TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os fundamentos e a pratica do projeto politico pedagógico na escola

Por:   •  10/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.182 Palavras (17 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

Este é o relatório do estagio supervisionado, feito através de observações, pesquisa e analise na escola municipal Jules Pauly. Os estudos realizados nas etapas anteriores proporcionam embasamento teórico e consistente sobre o ser humano e suas dimensões, sobre a educação e os espaços formais e não formais.  

O relatório trata-se da educação infantil com a proposta de observar e analisar a escola e sua história, a escola e sua cultura e os fundamentos e a prática do projeto político pedagógico que tem como objetivo proporcionar a oportunidade de vivenciar a realidade de um ambiente organizacional, de tal forma que ele possa concluir o seu curso com a formação mais completa.

2 DESENVOLVIMENTO

A escola e a sua história

A Escola Municipal “Jules Pauly”, nome a qual foi dada em homenagem ao Doutor Jules Pauly que veio da França para a inauguração da Belgo Mineira, situada na cidade de Sabará, ele foi nomeado presidente da Belgo Mineira; anos depois ele faleceu, e seu filho foi nomeado o novo presidente e continua sendo. A secretaria de educação o homenageou por sua vinda a Sabará e por ter sido um grande colaborador para o crescimento da cidade.

A escola foi fundada no dia 17 de março de 2005, sob decreto Lei nº. 1252/2005, construída na administração do Prefeito Wander José Goddad Borges e inaugurada na administração do Prefeito Sérgio Luiz de Freitas.

A escola e seu espaço físico foi elaborada de acordo com as políticas públicas da educação  em sua época, com espaço para atender 550 alunos com idade entre 03 e 08 anos.

A escola localiza-se,  à rua sacramento, 160, no bairro Nossa Senhora de Fátima, município de Sabará, construída em uma área de 870, 52 m2. Geograficamente, está localizada em área urbana, entre os bairros vitória (Belo Horizonte) e nações unidas (Sabará).

A escola foi projetada para atender crianças com deficiência física, com rampa de acesso ao 2º piso do prédio, e banheiro no 1º piso do prédio também elaborado para o deficiente.

A escola é bem arejada, de cores suaves e possui um jardim na entrada da escola com diversas espécies de flores e plantas, o jardim está muito bem cuidado e conservado.

Os níveis de ensino são divididos em 02 modalidades: Educação infantil: 1º período e 2º período – Ensino Fundamental: 1º, 2º e 3º ano, que são atendidos da seguinte forma:

- Educação Infantil

1º período – idade entre 03 e 04 anos

2º período – Idade entre 04 e 05 anos

- Ensino Fundamental – 1º Ciclo da Educação Básica

1º ano do ensino Fundamental, ou 1º fase do ciclo básico – idade entre 05 e 06 anos

2º ano do ensino fundamental, ou 2º fase do ciclo básico – idade entre 06 e 07 anos

3º ano do ensino fundamental, ou 3º fase do ciclo básico – idade entre 07 e 08 anos

A escola possui um quadro de funcionários de 42 profissionais, sendo que:

- 18 são professoras de educação infantil e ensino fundamental, com formações em magistério e algumas com ensino superior em letras, história, psicologia e pedagogia,

- 02 eventuais, no caso da ausência de alguma professora, com formação normal superior;

-01 Diretor, com formação em normal superior;

- 01 Vice-diretor, com formação em  normal superior;

-02 pedagogas, com formação superior em pedagogia;

-01 secretária, com 2º grau completo;

-01 auxiliar de secretaria, com 2º grau completo;

-01 auxiliar de biblioteca, com 2º grau completo;

-04 monitoras de educação inclusiva, 03 com 2º grau completo, 01 com magistério e 01 cursando pedagogia;

-03 cantineiras, ambas com ensino fundamental incompleto;

-07 auxiliares de serviços gerais (serventes), algumas com ensino  fundamental incompleto e 2º grau completo.

-01 zelador, com ensino fundamental incompleto.

