TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Por:   •  25/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.866 Palavras (20 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

LITERATURA INFANTO-JUVENIL – 60h

[pic 3][pic 4]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

LITERATURA INFANTO-JUVENIL:

DESCOBERTA DE NOVOS MUNDOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Após ter conhecimento do contexto histórico do surgimento da Literatura Infantil no mundo, pense no contexto brasileiro e redija um texto (mínimo de 10 linhas) sobre a Literatura Infantil no Brasil, ou seja, desde as primeiras manifestações literárias voltadas para o público infantil produzidas em território nacional até os anos de 1970.

        Antigamente a literatura era direcionada somente ao público adulto, com o passar do tempo viu-se o interesse das crianças por essa leitura, então os escritores começaram a escrever histórias voltadas a elas. Não houve sucesso.

        A história “O Patinho Feio” foi marcada no século XX dando início a literatura infantil.

        Mas com o surgimento de Monteiro Lobato a literatura nunca mais foi à mesma. Quando se fala em obras da literatura infantil a referencia que se tem é de Monteiro, pois são contos de qualidade que encantam a todos independente da idade.

        Um exemplar de referencia que se assemelha à sociedade atual é “O Sítio do Pica-pau Amarelo” em que os personagens são caracterizados em atitudes humanas, em destaque a boneca Emília que representa atitudes de uma criança esperta, curiosa, brincalhona, etc.

        O prazer em ler ou ouvir histórias possibilita a reflexão do dia-a-dia, como o respeito, os problemas sociais existentes e a existência do ser humano em seu meio. O leitor interage analisando a realidade.

        A facilidade de compreensão tanto pelos adultos como principalmente pelas crianças ajuda na formação do caráter de ambos, conhecimento do mundo e da realidade de uma forma lúdica.

        A literatura conquistou seu espaço na sociedade mesmo assim muito tem a se fazer por ela.

        Essa modalidade não é mais uma simples história para crianças, mas um objeto de estudo que desenvolve debates, teses, bases para outras historias e muito mais.

         

        

  1. Semelhante a qualquer outro tipo de manifestação artística, a literatura Infanto-Juvenil também objetiva o entretenimento. Porém, nem sempre esse tipo de literatura foi utilizado com esse fim. A partir do conteúdo estudado nesta unidade, o que significa a função utilitário-pedagógica da Literatura Infantil?

        Significa que as obras não têm mais a função de entreter o leitor e sim educar possibilitando a reflexão dos conceitos, dos valores individuais e da sociedade, o respeito, o comportamento e atitudes de todos, à valorização do espaço seja ele familiar, educacional, institucional, entre outros.

  1. Monteiro Lobato é destaque não apenas na Literatura Infantil Brasileira, mas também no contexto da Literatura Universal. Escreva um parágrafo sobre a importância deste escritor para a literatura infantil, citando como desenvolveu os principais personagens do Sítio do Pica-pau-amarelo.

        Ele tinha uma preocupação em escrever para crianças utilizando uma linguagem fácil de entender, com muita criatividade e encantamento mostrando a realidade em suas aventuras. A obra “O Sítio do Pica-pau Amarelo” vem contribuir com essa preocupação, pois, seus personagens representam a vida na sociedade. A boneca Emília representa uma criança impulsiva, inteligente, questionadora e curiosa, já Dona Benta uma vovó que deixa os netos à vontade, também uma pessoa muito tranqüila, tia Anastácia uma pessoa sem estudos, mas, dedicada aos afazeres da casa e o Visconde de Sabugosa um sabugo de milho falante e muito inteligente, dedicado aos estudos, representando uma pessoa que possui conhecimentos científicos.

  1. Faça um resumo com as principais ideias do item - Literatura Infantil no Brasil.

        A literatura chegou ao Brasil no final do século XIX, ela era apresentada oralmente e suas histórias tinham como base o folclore e o misticismo. Após muitos anos essas histórias passaram a ser publicadas tornando-se assim livros para crianças.

        No século XX a literatura começou a conquistar seu espaço após a Proclamação da República e a Abolição da Escravatura, surgindo também outras publicações como as revistas, romances e mais livros para crianças.

        Com isso a necessidade de freqüentar escolas foi grande e a literatura infantil brasileira dói direcionada aos professores e aos alunos. Muitas obras surgiram sendo traduzidas ou adaptadas de escritores estrangeiros.

        Monteiro Lobato publica em 1921, a obra “Narizinho Arrebitado” reforçando sua preocupação em escrever para crianças despertando o interesse delas.

        As histórias eram escritas com o olhar de uma criança e não mais com o do adulto.

        A realidade brasileira foi vista dentro das obras sendo uma maneira de reflexão sobre os problemas sociais, também foram publicadas histórias policiais, ficção científica e poesias, em uma forma de compreender e transformar a realidade.

  1. Escolha três autores da produção literária infanto-juvenil brasileira atual (após os anos 1970). Escreva um texto explicativo sobre o estilo literário de cada um deles e cite suas principais obras, ou seja, as premiadas e/ou mais vendidas. Não se esqueça de listar as fontes que você consultou para a pesquisa.

 Questões para saber mais e para os exames

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (523.8 Kb)   docx (215 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com