TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado ensino fundamental

Por:   •  15/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.605 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL/UNIFRAN

PEDAGOGIA – EAD

Relatório de Estágio supervisionado em Anos iniciais do Ensino Fundamental


Aluna; Janete Lomeu Gouvêa

RGM: 1264340

Muriaé - MG

2015

1. Informações Gerais sobre o local onde o estágio supervisionado foi cumprido:

 1.2. Caracterização da escola:

Nome da instituição: Escola Municipal Professora Odaléia Oliveira Moraes de Azevedo

Endereço: Praça Carlos Drummond Andrade, nº 99 Barra – Muriaé - MG

Dependência administrativa: pública

Nome da Diretora da escola: Ana Lúcia Levate

 1.3 Estruturas físicas da escola:

A escola fica situada no bairro da Barra, de fácil acesso a todos, possui 03 pavimentos, existe na entrada da escola um interfone para identificação daqueles que queiram adentrar em seu interior.

No primeiro andar fica secretária, sala do diretor cozinha, sala dos professores, banheiros femininos e masculinos e 04 salas todas elas com ar condicionado, rampa de acesso e banheiro para crianças com necessidades especiais.

No segundo pavimento, ficam as outras nove salas de aula, 02 supervisões, 01 de coordenação, biblioteca, auditório, salas de multimídia, 01 laboratório de informática.

2.Focos de observação:

1.Geografia/História
2.Noções de Lugar

 2.1 Informação sobre a professora:

A professora com quem realizei o estágio e quem a aula me concedeu a oportunidade de observar está trabalhando nesta escola há 10 anos e já lecionou em outras escola, é formada em Psicopedagogia e Pós graduada em Educação Especial e Supervisão, é uma profissional bem experiente. Leciona na turma do Primeiro ano (manhã). Participa de cursos educacionais bem como eventos como exposição, teatro e cinema com a finalidade de aprimorar seus conhecimentos para um bom aperfeiçoamento profissional aos seus alunos. As aulas são ministradas com muita dedicação pela professora, os alunos mantém respeito por ela, existe um bom relacionamento entre eles. Predomina o diálogo entre a professora e os alunos em sala de aula. A professora é interessada na aprendizagem dos alunos e compromissada com sua profissão, ela impõe respeito em sala de aula chamando a atenção dos alunos com firmeza nas horas devidas.

Seu comportamento em sala de aula tem uma postura serena fala baixo com seus alunos,usa todo material que lhe é fornecido como livros didáticos paradidáticos papelaria entre outros. Acata as ordens da direção sempre informando todos os passos dados por ela e desenvolvendo um trabalho sério usando brincadeiras, livros e filmes para fazer uma aula diferenciada. Sempre disposta a ajudar falando com calma usando figuras e exemplos como sair com alunos da sala de aula expondo toda escola participando seus alunos interagindo sempre. A professora consegue mobilizar os alunos para a aprendizagem de forma clara, estabelecendo sequências de aprendizagem coerentes, conseguindo gerar o tempo de forma eficaz, proporcionando aos alunos iguais oportunidades de participação, usando recursos e materiais adequados ao nível etário e de ensino dos alunos, dominando os conteúdos e explicando-os com clareza.

1.Foco 1:  Geografia/História

História é uma prática social, na medida em que discute a temporalidade das experiências humanas medidas pelas relações sociais, o que possibilita estabelecer diálogo entre o passado e o presente.

A geografia possibilita a análise e a reflexão do espaço, das paisagens compreendidas como resultados da vida em sociedade, da busca pela sobrevivência, satisfação de desejos e necessidades humanas. Para tanto, a disciplina instrumentaliza os alunos para “ler o mundo”, não apenas por meio de mapas, mas de todo o conjunto de elementos construídos cotidianamente e reflete a leitura do que é a vida.

Essa leitura não é neutra. É permeada pela cultura, significada pelo contexto de uma determinada época e envolve saber olhar, observar, descrever, registrar, analisar, bem como, aprender a representar o espaço, num diálogo contínuo com o outro, com a natureza e a sociedade. Desse modo a criança em fase de alfabetização, aprende a ler e escrever no contexto do letramento e desenvolve habilidades de observar, descrever, levantar hipóteses, relacionar situações, comparar e concluir. A criança “lê” o espaço como espaço da vivência constituída pelas ações cotidianas que fazem parte de sua história e percebe a própria história de forma concreta.

Pude observar que a professora da ênfase, não ao ensinar e sim ao aprender de seus alunos. Assim ela deixa de ser quem passa as informações, para, em parceria com seus alunos, prepará-los para elaborarem seu conhecimento. 

Considerações sobre o foco 1:

Em geografia, vivenciar o espaço é essencial aos alunos dessa faixa etária para que se situem em seu lugar de vivência, observem a paisagem e interajam com diferentes pessoas e, assim, aos poucos as mudanças ocorridas nos lugares e possam relacioná-las com as outras. Ao conviver em diferentes ambientes, os alunos formulam hipóteses para explicar o funcionamento da natureza e da sociedade em que vivem.

Ter um “lugar” como foco, a análise de um espaço específico com sua história, suas particularidades e contradições, possibilita compreender o todo, em sua dinâmica e complexidade, ao ampliar e contextualizar na paisagem atual como um momento de uma história que está acontecendo. De acordo com Castella), “a leitura do lugar de vivência está relacionada, entre outros conceitos, com os que estruturam o conhecimento geográfico, como por exemplo , localização, orientação, território, região, natureza, paisagem, espaço e tempo”.(2005, p.212)

2. Foco Identidade e Diversidade


Noções e conceitos:

Alteridade, croqui – cultura – diversidade – espaço – envolvimento - família, identidade – intercessão – paisagem - semelhanças e diferenças - vizinhança.

ATIVIDADES:
As famílias em outras épocas

Famílias de diferentes lugares

Algumas famílias indígenas e suas casas

Qual é o seu lugar na família? AA: Fases da Vida

Algumas famílias indígenas e suas casas

A casa onde vivemos

Minha casa, outras casas


OBJETIVOS
Trabalhar as noções de lugar.

Introduzir noções de espaço à cartografia com produção de croquis(esboços).
Introduzir a noção de cultura: identidade e diversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com