TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DE LEITORES

Por:   •  14/8/2017  •  Artigo  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 7

A ORIGEM E FORMAÇÃO DE LEITORES

RESUMO

O presente artigo objetiva realizar uma análise sobre a origem e complementação da formação de leitores. Sabemos que por meio da leitura o cidadão pode se tornar mais bem informado, desenvolver sua criticidade e para começo de processo o primeiro contato com livros começa se na família, nas escolas e depois amplia se para a vida toda. Nesse sentido este veio para ampliar o conhecimento dos profissionais da educação tendo em vista que a investigação neste sentido aprimora-o. Os leitores atuais muitas vezes chamados de leitores virtuais desenvolvem leitura mecanizada, de imagens, mas nota se que jamais substituirão a leitura de um bom livro, o contato manual com este que tornará o cidadão mais culto, mais conhecedor de seus direitos, mais promisso a mudanças e a escola deve cumprir seu papel participativo ao investir em conhecimentos e equipamentos em suas bibliotecas formando leitores conscientes e transformando seu espaço em local de criticidade, de formação e de cidadania. Daí a importância de políticas públicas no cumprimento desta formação.

Palavras-chave: Formação de leitores; família; bibliotecas escolares; mídia; políticas públicas.

1. INTRODUÇÃO

Sabemos que a formação de leitores competentes é um processo essencial para a evolução da sociedade e se desenvolve principalmente no meio ambiente escolar.

Na primeira parte intitulada discorreremos sobre a família a qual proporciona o primeiro contato da criança na formação de leitores. É na família que a criança começa a ter gosto, a ter entusiasmo, a se encantar pelo mundo da leitura.

Na segunda parte intitulada falaremos sobre a contribuição que as bibliotecas escolares trazem para esta formação de grandes leitores.

Na terceira parte intitulada trataremos sobre a contribuição da mídia nessa formação, hoje considerada como dominante no mundo, mas que às vezes não substitui a leitura de um bom livro.

Na quarta parte intitulada discorreremos sobre as políticas públicas que podem contribuir para a objetividade desta formação.

2. FAMÍLIA: PRIMEIRO CONTATO DA CRIANÇA NA FORMAÇÃO DE LEITORES

A família é o primeiro berço de aprendizagem da criança. É nela que a criança começa a desenvolver suas competências e na leitura e na aprendizagem não é diferente. A criança começa a ter contato com leitura desde muito cedo, pois pais e familiares tradicionalmente são transmissores deste saber por que desde quando a criança nasce muitos contam histórias para elas dormir, para distrair e isso faz com que ela se incentive desde cedo.

Bossa (1998) ressalta que mais do que responsável pela qualidade de vida, os pais são os construtores do aparelho psíquico de seus filhos.

Sabemos que o trabalho, estudos, dentre outros interesses pessoais acabam por tomar muito tempo dos pais, mas não podemos deixar que isso impeça de construir hábitos saudáveis para com seus filhos.

A leitura quando não é estimulada no ambiente familiar, acaba sendo vista, muitas vezes, como algo que não é de interesse do indivíduo, já que acontece apenas em lugares rígidos e de forma obrigatória. No entanto, se o estímulo à leitura acontecer no ambiente informal, principalmente no lar, é mais provável que o leitor tenha facilidade na compreensão de textos. Segundo Vieira (2004, p. 06):

O leitor formado na família tem um perfil um pouco diferenciado daquele outro que teve o contato com a leitura apenas ao chegar a escola. O leitor que se inicia no âmbito familiar demonstra mais facilidade em lidar com os signos, compreende melhor o mundo no qual está inserido, além de desenvolver um senso crítico mais cedo, o que é realmente importa na sociedade.

3. BIBLIOTECAS ESCOLARES: SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DE LEITORES

A busca pelo conhecimento parece ser algo natural no ser humano, essa busca dá-se de diversas formas e a leitura é uma das formas de se chegar até ele. A biblioteca sendo um espaço onde se encontra reunido diversas formas de leitura torna-se fundamental para a apropriação do conhecimento.

Uma biblioteca não pode ser vista apenas como um depósito de escritos, mas acima de tudo como um espaço voltado a pesquisas, construção de saberes, ou seja, um espaço em que a sociedade em geral tenha o habito de frequentar. Para a existência de uma biblioteca com condições de atender ao público visando desenvolver o hábito da leitura é necessário que três elementos básicos estejam interligados entre si: bibliotecários, livros e usuários.

Sob esta questão Silva (1997, p.106) comenta que:

Sem o bibliotecário, com os seus conhecimentos organizacionais e de orientação, o espaço dos livros torna-se altamente caótico e tende a perecer rapidamente. Sem livros, o espaço torna-se inútil. Sem usuário, o espaço da biblioteca não se dinamiza, perde o seu valor e morre.

Esses três elementos (bibliotecários, livros e usuários) são de fundamental importância

para existência de uma biblioteca, mas, infelizmente nem sempre podemos contar com isso, pois em muitos casos têm-se os livros, leitores e não o bibliotecário, em outros casos os livros são insuficientes ou desatualizadas sendo assim as realidades no que diz respeito à biblioteca são múltiplas.

Atualmente vimo nos diante de uma desvalorização do hábito de ler. Podemos perceber ao entrar nas bibliotecas escolares onde encontramos somente livros antigos ou recebidos do governo federal. As bibliotecas escolares carecem de nova estrutura, de novos incentivos. A escola e o professor que valoriza a leitura, que sabe que ela é responsável pela maior parte do desenvolvimento psíquico da criança devem valorizar a biblioteca de sua escola contribuindo para o crescimento e inovação da mesma. Criança gosta de ler, mas ler qualquer coisa não desperta aprendizagem.

Segundo Jolibert (1994, p.149):

Toda leitura é um questionamento de texto, isto é, uma elaboração ativa de significado feita pelo leitor a partir de indícios diversos, de acordo com o que está procurando num texto para responder a um de seus projetos.

4. A MÍDIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Sabemos que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com