TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio de Gestão Escolar em Uma Institição Pública do Ensino Médio

Por:   •  12/1/2016  •  Relatório de pesquisa  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO

O presente relatório se refere ao estágio em Gestão de Sistemas Educacionais e Instituições de Ensino Médio, o qual constitui uma atividade curricular obrigatória do curso de Pedagogia da UFMA, caracteriza-se por ser uma atividade prática, sendo realizada numa escola da rede pública estadual de educação, no qual os alunos do curso de Pedagogia tiveram contato com o cotidiano da gestão escolar, com o intuito de conhecer e ampliar seus conhecimentos sobre este campo de atuação do pedagogo.

INTRODUÇÃO

O estágio é uma atividade de grande relevância para os alunos da graduação, uma vez que é neste momento que se tem contato com seu campo de trabalho, para os acadêmicos do curso de Pedagogia este momento também é algo bastante precioso, visto que o pedagogo tem vários campos de atuação, não se restringindo somente a sala de aula, mas abrangendo também o gerenciamento escolar, onde o gestor é a figura principal, responsável por resolver problemas, gerenciar pessoas, conduzir, direcionar e avaliar o trabalho pedagógico, que necessita está pautada numa gestão democrática, com base no diálogo. Tarefa esta complexa, que pressupõe muitos saberes e vivencia prática, o qual é proporcionado pelo estágio.

O estágio foi realizado na instituição de ensino médio Benedito Leito, localizada no centro de São Luís, que contou com um grupo de oito estagiários, que estão cursando os últimos períodos do curso de Pedagogia. A visita ao campo ocorreu uma vez por semana, referente ao dia da disciplina de estágio, que eram todas as quartas-feiras, onde os estagiários observaram, fizeram registros, entrevistaram os sujeitos da escola e elaboram um projeto de intervenção, com vista a contribuir com alguma demanda da escola bem como nos familiarizar com as tarefas desta área.

A carga horária total do estágio foi de 90 horas, a qual foi dividida em três etapas: a primeira compreendia o estudo referente a gestão e preparação das atividades de campo, sendo realizada na UFMA; a segunda etapa foi realizada no campo, no qual os estagiários observaram e analisaram a gestão escolar diretamente; a terceira etapa foi elaborado e executado o projeto de intervenção com base na nas observações prévias. Todas essas etapas foram acompanhadas e orientadas pelo supervisor docente.

3. DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

3.1 Etapa preparatória

O início do Estágio em Gestão de Sistemas Educacionais e Instituições de Ensino Médio se deu no dia 11/03/2015, com um encontro na UFMA no horário normal de aula. Neste dia nos apresentamos aos novos colegas e à professora que nos apresentou as diretrizes gerais de estágio, além de discutirmos algumas questões sobre nossas experiências com gestão e houve também a divisão dos grupos para a inserção no campo do estágio e ficou acordado que estas equipes seriam as mesmas para a apresentarem de um seminário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com