TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Pedagogia Educação infantil Uninter

Por:   •  20/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER

ELAINE CRISTINA MIRANDA DE ARAÚJO RU: 2087743

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL

PARANAGUÁ

2022


CENTRO UNIVERSITÁRIO
INTERNACIONAL UNINTER

ELAINE CRISTINA MIRANDA DE ARAÚJO RU: 2087743

MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO

[pic 1]

PARANAGUÁ
2022

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO: Local de estágio. Os desafios enfrentados
  2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA....................................................................
  3. DOCÊNCIA: OS DESAFIOS DE SER PROFESSOR........................................

3.1. Plano de Aula...................................................................................................

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................
  2. REFERÊNCIAS.....................................................................................................

  1. INTRODUÇÃO

1.2 LOCAL DO ESTÁGIO

1.3 OS DESAFIOS ENFRENTADOS

Este Memorial Reflexivo apresenta o processo de realização do estágio supervisionado educação infantil realizado também na escola Alfa, assim como o do ensino fundamental, a escola Alfa fica localizada na Alameda Coronel Elysio Pereira, nº1050, no bairro estradinha em Paranaguá, Litoral do Estado do Paraná, realizado pela aluna Elaine Cristina Miranda de Araújo, do Centro universitário Internacional Uninter.

A organização da escola é bonita, e essa escola possui diversas salas de aula, cozinha, sala da direção e da coordenação, também possui refeitório, quadra de futebol e de basquete e vôlei, possui também espaço kids com brinquedos, um belo jardim logo na entrada, sala de berçário e banheiros.

Já havia sido pesquisado sobre o ppp- projeto político pedagógico- mas foi analisado sob uma nova perspectiva as nuances que cerceiam o pensar na educação dentro da escola Alfa, analisando assim que a principal missão da escola é a de melhorar a qualidade do ensino para a formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade , garantindo aos alunos todo o conhecimento necessário.

O estágio foi feito na sala do pré I da escola, onde os alunos tem por volta de 5 anos de idade.

        Esse estágio supervisionado em educação infantil foi o mais desafiador e motivador de todos os estágios até o momento, pois trata-se de aulas para crianças ainda muito pequenas, que estão iniciando a jornada dentro da sala de aula e aprendendo como funcionam os mecanismos da sala de aula, aprendendo como funcionam o convívio em sociedade e  o quão desafiadoras são as atividades que ensinam e norteiam os próximos passos dessa criança na jornada escolar.

        A sala é organizada com carteiras circulares que possuem 4 cadeiras, em cada carteira, 4 crianças se sentam e ali desenvolvem as atividades. A organização da sala é diferente das demais que costumam ser enfileiradas e com espaço de armários com livros e também com quadro onde a professora passa atividade. Na área da educação infantil da escola Alfa, o espaço é todo pensado para que o aluno não perca o desejo de estar dentro da sala de aula, então há vários desenhos dos próprios alunos pendurados na parede da sala, bem como um tapete como uma espécie de tatame, que é usado pelas crianças no momento das atividades, propiciando que elas possam estar em outro lugar fazendo as atividades que não a carteira, dando autonomia para a criança desenvolver-se.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA

O período de observação na educação infantil foi o mais significativo de todos e, como já citado, pois ele reflete intimamente a teoria que vemos durante o curso sendo aplicado na prática, dentro da sala de aula. Também é possível observar a dedicação dos profissionais que levam às crianças uma educação de qualidade enquanto os pais trabalham, mas poder enxergar o professor pedagogo como um profissional cientista e competente que usa de estudos de anos para formar crianças que são o futuro da nossa nação.

Num primeiro momento fiquei a observar a organização da sala, o ambiente escolar, a professora em atividade e os alunos a participar. Pude notar nesse breve momento que os alunos são ativos e muito alegres que tornam o ambiente da sala de aula um lindo lugar para trabalhar. Igualmente, a professora é calma, paciente e muito bondosa, sempre atenta a cada aluno e muito eficaz no que tange a ajuda-los quando necessário.

Os alunos são, como já mencionado, participativos. Na sala ainda há um aluno de inclusão que possui paralisia cerebral e problemas motores, mas que não tem qualquer tipo de dificuldade para desenvolver as atividades propostas pela professora.

A professora, Adriana, conta com experiência no quesito educação infantil, onde pacientemente consegue fazer com que seus 20 alunos sejam sempre atendidos e escutados sobre as queixas que, corriqueiramente, surgem nesses ambientes frequentados por várias crianças da mesma idade.

Depois desse primeiro contato apenas observando, passei a ajudar a professora a desenvolver atividades para as crianças, e também a auxiliar as crianças no desenvolvimento das atividades propostas. Assim, pude identificar as dificuldades, os limites, e a criatividade daquelas crianças tão amorosas e prontas para estudar.

Neste período de observar vi que as aulas eram divididas entre: atividades cognitivas e motoras, brincadeiras ao ar livre no parque e na quadra de esportes da escola, bem como horário do lanche e horário da higiene pessoal, tudo coordenado e supervisionado pela professora.

  1. DOCÊNCIA: OS DESAFIOS DE SER PROFESSOR

O período de realização da atividade de regência na educação infantil foi o mais temeroso até então, pois não é tão simples chegar numa sala de aula com crianças que já estão habituadas com a professora e fazê-los dinâmicos na prática das atividades propostas por outro alguém que não a professora corriqueira. Entretanto, com todos os percalços foi possível organizar uma atividade que fizesse com que os alunos focassem na aula e aprendessem com a atividade e a aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (119.2 Kb)   docx (205.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com