TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Expansão de sistemas educacionais e desigualdade

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

Avaliação

Disciplina: CAED - Expansão dos sistemas e desigualdade” (15 h/a)

Professor: Luiz Flávio Neubert (Dept. Ciências Sociais/ICH/UFJF)

Avaliação: 100 pts

Aluna (s): Deborah Etrusco Tavares e Letícia Borges Marra Soares

Formato: 2 a 5 laudas, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5

Entrega: secretaria PPGP, forma impressa, 25/janeiro/2016

QUESTÕES

1. Qual foi o grande avanço (e quais são seus limites) ocorrido no Brasil, a partir da década de 70 do Século XX, quanto à expansão da oferta de vagas no sistema educacional do país? Quais são os resultados mais imediatos da expansão dos níveis básicos de educação no Brasil?

É notório o avanço no sistema educação brasileiro nas últimas décadas, tendo em vista a democratização do ensino no Brasil evidenciado pelo aumento nas matrículas em todos os níveis da educação bem como das baixas taxas de analfabetismo, ampliando a escolaridade média da população brasileira. Apesar dessa expansão, algumas regiões marcam as taxas de escolarização abaixo da média nacional, como as regiões norte e nordeste, que apresentam 60% das crianças de 07 a 14 anos fora da escola.

Diante dos indicadores educacionais, é percebido a necessidade de melhorar a educação, em termos de qualidade e equidade, assim como a garantir a eficiência eliminando as injustiças do sistema. Acabar com o analfabetismo é o início da construção de um sistema educacional inclusivo e a base no desenvolvimento social e econômico do país. Com o rápido desenvolvimento econômico e tecnológico do país faz se imprescindível aumentar o nível de escolaridade da população, garantindo a educação básica como condição para o exercício da cidadania. Nosso desafio é, portanto, assegurar para além da garantia de acesso, a permanência no sistema e o sucesso escolar

Ainda podemos perceber no Brasil, como resultado da expansão de vagas nas instituições públicas de educação, o efeito do modelo que Durkheim utiliza, onde as posições mais importantes devem ser ocupadas com base no mérito. Neste modelo normativo, as diferenças se justificam (moralmente) de acordo com as necessidades de especialização funcional da sociedade. Ele ainda justifica o conflito gerado pelo desejo de algumas posições em detrimento a outras.

Esta ideia foi amplamente explorada por Talcott Parsons (1970), um dos principais representantes da perspectiva funcionalista no século XX. Parsons define a relação entre o processo de modernização, as necessidades funcionais da sociedade, a divisão do trabalho, a expansão da educação formal e da meritocracia. Meritocracia com a finalidade de valorizar cada vez mais a aquisição de status em detrimento a atribuição de status, não prevendo menos desigualdade no processo de alocação de status. (FERNANDES, 2005).

 

2. Como esse processo influencia os próximos desafios, como o acesso ao Ensino Médio?

As matrículas no Ensino Médio, mostrou um expressivo avanço nas últimas décadas, mostrando que hoje o acesso à educação básica, assim como ao ensino médio, vai além da simples entrada na escola. No entanto pouco mais da metade dos alunos de 15 a 17 anos encontram –se matriculados e que 15% não estão matriculados no sistema de ensino. É necessário garantir a permanência e o sucesso das crianças e jovens, oferecendo um ensino de qualidade.

Este processo de universalização do acesso à escola fundamental gerou o desafio de permitir que os indivíduos prossigam nos estudos de modo a adquirir cultura, obtendo conhecimento científico contínuo. O aumento de oportunidades educacionais na atual sociedade, dita do conhecimento, necessita da implementação de programas educacionais, através de políticas públicas que atendam a esta demanda e que abram para o diálogo e discussão do currículo para o ensino médio.

A Meta 3 do PNE Lei 13005/2014, objetiva universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 (quinze) a 17 (dezessete) anos e elevar, até o final do período de vigência deste PNE, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% (oitenta e cinco por cento). Esta meta é um dos pontos mais importantes do atendimento ao direito à educação no Brasil: a universalização do ensino médio. Com o FUNDEB e a Emenda Constitucional nº 59/2009, que aumenta a obrigatoriedade da oferta da educação básica dos 4 aos 17 anos de idade, a universalização do ensino médio deixa de ser apenas uma exigência da sociedade civil organizada e entra na agenda das políticas governamentais de modo mais verdadeiro. A demanda por atendimento é grande e o prazo é curto. Democratizar o acesso, garantindo a permanência do aluno na escola é, pois, o desafio.

3. Como se dá a relação entre expansão do sistema educacional e as desigualdades sociais? Como estas últimas podem gerar novos ou mesmo intensificar privilégios antigos por parte de grupos dominantes?

Resposta:

Não basta que se aumente as vagas em escolas públicas e que se dê acesso a cursos de graduação, pós-graduação ou até na educação básica. Para conhecer as consequências da expansão dos sistemas de educação é importante compreender também o contexto histórico da passagem de um país agrário para uma sociedade industrializada, sob uma perspectiva funcionalista.

Neste contexto, a educação formal se valorizou, dada a necessidade dos indivíduos em ocuparem certas posições no mercado de trabalho. As consequências da expansão dos sistemas e aumento da escolaridade dos indivíduos não significou, porém, o fim das desigualdades na sociedade. Nesta abordagem, a sociedade se configura em estruturas onde são atribuídos a seus membros deveres e funções que devem ser respeitados para que seja garantida sua sobrevivência. Mas estas posições não tem a mesma importância, cada uma requer uma experiência ou formação específica, além do talento de cada um e do prazer no exercício da mesma. Outro fator relevante se constitui pela recompensa que se tem em uma dada posição, podendo ser ela: econômica, estética ou simbólica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (133.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com