuo até ele ficar condicionado a associas a necessidade a ação. Exemplificando se um aluno se dedica a seus trabalhos escolares ele recebera boas notas não precisando ficar de recuperação.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (205 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com