TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERFERÊNCIA DAS RELAÇÕES FAMILIARES NO RENDIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/5/2020  •  Artigo  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 14

A INTERFERÊNCIA DAS RELAÇÕES FAMILIARES NO RENDIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Elorena Araújo Menon

Acadêmica de Psicologia

Francisca Fernandes Oliveira

Acadêmica de Psicologia

Bianca Jorge Serqueira

Professora do Curso de Psicologia

RESUMO

Percebendo que um dos fatores que desencadeiam as dificuldades de aprendizagem do aluno é a má relação familiar, o presente artigo tem como objetivo principal investigar as causas do baixo rendimento escolar em crianças do ensino fundamental, notadas através das dificuldades de relacionamento entre as famílias e os alunos. Para a formulação do tema utilizamos a pesquisa bibliográfica, através da qual se obteve o embasamento teórico relacionado a alguns conceitos como: desempenho escolar, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento humano e família. Conclui-se que a família é a instituição educacional mais importante e de maior projeção responsável pela educação do caráter, da efetividade e do universo emocional e moral de cada cidadão, daí nasce à importância da realização deste trabalho evidenciando que a família é de suma importância para a criança na hora dela se desenvolver tanto emocionalmente como profissionalmente e por isso acreditamos que uma família bem estruturada emocional é a base para a formação do caráter humano.

Palavras-chaves: família, aprendizagem, dificuldades e aluno.

RESUMEN

Al darse cuenta de que uno de los factores que provocan las dificultades de aprendizaje de los alumnos son las relaciones familiares pobres, este trabajo tiene como objetivo investigar las causas del bajo rendimiento académico en los niños de la escuela primaria , se dio cuenta a través de las dificultades de las relaciones entre las familias y estudiantes. Para la formulación del tema utilizado por la literatura que hemos obtenido algunos conceptos relacionados con las bases teóricas como el rendimiento escolar, el aprendizaje, el desarrollo humano y la familia. De ello se desprende que la familia es la institución educativa más importante proyección y el mayor responsable de la educación del carácter, la eficacia y el universo moral y emocional de cada ciudadano, nacido de ahí la importancia de este trabajo muestran que la familia es de suma importancia para el niño en el momento de su desarrollamos tanto emocional como profesional y por lo que creemos que una familia emocional bien estructurado es la base para la formación del carácter humano.

Palabras clave: familia, dificultades de aprendizaje y los estudiantes.

INTRODUÇÃO

Constantemente vemos crianças que apresentam grandes necessidades ou dificuldades de aprendizagem, seja nas escolas ou na nossa comunidade e muitas vezes colocamos a culpa nos professores, mas o que eles argumentam é que o fracasso escolar de certos alunos, está relacionado com a relação familiar. Em contrapartida, a isto, alguns pais e familiares esperam que os professores e o ambiente escolar formem seus filhos como cidadãos, deixando por conta da escola e dos professores toda a responsabilidade da educação responsabilizando-os pelos problemas apresentados pelas crianças. Nesse contexto, crianças que demonstram alguma dificuldade de aprendizagem, do ponto de vista dos professores, são consideradas “alunos problemáticos”, indivíduos que sofrem de algum tipo de suposto distúrbios psico/pedagógicos, de natureza cognitiva (aprendizagem) ou comportamental (AQUINO, 1998).

Muitos alunos que apresentam dificuldades frentes às atividades passadas em sala ou que são indisciplinados, na maioria das vezes não recebem o tratamento adequado, uma vez que o educador deixa de lado fatores como a personalidade, o ambiente social e a afetividade. Dessa forma quando os professores são questionados sobre o desempenho do aluno, fatores como os que foram citados ficam no anonimato, propiciando a responsabilidade ao aluno ou a família a qual ele esta inserido. O maior estrago no relacionamento entre os educadores e as crianças está particularmente associado ao enfraquecimento da autoridade dos pais, podendo assim levar o aluno ao fracasso escolar. Esse problema pode ser decorrente de fatores como: a precariedade financeira da família, o comportamento inadequado dos pais, não colocando limites aos filhos ou considerando-os como iguais ou como adultos. “Esses dois fatores podem afetar o desenvolvimento da criança, que o leva a “frustrações”, tornando-se “insuportáveis”, quer perdendo a sua despreocupação”, ao serem “levados a sustentar seus pais na dificuldade” (MONTANDON, 2005). Com isso investigamos, neste trabalho, por meio de pesquisa bibliográfica, a interferência das relações familiares no rendimento escolar de crianças do ensino fundamental.

O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Atualmente percebe-se que o ser humano sofre com as influências do meio em que vive, desse modo fatores sócio-econômicos e culturais contribuem no processo de ensino aprendizagem do individuo, limitando assim o recurso oferecido pelas famílias e educadores escolar. Assim, a aprendizagem pode ser encarada como um processo dinâmico, no qual o aluno joga em um papel branco traços e lembranças adquiridos no convívio familiar ou escolar, uma vez que esta em constante interação com o grupo no qual está inserido (FONSECA, 1995).

Como já foi dito, uma diversidade de fatores interfere no processo de desenvolvimento e também na aprendizagem, o que resulta num baixo rendimento escolar. Entretanto, neste estudo, procurou destacar a influência dos fatores familiares como forte influência para o desenvolvimento e aprendizado escolar, assim como a escola exerce papel fundamental para o desenvolvimento intelectual e social do aluno.

Nesse sentido Souza, explica:

O ambiente escolar e familiar onde o aluno convive está diretamente relacionado com o desempenho escolar do individuo, seja por falta de estímulos, incentivo ou condições de ensino. Então, quando falamos em dificuldade de aprendizado, o ambiente familiar não deve ser deixado em segundo plano, mesmo quando se trata da educação formal, função considerada especificamente da escola, pois como se sabe o aprendizado tem início muito antes da vida escolar e sabe-se também que ao chegar à escola, a criança já traz consigo um considerado grau de educação e de conhecimentos, embora diferenciados em função do meio no qual vive (SOUZA, 2009 p. 10).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com