TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estresse no trabalho

Por:   •  10/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

PISICOLOGIA DO TRABALHO

 Psicologia Aplicada

Existem vários fatores que contribuem para que as pessoas fiquem estressadas. A constante sensação de instabilidade no emprego, a insuficiência profissional, insatisfação com as tarefas executadas, salários baixos, as cobranças e pressões diárias, o medo de cometer erros e ser insuficiente, a falta de conhecimentos dos novos recursos operacionais e tecnológicos, frustrações, desavenças conjugais, preocupações orçamentárias, problemas com os filhos ou outros membros da família, etc.
São vários os fatores que levam o individuo ao estresse no trabalho e na sua vida pessoal ainda mais hoje em dia onde as pessoas querem “derrubar” umas as outras para obter sucesso na vida, pois ninguém mais esta respeitando ninguém, onde um simples ligar e desligar de um ar condicionado, como foi mostrado no vídeo, pode gerar uma briga e consequentemente um estresse entre funcionários.
Uma situação real e potencial para o desenvolvimento de estresse são as situações que nos deparamos no nosso dia-a-dia, às vezes estamos cheio de coisas para fazer e não encontramos tempo para realizá-las e ficamos estressados e acabamos descontando em outras pessoas que não tinham nada “a ver” com a situação.

O ambiente em que trabalhamos também pode influenciar bastante a nossa vida. Na maioria das vezes a pessoa trabalha muito e ganha pouco, isso também é um fator que gera um grande estresse. A maioria das reclamações que escuto de amigos é sobre isso, ou então sobre o colega de trabalho que quer mostrar serviço puxando o “tapete” de outro companheiro de trabalho, muitas vezes se vangloriando por um serviço realizado pelos dois, e muitas vezes tomando conta, palpitando nas tarefas do colega e deixando a dele de lado.

Um dos principais fatores para se amenizar o estresse no ambiente organizacional seria primeiramente trabalhar a questão de respeito entre os funcionários, pois não é o cargo que define a pessoa e sim a sua personalidade por isso não devemos pisar em quem esta embaixo ao contrario devemos orienta-las e ajuda-las no que for preciso, pois já passamos por aquilo.

As pessoas tem que ser mais unidas deixando as diferenças de lado, muitos trabalhadores ganham um “dinheirinho” não por prazer no que faz, mais sim por necessidade, e para encontrar maneiras de gerenciar o estresse não é preciso fazer grandes mudanças a cada aspecto de sua vida de trabalho ou repensar as ambições de carreira. Em vez disso, gerência de esforço requer foco sobre uma coisa que é sempre dentro de seu controle: você. Cuidar de si mesmo não requer uma revisão de estilo de vida total. Mesmo pequenas coisas podem levantar seu humor, aumentar sua energia e fazer você se sentir como se estivesse no lugar do condutor. Levar as coisas um passo por vez, e como você fazer escolhas de estilo de vida mais positivas, você logo perceberá uma redução nos seus níveis de stress, tanto em casa como no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com