TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Curricular Supervisionado

Por:   •  31/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.147 Palavras (9 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PEDAGOGA

Estágio Curricular Supervisionado: Docência e intervenção na Educação Infantil

Sonia Nascimento Braun

Prof. Orientador: FERNANDA RAGGI GROSSO SILVA

BELO HORIZONTE

2019/2° semestre

[pic 2]

1.INTRODUÇÃO

No presente trabalho, abordam-se reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, e as suas contribuições para a formação docente, considerando os estudos teóricos que foram realizados, relacionando as experiências vivenciadas na prática docente.

Este relatório foi elaborado construído por Sonia Nascimento Braun, graduado/a do modulo 3C, do curso de pedagogia, do Centro Universitário UNA.

Este trabalho foi realizado na instituição de ensino Emei Alto Vera Cruz, localizada a rua Fósforo, 75 Taquaril, no período de 16/09/2019 a 14/11/2019 seguindo o horário de 07:30 às 11:30, no turno da manhã, conforme combinado entre a supervisora do estagio na instituição e a estagiaria para cumprimento da carga horária de 156H, na turma de 3 a 4 anos.

Os objetivos desse estagio foram de observação, bem como projeto de intervenção.

Diante da realidade observada foi possível perceber que o Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma etapa indispensável no processo da minha formação como pedagogo.

Ao realizar o estágio o aluno adquire um novo conhecimento prático, sobre a cultura e realidade real escolar. E ainda contribuiu com a formação do educando, ao introduzir o projeto referente a linguagem oral e escrita pois é um conhecimento significativo para a vida toda.

O estagio em Educação Infantil é relevante, pois é através dele que o formando em Pedagogia, estabelece relação entre a teoria e a prática, bem como tem a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica, que contribui significativamente para formação do estudante de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação (Vásquez;1968 apud Pimenta;1995).

Pimenta (1995, p.24) defende que "a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente”. O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática.

[pic 3]

2 CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA E DA SALA DE AULA

A instituição possui 12 (doze) salas de aulas, 01 (uma)sala de repouso, 01 (um) fraldário, 01(uma) biblioteca, 01(uma) sala multiuso, 03 (três)solários, 01 (uma) plataforma elevatória, 01 (uma) sala de reunião, 04 (quatro) banheiros para adultos, 06 (seis) banheiros para crianças - 03 (três) masculinos e (três) feminino, 01 (uma) cozinha, 01 (uma) despensa fria, 01 (uma) despensa 01 (uma) secretaria, 01 (uma)sala da Direção/Coordenação, 01 (um) refeitório, 01 (um) depósito, 01 (uma) área de serviço, 01 (um) vestiário, 01 (um) playground, 01 (um) estacionamento. A sala de multiuso foi utilizada pelas crianças e professores até dezembro 2016 como uma ala de amplas possibilidades de aprendizagem, em fevereiro de 2017 está fora transformada e adaptada em uma sala de aula para atender a uma demanda maior de criança de 2 anos do integral. O prédio foi projetado para ser uma UMEI. As salas são amplas, assim como o espaço externo, o que possibilita o desenvolvimento das atividades.

2.1 Dados de identificação da escola

Unidade Municipal de Educação Infantil - EMEI ALTO VERA CRUZ

Localizada á Rua Fósforo, 75  

Bairro Taquaril, região leste de Belo Horizonte/MG CEP.30290-035

A Emei Alto Vera Cruz é uma instituição Publica Municipal.

A EMEI foi construída em um lote vago que pertencia à antiga Fazenda Maria Elvira e foi desapropriada pela prefeitura. As últimas Unidades de Educação Infantil construídas em BH receberam o nome do bairro em que foram construídas, mas como já existia a EMEI Taquaril, nossa instituição recebeu o nome do bairro mais próximo, sendo inaugurada como EMEI Alto Vera Cruz.  

Foi construída através de uma parceria público privado entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Construtora Odebrecht. O terreno pertence ao município e a empresa se responsabiliza pela construção e manutenção predial durante o período de 20 anos, tempo de duração do contrato. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) se responsabiliza pela contratação da equipe técnica

[pic 4]

administrativa e pedagógica e através do Caixa Escolar contrata as cantineiras para atuarem no preparo das refeições.

A construtora Odebrecht através do serviço terceirizado se responsabiliza pela contratação dos funcionários de serviços gerais, portaria e lavanderia.

Atualmente a UMEI Alto Vera Cruz atende a 320 crianças com a seguinte faixa etária:

1- 12 crianças - 0 a 1 ano

2- 14 crianças - 1 a 2 anos

3- 73 crianças - 2 a 3 anos

4- 64 crianças - 3 a 4 anos

5- 94 crianças - 4 a 5 anos

6- 63 crianças - 5 a 6 anos

O planejamento para cada ciclo estabelece um comum de habilidades a serem construídas e desenvolvida em cada faixa etária.

Organização por idade

A idade é o critério de organização das turmas estabelecidas pela PBH:

  • Berçário - até 7 crianças por professor
  • 1 ano - até 12 crianças por professor
  • 2 anos - até 16 crianças por professor
  • 3 anos - até 20 crianças por professor
  • 4 anos - até 20 crianças por professor
  • 5 anos - até 25 crianças por professor

Em caso de inclusão, ou de decisão da justiça poderão ser acrescentadas nas turmas mais duas crianças.

[pic 5]

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMEBH), o ciclo da infância está organizado contemplando as crianças de zero a nove anos, subdivididas em três ciclos, dois deles na Educação Infantil e um no Ensino Fundamental, a saber:

  • Primeiro ciclo:crianças de 0 a 2 anos-Educação Infantil;
  • Segundo ciclo:crianças de 3 a 5 anos-Educação Infantil;
  • Terceiro ciclo:crianças de 6 a 8 anos-Ensino Fundamental.

O desenvolvimento da linguagem oral, a fase e o desenvolvimento da função simbólica colaboraram para a formação e construção desde suporte organizacional. O recorte etário se faz necessário para a estruturação pedagógica. O primeiro ciclo compreende as crianças de 0 a 1 ano, de 1 a 2 anos e de 2 a 3 anos de idade. O segundo ciclo contempla discentes de 3 a 4 anos, de 4 a 5 anos e de 5 a 6 anos de idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (149.2 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com