TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Por:   •  24/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.060 Palavras (13 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GRAZIELLE BORGES PEREIRA RA: 5560122090

JULIANA AP.HELBUSTO DE FREITAS RA: 5312968833

PATRICIA MIRANDA DE OLIVEIRA RAYMUNDO RA: 5570149621

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

GRAZIELLE BORGES PEREIRA RA: 5560122090

JULIANA AP.HELBUSTO DE FREITAS RA: 5312968833

PATRICIA MIRANDA DE OLIVEIRA RAYMUNDO RA: 5570149621

FUNDAMENTOS DA GESTÃO EM EDUCAÇÃO

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Fundamentos da Gestão em Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: a distância: Maria Claudia Tiveron Leme da Costa e presencial: Reny de Fátima Assis Pereira.

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

2015

 

Introdução

A natureza conciliadora da administração se mostra de forma muito particular na gestão educacional, pois os trabalhos a serem colocados em prática estão relacionados à autonomia cultural de indivíduos históricos, para os quais a percepção do conhecer como elemento é de suma importância na construção da cidadania. A partir dessa concepção, a compreensão de qualidade da educação e de democratização de gestão ganham novas composições.  

A discussão sobre esses temas articula-se a processos mais amplos do que a dinâmica dentro da escola, a real importância do papel social da escola e dos processos inerentes à organização, cultura e gestão peculiar a ela. Por isso, é imprescindível não perder de vista que o método educativo é mediado pelo contexto sociocultural, pelas condições em que se efetiva o processo de ensino aprendizagem, pelos ângulos organizacionais e, consequentemente, pela execução com que se constrói o projeto político-pedagógico e se efetivam os processos de organização e gestão da educação.

Qual o papel do gestor educacional e escolar para a modernidade?

         Há algum tempo atrás existia um modelo padrão de gestor “diretor” escolar, ele era um individuo inerte e sem voz ativa, um simples transferidor de informações, servindo apenas para fiscalizar o funcionamento da escola de acordo com a exigência de normas do sistema de ensino. Na atualidade ainda há vestígios em algumas escolas sobre o antigo modelo intransigente, caracterizado pelo novo foco de organização contornando direta ou indiretamente na essência do funcionamento do estabelecimento. A partir do mostrado, procuraram  estudar a serie de problemas existentes nas escolas e onde se iniciaram as crises, as reprovações, a estagnação da atuação participativa do gestor educacional na realização dos comandos dirigidos e a fragmentação e interrupção das metas deste através da hierarquia e do sistema. O tema abordado tem uma grande magnitude, pois os gestores atuais sofrem com as dificuldades do cargo.

        A partir desta concepção surgiu a necessidade de haver uma ou mais pessoas para dirigir as ações que encaminham a escola para a direção desejada.
A escola é uma instituição que sempre precisou mostrar resultados. Porém nem sempre os frutos são positivos. Para evitar fracassos de esforços e fazer com que os objetivos sejam alcançados, temos consciência que é necessária à presença de gestores que atuem como mestres, capazes de realizar ações direcionadas para esse foco.

O gestor escolar não deve ser o principal orientador das regras e normas da escola, a escola precisa trabalhar para se tornar uma comunidade social de aprendizagem também no quesito liderança, tendo em vista que, a natureza do trabalho educacional e os novos modelos organizacionais exigem essa competência. Para que isso ocorra, é essencial a atuação de inúmeras pessoas, mediante a prática da gestão compartilhada, atuar como orientador do desenvolvimento de novas lideranças na escola é uma das práticas substancial para um diretor eficaz.

O Gestor Educacional tem a função de humanizar, de acordo com a nossa realidade tecnológica avançada onde as pessoas são substituídas por maquinas, falta o contato, o dialogo, porém são indispensáveis os meios tecnológicos, para o desempenho do Gestor Educacional, por isso é necessário preparação, orientação e acompanhar o seu desenvolvimento e do seu pessoal, pois o Gestor Educador trabalha com pessoas de todos os tipos de objetivos e entram as divergências, cabe ao gestor , entusiasmar e encorajar a sua equipe ao novo, ao que não é de costume , porém necessário para a

evolução de cada um, o moderno, as tecnologias, o mundo vive em constante evolução, todos tem que evoluir junto.

Os gestores estabelecem metas e prazos, em conjunto com sua equipe, eles ampliam a legibilidade nas normas e nas regras dos processos decisórios, bem como estimulam cada liderado a reservar um tempo, para os projetos pessoais, facilitam a criação de um processo de avaliação independentemente de programas de recompensa financeira, eles devem estar preparados para lidar com a diversidade de comportamentos, respeitam as diferenças individuais crenças, cognição, gênero, etnia, orientação sexual etc.

Por consequência a Gestão em Educação precisa saber ser guia democrático, estar psicologicamente bem, saber dar autonomia sem ser autoritário, estar atento a cada passo adiante ou retrocesso do seu pessoal. A modernidade exige disciplina, comprometimento, e vontade em estar, participar com o novo, é importante cada vez mais a busca pela aprendizagem moderna, isso valoriza e da estimulo ao crescimento pessoal de cada um.

Quais são os objetivos do “Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública”?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (234.9 Kb)   docx (435 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com