TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MEMÓRIAS DE SUA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA

Por:   •  10/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.937 Palavras (12 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

dfdfdfdfdddd

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 AS MEMÓRIAS DE SUA INFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA ESCOLA        4-6

3 AS EXPECTATIVAS QUANTO A PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA........................................7-9

4 AS IDÉIAS QUE VOCE POSSUI SOBRE O QUE É EDUCAÇÃO E SOBRE O QUE É A PEDAGOGIA.........................................................................................10-12

5 CONCLUSÃO.........................................................................................................13

6 REFERÊNCIA.........................................................................................................14



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho foi feito uma produção do memorial de formação, onde foram relatados vários acontecimentos sobre as minhas experiências vivenciadas, trajetória na escola do primário até o ensino médio, e a escolha pelo curso superior de pedagogia, tendo como objetivo fazer com que nós estudantes de pedagogia possamos relembrar a nossa trajetória pessoal escolar, podendo analisar os fatores que foram de extrema importância para nosso desenvolvimento e aprendizagem, com eles obter conhecimentos que serão a base para entender o que é a pedagogia e os fundamentos que direcionam as ações pedagógicas.

Foram registrados memórias, reflexões, sentimentos descobertos  sobre o curso e atuação do profissional pedagógico , duvidas foram esclarecidas quanto a aplicação da pedagogia e foram citadas pessoas indispensáveis para minha formação escolar , como pessoa e profissional.

Assim iniciaremos um processo de conscientização sobre aquilo que realmente é importante e faz parte da formação de um pedagogo. No entanto , além de ampliarmos nossos conhecimentos acerca do que é a educação e pedagogia , saberemos também com clareza a verdadeira função do pedagogo.


  1. As memÓrias de sua infÂncia e das experiÊncias vivenciadas na escola.

São lindas as lembranças da minha infância. Eu Giovana Ap. Branco Frigel, nasci no dia 07 de abril de 1985, na cidade de Cravinhos S.P, filha de José Carlos Branco Frigel e Izilda Branco Frigel, sendo meu pai operador de maquinas e minha mãe dólar.

Minha infância foi muito alegre e entrar na escola foi algo muito marcante, pude desfrutar ao máximo.

Meus primeiros formadores foram meus pais, que embora muito humildes me ensinasse os valores e princípios da vida.

Quando fiz seis anos meus pais me matricularam na escola João Nogueira, fiquei com muito medo e insegura, mais tive que ir, então o primeiro dia de aula, do primeiro ano de ensino fundamental chegou, minha casa ficava um quarteirão da escola, lá ia eu no período da manhã acompanhada pela minha mãe que ia me ensinado o caminho de volta para casa para que voltasse sozinha na hora da saída, pois como ela e meu pai trabalhavam não tinha ninguém que pudesse me buscar.

Lembre-me que ia toda uniformizada, blusinha de manguinha branca, saia azul e conga, só tinha uma troca, pois minha mãe não tinha condições de comprar mais, então eu ia cedo para a escola de uniforme e a tarde ela lavava para eu ir novamente ao dia seguinte.

Todos os alunos me recordam quando chegávamos à escola se colocavam em filas, do maior para o menor, cantava hino nacional, e ai então íamos para a classe.

Minha primeira professora do 1° ano foi a Tia Fátima era muito atenciosa, porem rígida quando necessária, uma ótima educadora, foi com ela que aprendi a ler e escrever. Estudava por uma cartilha onde tudo era novidade. A Tia Fátima me ensinava as vogais e as consoantes e logo em seguida fazia com que memorizássemos combinações com as letras, onde assim eram formadas as silabas e posteriormente as palavras, as frases e os textos que sempre líamos gaguejando em grupo em sala.

Quando comecei a escrever era um pouco engarranchado, só na letra de forma, mas mesmo assim Tia Fátima me parabenizava. O tempo foi passando e minha letrinha foi melhorando, lembro que praticava muito ortografia pelo caderninho de caligrafia, um dia ela me elogiou para sala que minha caligrafia era a mais perfeita de todas nossas esse dia eu fiquei toda feliz e ao mesmo tempo com vergonha, pois todos os meus coleguinhas me olharam e logo em seguida me aplaudiu, aquele dia nunca mais esqueci.

O tempo foi passando e passei para o 2° ano, nesse ano era a professora Sonia, era seria e brava, não gostava de bagunça, conversas, mas era uma ótima educadora como a Tia Fátima.

Prestava muita atenção a tudo que ela me ensinava, fazia as atividades sem nenhuma dificuldade e ficava ansiosa para chegar em casa e brincar de escolinha, onde eu era a professora, tentava fazer igual ao que tinha vivenciado na escola.

As leituras e brincadeiras me fazia viajar pelo mundo dos sonhos fazia alguns trabalhinhos, íamos a passeio com a escola, merendávamos, brincávamos na areia, tudo era muito simples em escola publica e muito divertido.

No entanto veio o ano seguinte 3° ano com a professora Edna, e no 4° ano a professora Maria Inês, cada ano era uma experiência nova.

Tinha muitas amizades e um bom relacionamento com todos, na hora do recreio nos se reuníamos no centro do pátio e lá fazíamos o nosso lanche, brincávamos de pique esconde, anelzinho, jogo da memória, enfim, era uma alegria, sensação que só quem passou por uma face de ser criança sabe o quanto é gostoso, as festas da escola eram boas e animadas.

Durante esse período do ensino fundamental sempre fui uma menina organizada, responsável com os deveres, tirava boas notas e me preocupava muito para passar de ano, pois não queria ficar mais uma vez na mesma serie sem as minhas amiguinhas, por isso me esforçava ao máximo e graças ao meu esforço sempre passava de ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com