O bairro onde a escola está situada é um bairro tranqüilo, arborizado e bem dividido, com população de aproximadamente 20 mil moradores, com transporte que consegue atender a necessidade da população No bairro não há policiamento, antigamente era um bairro violento, hoje em dia não há tanta violência. No bairro tem 01  casa de assistência social , que faz atendimento à comunidade carente, prestando a assistência como atendimento psicológico, conselho tutelar, bolsa família, encaminhamentos para especialistas e outros. 01 posto do Fica Vivo, que tem como finalidade tirar as crianças e adolescentes da rua para a realização de algumas atividades, sendo elas, esportivas, educativas, culturais e lazer. 04 escolas de ensino fundamental (01 incluindo EJA), 01 escola de ensino médio, 03 postos de saúde, sendo 01 do lado da E.M. Jules Pauly, no bairro há mais ou menos 05 supermercados, porém nas proximidades da escola, não há supermercado e não há também nenhum espaço de lazer  a qual á escola faz uso.

Referente à assistência social no bairro, a escola participa somente para a indicação de pais de alunos que ainda não tem conhecimento a respeito deste beneficio para que seja atendido de acordo com a sua necessidade.

A escola durante alguns dias da semana abre o seu espaço físico para que seja realizada algumas atividades educativas com alguns grupos de jovens na comunidade, como aprendiz de circo e para um outro tipo de grupo e um outro dia a música com instrumentos musicais diversificados.

A escola também abre seu espaço para alguns eventos religiosos e de confraternização da igreja católica existente nas proximidades da escola.

A escola e sua cultura

O espaço físico da E.M. Jules Pauly , foi bem elaborada e organizada para atender quase todas as necessidades da equipe escolar, alunos, pais e comunidade e é composta de:

  • 01 pátio ao céu aberto, onde as crianças brincam de amarelinha, pula corda, pega-pega, roda e outros.
  • 01 pátio coberto, onde é realizada reuniões de funcionários, de pais, onde é feita a hora cívica e a realização de alguns eventos para as crianças.
  • 08 salas de aula para atender as turmas de educação infantil e ensino fundamental de 1º, 2º e 3º ano do 1º ciclo. Cada sala de aula possui no máximo 25 cadeiras e mesas individuais de madeira e bem resistentes, onde a criança faz suas atividades individuais e quando necessário as coletivas, 01 armário para uso do professor com materiais dos alunos, As salas são grandes e bem arejadas, cada sala possui espelho para trabalhar com cada criança sobre o conhecimento do seu corpo, um relógio para que durante as aulas de matemática dos alunos de ensino fundamental, eles possam ter o conhecimento do tempo e aprendendo também a ver as horas, possui um ventilador para ajudar na ventilação da sala durante os dias quentes.

Todas as salas são bem decoradas de acordo com cada  fase da criança, No início do ano cada professor faz a decoração da sala com desenhos, números e letras.

  • 01 biblioteca, que possui mesas e cadeiras para que o professor possa levar seus alunos para um momento de leitura, possui uma televisão e DVD, onde cada professor possa estar escolhendo um horário para que seus alunos assistam  desenhos e filmes. Possui 01 computador para o auxiliar de biblioteca fazer o controle do acervo existente na biblioteca.
  • 01 sala para direção e vice-direção, com um computador com acesso a internet, armário e duas mesas com cadeiras.
  • 01 sala para supervisão, também possui um computador, um armário, dois arquivos e duas mesas.
  • 01 secretaria, com balcão, dois computadores, mesas, três arquivos, tudo muito bem organizado para a agilidade e segurança de quem trabalha na secretaria.
  • 01 sala de informática, com 17 computadores para as aulas de informática dos alunos.
  • 01 cantina, grande e arejada, com fogões grandes, balcões e uma dispensa para que sejam armazenados os alimentos.
  • 04 banheiros, sendo que, cada banheiro possui 07 sanitários e 01 sanitário para atender alunos com   deficiência física
  • 02 banheiros para as auxiliares de serviços gerais e cantineiras e mais 02 banheiros para os professores e o pessoal administrativo.

Todo o ambiente escolar é bem amplo, bem arejado e muito bem utilizado pelos professores e seus alunos. No espaço onde são utilizados os eventos cada professor elabora uma apresentação a cada mês com diversos temas educativos e datas comemorativas, a apresentação é feita para toda a equipe escolar, envolvendo alunos, professores, e o administrativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com