TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dirigido maquinaria escolar

Por:   •  12/1/2016  •  Seminário  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo Dirigido

  1. O termo “maquinaria” é um instrumento ideológico que traça caminhos pensados pelo poder da leite, que ditam as regras na sociedade. Poder que se acentua em todas as classes sociais, engrenando preconceitos e exclusão com os operários. Entendo que a escola, nos moldes que está configurada, constitui – se de peças, como uma engrenagem fabril que produz sujeitos por “encomenda” e aqueles que não se enquadram eram excluídos. Uma estrutura física criada para aprisionar os sujeitos, por um período, a práticas pedagógicas.  
  2. Certamente sim, meninos pobres eram doutrinados pela igreja católica para mais tarde encarregar-se dos cuidados de jovens de classes populares.

“Os filhos dos pobres serão por sua vez objeto de “paternal proteção”, exercida através de instituições caritativas e beneficentes onde serão recolhidos e doutrinados. O Concilio de Trento decreta que deverá existir um cônega em cada igreja catedralicia para instruir o baixo clero e os meninos pobres, e que devem se fundar escolas anexas a tais igrejas destinadas a formar jovens menores de 12 anos. Novas ordens encarregar-se por sua parte do cuidado de jovens das classes populares e de instruir – lós preferentemente na doutrina cristã e nos costumes virtuosos.” ( Varela, Julia. Teoria e Educação, 1992, p 71)

Já os meninos de classes burguesas, eram submetidos a um enclausuramento moral, aprendendo diversos assuntos : governo e administração financeira, criados, familiares, entre outras.

“ A infância “rica” vai certamente governada, mas sua submissão à autoridade pedagógica e aos regulamentos constitui um passo para assumir melhor, mais tarde, funções de governo. A infância pobre, pelo contrário, não receberá tantas atenções, sendo hospitais, os hospícios e outros espaços de correção os primeiros centro-pilotos destinados a modelá-la.” (idem, p. 75)

  1.  A instrução da infância : onde emergirão e se aplicarão práticas concretas que contribuirão para tornar possível uma definição da infância e de onde se extrairão saberes a respeito de como orientá-la e dirigi-la. O enclausuramento foi um método usado para os filhos de burgueses, os colégios tinham fama de internato para ensinar os meninos  adotarem formas dos adultos.
  2. A escola nacional do século XIX era medidas gerais do bom governo, um programa politico destinado a resolver a questão social, da qual a educação ocupa um papel primordial. A escola nacional foi inserida as classes trabalhadoras, os reformadores e educadores se empenham “desinteressadamente” os operários. Medidas destinadas ao controle das classes populares começam a se aplicar, como complemento eficaz de transformação das classes e de suas cotidianas formas de existência que a escola contribui para reforçar. Todas estas medidas tem como objetivo, moralizar, converter, procurar igualmente neutralizar e impedir que a luta social transborde, expondo perigo a estabilidade política.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com