TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo dos gêneros de texto do agrupamento narrativo e linguagem corporal

Trabalho acadêmico: Estudo dos gêneros de texto do agrupamento narrativo e linguagem corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 8

1.1 Introdução................................................................................3

1.2 Desenvolvimento......................................................................5

1.3 Conclusão.................................................................................9

1.4 Referências............................................................................10

INDENTIFICAÇÃO: Escola Rural Municipal Cecília Meireles - Anos Iniciais – 1º ano;

TÍTULO: CONTO CHAPEUZINHO VERMELHO

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentado um estudo de Gêneros Textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal. O agrupamento do Narrar inclui todos os gêneros, orais e escritos, que estão a serviço do imaginário humano e que se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da ficção. É nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradição celta, o conto maravilhoso da tradição oriental, o conto de ensinamento, a fábula, a lenda, o mito, a paródia, os contos de animais e outros. Sabemos que a humanidade não para de evoluir e que com sua evolução, evolui também a linguagem por ela usada, tanto a oral quanto a escrita.

O texto aborda basicamente sobre a representação simbólica da linguagem corporal, onde o movimento do corpo remete a uma condição motriz, como instrumento relacional do indivíduo. Logo a utilização do movimento do corpo no contexto escolar, favorece na construção de conhecimentos dos educando, tornando-os mais interessados nos conteúdos que lhe são apresentados pelos professores.

A linguagem corporal tem o papel essencial no processo ensino-aprendizado porque toda em qualquer instrumento que venha somar com método do ensino docente irão de fato oferecer ótimos resultados futuros na educação em geral, e sem dúvidas também facilitara no mundo do trabalho, com o trabalho profissional responsável por esse trabalho tão importante, não só nas séries iniciais, assim como em geral na vida escolar.

Percebe-se que a dinâmica de sala de aula sofre uma modificação, pois a utilização do lúdico no processo de ensino- aprendizagem favorece na compreensão das atividades, tornado as aulas mais prazerosas.

E nada melhor que as fábulas, histórias tão antigas (mas tão atuais) para nos ajudar nessa missão tão relevante para a formação de nossos pequenos cidadãos. A magia e o encantamento que uma história lida ou contada pode causar em qualquer pessoa quando lê ou ouve é sensacional e de grande relevância, essa prática de leitura cotidiana para desenvolvermos esse mesmo gosto dos tempos em que ouvíamos as histórias, fábulas e os causos contados pelos nossos pais, avós ou professores.

Hoje com tantas tecnologias, com o surgimento de tantos brinquedos eletrônicos, com tantos compromissos e encargos das escolas e também das famílias, vemos que as histórias mágicas vindas da literatura infantil, juvenil e da cultura popular, estão sendo esquecidas pelas famílias.

JUSTIFICATIVA:

O trabalho com os contos clássicos torna as aulas mais atrativas, dinâmicas e mais próximas da realidade dos alunos, valorizando a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, ajudando no desenvolvimento da linguagem, da leitura e escrita.

OBJETIVOS:

- Recuperar as histórias da primeira infância;

- Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita de maneira lúdica e criativa;

- Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professor e alunos, facilitando uma melhor integração no ambiente escolar.

- Explorar a linguagem oral e escrita;

DESENVOLVIMENTO

Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando vários sentidos da narrativa. Inicialmente será realizada conversa a respeito de contos infantis clássicos, buscando identificar quais são os mais populares entre os alunos. Faremos a leitura da história original do chapeuzinho vermelho em seguida passar o filme.

1º etapa: faça uma roda de leitura com objetivo de apresentar diferentes versões da história chapeuzinho vermelho características das histórias e dos personagens, incentivar os alunos fazerem suas colocações aspectos relacionados ao vocabulário, confeccionar um cartaz com a história de chapeuzinho vermelho com as personagens pintados pelos alunos.

2º etapa: desenvolver atividades com as mãos (movimentar pulsos, dedos, segurar partes do corpo, encaixar objetos, cortar com tesoura, andar de frente e de costas, com as mãos na cintura, saltar com os pés juntos, imitar, correr, fazer sons com o próprio corpo, bater palmas atividades para trabalhar a respiração (assoprar balões) essas atividades podem serem feitas ao longo da semana nas aulas de educação física.

3º etapa: fazer dramatização da história;

Assim como destaca Góes, (1990, p. 16) "A leitura para a criança não é, como às vezes se ouve, meio de evasão ou apenas compensação. É um modo de representação do real. Através de um "fingimento", o leitor re-age, re-avalia, experimenta as próprias emoções e reações."

Nesta perspectiva, cotação de histórias é uma forma de recreação muito importante para a criança, principalmente para o seu desenvolvimento intelectual, psicológico afetivo e oral. Esta desempenha papel fundamental na vida da criança, pela riqueza de motivações, sugestões e de recursos que oferece ao seu desenvolvimento. Essa prática auxilia na ampliação do vocabulário, incentiva a imaginação e o poder de criatividade.

De acordo com EICHENBERG:

"O Projeto de Incentivo à Leitura da Literatura desde as séries iniciais vem, assim, qualificar a ação pedagógica e ampliar os horizontes do mundo escolar no que tange ao trabalho emancipa tório com o livro literário, de maneira a formar alunos-leitores e, conseqüentemente, auxiliá-los no desenvolvimento das habilidades de fala e escrita, na formação de opiniões, na formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com