TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etágio educação infantil

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLAETIANO

PEDAGOGIA

ROSEANE PEREIRA CRUZ

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL

CARAGUATATUBA

2014

ROSEANE PEREIRA CRUZ

ESTÁGIO SUPERVISIONADO                            EDUCAÇÃO INFANTIL

Identificação do curso: Licenciatura em pedagogia                                             Coordenação do estagio: Terezinha Darli Nazar Bergamo

Supervisora de estagio: Fernanda Ferraz Lara Lima

Aluno: Roseane Pereira Cruz

CARAGUATATUBA

2014

Relato de observação de aula de Educação Infantil de zero a três anos de idade:

Data: 02/09/2014

Horário de entrada: 7h30 min.                          Horário de saída: 11h30min.

Classe: Berçário um                        Nº de alunos: 18.       Idade média dos alunos: quatro meses a um ano

Professora: Taís Rodrigues

Atividades desenvolvidas:

No primeiro dia de estágio entrei na sala da professora Taís responsável pelo berçário I, durante o período que estive na sala pude observar a professora desde a recepção dos bebês, sua alimentação, seu momento de brincar, sua hora do banho até à hora de dormir.

A professora participa ativamente de toda atividade dos bebês inclusive do passeio realizado no interior da creche onde colocaram os bebês no beber conforto para tomar sol.

Pude observar que nesta faze da educação a professora auxilia na atividade das crianças individualmente em quanto que as demas crianças ficam com os auxiliares de educação infantil desenvolvendo outras atividades designadas pelo professor.

Data: 03/09/2014

Horário de entrada: 7h30 min.                          Horário de saída: 11h30min.

Classe: Berçário um                        Nº de alunos: 18.           Idade média dos alunos: quatro meses a um ano

Professora: Taís Rodrigues

Atividades desenvolvidas:

 Apos a rotina a professora não fez nenhuma atividade pedagógica com seus alunos devido à apresentação do teatro no pátio que convidou todas as turmas a assisti-lo. O teatro foi realizado pelas professoras da creche que durante a semana passada trabalharam o meio ambiente, as plantas e os animais com seus alunos, portanto a apresentação do teatro foi “A germinação do Girassol”.

Pude observar que essa fase da educação infantil o professor alem de cuidar do desenvolvimento pedagógico também cuida do desenvolvimento biológico e social.

Data: 08/09/2014

Horário de entrada: 7h30 min.                          Horário de saída: 11h30min.

Classe: Berçário dois                       Nº de alunos: 25.           Idade média dos alunos: um ano a 1ano e nove meses

Professora: Lisiane Aparecida

Atividades desenvolvidas:

 

Na sala da professora Lisiane responsável pelo maternal BII, à professora, esta semana tem como objetivo trabalhar a cor vermelha e para isto ela iniciou dando a seus alunos peças de lego vermelho para brincar. Em seguida, ela perguntou para as crianças qual era a cor do pote de tinta que estava segurando e se aquela cor também tinha na peça de lego lego. Seus alunos não tiveram dificuldade para identificar e comparar a cor amarela do pote de tinta a da peça de lego lego vermelho. Assim que todos já sabiam a cor, ela chamou cada um para pintar com pincel e tinta (vermelha) um desenho de uma maça.

 Numa folha de sulfite branca. Eles adoram muito esta atividade.  

Enquanto algumas das crianças pintavam os Auxiliar de desenvolvimento infantil faziam uma brincadeira. A brincadeira era arremessar numa caixa de papelão uma bolinha que estava no saco de bolinhas, mas a bolinha escolhida deveria ser da cor trabalhada. Os objetivos da brincadeira era reconhecer e reforçar a cor amarela, trabalhar a disciplina, a sequência e a ordem dos alunos em fila e trabalhar a coordenação motora.

Data: 09/09/2014

Horário de entrada: 7h30 min.                          Horário de saída: 11h30min.

Classe: Berçário dois                       Nº de alunos:     25.       Idade média dos alunos: um ano a 1ano e nove meses

Professora: Lisiane Aparecida

Atividades desenvolvidas:

A professora trabalhou lateralidade (direita / esquerda) e foram aplicados alguns exercícios práticos, como andar saltando com os pés direito ou esquerdo, pegar algum objeto com a mão direita ou esquerda e assim por diante.

Depois foi entregue uma atividade envolvendo os exercícios feitos pelos alunos, e também pintar a mão direita de amarelo e à esquerda de vermelho.

Observei que a professora estava bem segura no que estava passando para as crianças, elas atentas no que a professora dizia. Tiveram um pouco de dificuldade em assimilar o direito e o esquerdo apesarem de ser tão pequenas mais fizeram mesmo assim foi uma aula muito proveitosa.

Relato de participação na aula de Educação Infantil de quatro a cinco anos de idade.

Data: 12/09/2014

Horário de entrada: 7h30 min.                          Horário de saída: 11h30min.

Classe: Maternal I                  Nº de alunos: 31.             Idade média dos alunos: dois anos e seis meses a três anos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (277.6 Kb)   docx (236.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com