TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Métodos do Ensino Língua Portuguesa e Matemática

Por:   •  15/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

MARIA PEREIRA

PORTFÓLIO E PRÁTICA

Atividade para a disciplina Fundamentos e Métodos do Ensino de Língua Portuguesa e Matemática.

GUARANÉSIA – MG

2020


PORTFÓLIO E PRÁTICA

Vocês não deverão fazer nenhum tipo de Plano de aula ou projeto didático ou projeto de pesquisa. Embora tenha o nome de projeto, a 1ª etapa da PRÁTICA consiste na construção de um comentário analisando as três versões de uma mesma fábula e na 2ª etapa a construção de um texto relacionando as 3 primeiras versões da fábula: “Menina do pote de leite” com o conto “Eu tropeço e não desisto”.

Observe explicação detalhada:

1ª ETAPA:

Você lerá três versões de uma mesma fábula (apresentadas no PEGE) hoje conhecida como a “Menina do pote de leite”, apresentadas numa linha temporal: Calila e Dimna, do século 5º a.C., La Fontaine, do século 17, e Lobato, do século 20.

Leia as três histórias e redija um comentário no qual destaque: as diferenças e semelhanças entre os textos quanto ao conteúdo ético (temática) e à linguagem (recursos expressivos), bem como ao endereçamento (a quem esses textos são dirigidos).

2ª ETAPA:

Leia o conto “Eu tropeço e não desisto” e redija um texto reflexivo, aproximadamente 20 linhas, no qual esclareça que procedimento(s) a autora Giselda Laporta Nicolelis utilizou para fazer uma releitura das versões da fábula A menina e o pote de leite (analisadas na 1ª etapa). Procure verificar no conto Eu tropeço e não desisto os processos estudados: carnavalização (inversão), paródia (mudança de contextos e caracterizações para reverência, brincadeira ou ironia), dialogismo (a inserção de elementos de outras obras tradicionais). Observe também a mudança de gênero (a transformação da fábula em um conto).

Fundamente suas observações aplicando os aspectos teóricos estudados na unidade e comprove com fragmentos do conto.

Vocês deverão postar a 1ª e a 2ª etapa no mesmo arquivo word.


1ª ETAPA:

As três histórias apesar de acontecerem em diferentes épocas contam que as pessoas com os mesmos sonhos de enriquecerem.

Poupavam alimentos, para depois revenderem e comprarem animais e lhe dariam valores melhores no retorno, essa era a maneira de poupar daquela época, e depois com os rendimentos poderiam dobrar seus valores com um preço maior no futuro e conseguir uma renda extra para conquistar seus sonhos que dependiam principalmente de um investimento financeiro.

Na minha análise a história do livro Calila e Dimma, uma mulher conta uma história antiga para seu marido para mostrar lhe que seu destino provinha de Deus e que deveria aceitar da maneira que fosse e que sua ganância e ignorância não traria bons resultados.

Na segunda história de La Fontaine, fala sobre uma moça que com pressa e com muitos sonhos vai fantasiando suas ambições enquanto carrega uma leiteira na cabeça, porém como a pressa é inimiga, tropeçou nos seus próprios sonhos e ao cair acordou para realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com