TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio supervisionado ensino fundamental

Por:   •  3/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.563 Palavras (15 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 15

                                                  [pic 1]

FABRA- FACUDAE BRASEIRA

Ineslania Rodrigues de Novais




ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL








SERRA

2014

                 FABRA- FACULDDE BRASILEIRA

Ineslania Rodrigues de Novais



ESTÁGIO SUPERVISIONADO  

EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL






                                                                                                                                                                                            Relatório de estagio supervisionado em educação fundamental apresentado a FABRA- Centro de Ensino Superior-Serra/ES, curso de pedagogia, 5° período, noturno realizado no EMEF “Aldary Nunes” como exigência para conclusão de etapa do curso.

Professor (a) Orientador (a):

MS. Márcia de Fátima A.C. Henriques.

SERRA

2014

                                                                                                


1. INTRODUÇÃO

 Este relatório foi elaborado tendo com base o estágio supervisionado na escola EMEF Aldary Nunes, situado na Rua: Floriano Peixoto n°100 – Centro, CEP: 29177-080 – Serra /ES no período de 10 de outubro de 2014 ate o dia 07 de novembro do mesmo ano.

 O relatório tem a intenção de documentar aqui minhas experiências no decorrer do período em que vivencie na pratica tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estagio e as atividades desenvolvidas.

É um momento de aplicar alguns conceitos adquiridos no período do curso de pedagogia e que seja um momento de aprendizado, um momento de tirar as dúvidas, de integrar-se ao novo ambiente em que iremos trabalhar, e que a partir da observação da atuação de outros profissionais da área, podemos formar o perfil do professor que queremos ser. Este relatório visa apresentar as informações e observações que diz respeito à construção dos conhecimentos que são propostos em sala de aula junto aos educandos, bem como a comunicação oral e escrita, participação ativa, solução de problemas cotidianos na busca de uma ação educativa globalizada, visando a formação de um ser pensante, critico e atuante, capaz de contribuir de forma colaborativa, sempre inovando o olhar no processo de ensino aprendizagem.

DESENVOLVIMENTO

ESTAGIO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

1- Etapa de Observação no Cotidiano Escolar

A escola Municipal “de Ensino Fundamental EMEF ‘‘Aldary Nunes” esta situada na Rua: Floriano Peixoto, nº 100 - Centro, CEP: 29177-080 – Serra /ES, no telefone: 3251-5996 Serra – ES a mantenedora da instituição e a prefeitura municipal de Serra.

O Horário de funcionamento: matutino: 07h00min às11: 20hs / Vespertino: 13h00min às 17h20min horas alunos/Professores. Com 435 alunos sendo serem dois (2) turnos, Matutino: 223 / Vespertino: 212.

A escola tem um quadro de profissionais composto por: 01 diretor, 02 coordenadores de turma, 04 pedagogo, 22 professores, 02 professora de educação especial, 02 auxiliares de secretaria, 04 estagiarias, 02 vigias, 06 auxiliar de serviços gerais, 04 merendeiras assim realizando um total de 45 funcionários.

Organograma da instituição consiste em diretor, coordenador, pedagogo, professores, secretaria, alunos e serventes.

A verba da escola ela é Municipal e Federal, e a contratação de funcionários é realizada através da Prefeitura Municipal da Serra ( Concursos e contratos).

A contratação de funcionários e realizada por empresas terceirizada, que atende a escola como: ASG, SERGER, PORTEIROS e outros.

 A manutenção da instituição é realizada por profissionais contratados pela própria unidade de ensino, as manutenções também são realizadas ao inicio do ano de cada ano letivo, durante as férias de professores e alunos, e no caso de alguma necessidade que pode vir a ocorrer, também poderá ser feita intervenções no meio do ano letivo.

É importante salientar que a gestão é democrática citada na LBD 9394/96 garante a equipe pedagógica e os professores da escola o direito de estabelecer os princípios, finalidades e objetivos de classe e outros mecanismos.

Vida familiar e vida escolar passam por caminhos concomitantes. É quase impossível separar aluno/filho, por isto, quanto maior o fortalecimento da relação família/escola, tanto melhor será o desempenho escolar desses filhos/alunos.

Nesse sentido, é importante que família e a escola saibam aproveitar os benefícios desse estreitamento de relações, pois, isto irá resultar em princípios facilitadores da aprendizagem e formação social da criança. Em vista disso, é que destacamos a necessidade de uma parceria entre a família e a escola visto que, cada qual com seus valores e objetivos específicos em relação à educação de uma criança.

Entretanto, escola e família não podem e não devem modificar-se em suas formas de desenvolverem e se organizarem, a escola em função da família e a família em função da escola porem, possa e deve estar abertas às trocas de experiências mediante uma parceria significativa  pois a escola não funciona isoladamente ,é preciso que cada um, dentro da sua função, trabalhe buscando atingir uma construção coletiva ,contribuindo assim a melhoria do desempenho da criança.

A família também deve participar deste processo dando auxilio em casa para a criança, tirando um momento para o estudo e concretização do dever de casa. O Projeto Político Pedagógico define-se como a estrutura geral de uma escola e seu funcionamento assim passa a definir a política educacional da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (272.7 Kb)   docx (106.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com