TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exemplo de Relatório Para Atividade Complementar

Por:   •  15/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB

DCH IX – PEDAGOGIA NOTURNO

CURRÍCULO

DOCENTE: MARILDE QUEIROZ GUEDES

DISCENTE: MARLENE DE OLIVEIRA VASCO

Síntese: IV web conferência do projeto “Esperança, diálogo e amorosidade: categorias reflexivas no centenário de Paulo Freire”.

      A IV web conferência do projeto “Esperança, diálogo e amorosidade: categorias reflexivas no centenário de Paulo Freire”, reuniu dia 14 de setembro de 2021 especialistas da educação para debater a obra deste autor brasileiro amplamente discutido e estudado na área acadêmica e inspiração para gerações de professores e pesquisadores.

       “A contemporaneidade do pensamento de Paulo Freire e as questões Étnico-raciais: Educação Popular e a Juventude negra” foi o tema do encontro que teve como expositoras a professora e pesquisadora da Universidade do Salvador Liane Monteiro Santos Amaral e a professora do IFBA Santa Inês e mestre em educação Arlene Malta.

Liane Monteiro destacou a curiosidade epistemológica de Paulo Freire e trouxe questões sobre o momento em que estamos vivendo, a juventude negra e a importância das premissas fundamentais da pedagogia freiriana para as relações étnico-raciais.

      Foi colocado em pauta o momento delicado em que estamos vivendo nesse contexto pandêmico, a conjuntura ultra neoliberal de característica racista que leva o racismo ao extremo e a desigualdade da educação que é abrangente hoje em nosso país devido a vários fatores dentre eles o racismo. Foi destacado as desigualdades da juventude na pandemia principalmente a negra, o auto índice de violência que faz parte do momento caótico vivido na pandemia e a filosofia de Freire que é uma proposta pedagógica democrática.

      Arlene Malta realçou o debate falando da política, a história de Freire que tem um papel fundamental nesse processo de escolarização, a formação histórica cultural onde os negros são menosprezados, repensar os nossos currículos, romper a lógica do fracasso escolar imposto a juventude negra, a escola popular, a importância dos centros de formação de professores para construir referenciais mais afirmativos, construir um currículo nesse contexto de negação existente e aprender fazer uma educação mais coletiva.

       É relevante o propósito dessa web conferência por trazer a reflexão sobre a escola, a educação sob a perspectiva étnico-raciais na ação docente no processo de ensino e de aprendizagem, oferecendo espaço para uma releitura sobre o papel social da escola, o currículo, a formação docente, a proposta pedagógica, tendo como referencial os pressupostos teóricos do educador Paulo Freire.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com