TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio pedagógico

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.871 Palavras (12 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

NOME DO ALUNO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

Marataízes

2016

NOME DO ALUNO

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico:

Tutor de sala:

MARATAÍZES

2016


sumário

INTRODUÇÃO                

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO...........                

1.1 Caracterização da Instituição        

2 ROTINA OBSERVADA          

3 REFERENCIAL TEÓRICO          

4 INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        

5 RELATO DA INTERVENÇÃO................................................................................        

6 MOSTRA DE ESTÁGIO................................................................................        

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO

                      O estágio é uma das partes mais importantes antes de um aluno se formar, ele é obrigatório porque torna-se uma aula e vivênvia prática.

                      Ao lado dos professores, aprendendo e praticando a ensinar, trás ao estagiário um ótima experiêcia, pois está no cotidiano das salas de aula.

                      Portanto nessa vivência com os alunos percebe-se a melhor maneira de ensinalos, existindo várias formas, dependendo do local e idade dos alunos, são escolhidos os melhosres métodos.

                     Nesses primeiros anos de estudo no ensino fundamental percebemos que é a primeira essência da vontade das crianças  estudarem, e a primeira atitude dos estágiarios  “ensinarem”. Portanto ensinarei a uma criança a ler escrever e somar, de maneiras felizes e participantes, para que eu consiga gerar neles um prazer no dia dia de estudos e os incentive a sempre continuarem assim.

1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

Nesta parte apresente brevemente a Instituição em que realizou o estágio, informando sua natureza (privada, pública, filantrópica), tempo de existência, comunidade atendida, turmas ofertadas, nível de formação dos profissionais atuantes, estrutura física e outros aspectos relevantes para este momento de contextualização.

 

2 ROTINA OBSERVADA  

    Como estagiei percebi que a maiorias das aulas são usadas quase sempre da mesma maneira que as outras escolas usam, mas entendemos que se diferenciarmos as aulas, existira um maior incentivo dos alunos aprenderem.
             A escola trabalha com o conhecimento de uma forma bastante específica e o espaço onde esse trabalho efetivamente acontece é a sala de aula.
            Pensar a organização da sala de aula é pensar a relação de professores e alunos com o conhecimento.

Muitos professores, contudo, repetem velhas práticas de sala de aula por mera tradição, sem pensar, no sentido que tem. A repetição mecânica de normas e procedimentos, através do tempo faz com que tais práticas pareçam Naturais Obrigatórias
           Um exemplo de prática tradicional é o apego que certos professores demonstram a idéia de "Silêncio". Mas o silêncio dos alunos o tempo e a qualquer custo revelam uma visão de crianças como seres passivos, que devem ficar o tempo  todo  escutando, escutando.O professor que reconhece a importância da interação do processo de conhecimento garante ocasiões para troca de informações, idéias, opiniões. 

Na sala de aula ocorrem naturalmente ocasiões de interação espontânea entre os alunos. No entanto, é função do educador prever formas e momentos específicos de interação.


RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

Relatei que exestem alunos do 1°ano existem alunos que ainda não sabem ler e escrever os sobrenomes então torna-se mais difícil uma união de de ensino, para que todos comecem no mesmo método e tenham capacidade,por isso acho essencial a pré-escola.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

Fiquei muito feliz por perceber que as crianças gostam de extudar e a professora desta turma ensinar com uma demonstração de alegria, por isso os alunos são bastante incentivados. 

RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO

Uma das partes que achei muito importante e fiquei feliz, foi na área de matemática, pois no terceiro ano vi cáuculos que estão mais a frente do que na minha época dessa mesma série, então percebemos que a cada ano de ensino, a Inteligencia e estudo tentede-se a crescer e melhorar.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 4º ANO

No quarto ano, divertido foi a áula de Educaação Físca, pois todos brincaram juntos, meninos e meninas, e essa aula além de alegrar os alunos, é um texte e incentivo de saúde, ai nas pós aulas os anulos estão com mais tranquilidade psicológicas a aprender, pois é super importante que ajam aulas do lado de fora da classe. Sendo uma coisa chamada “quebra de rotina”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (226.2 Kb)   docx (48.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com