TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fael Estágio - Educação Infantil

Por:   •  18/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.213 Palavras (13 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

Pedagogia

FRANCINI STEIGER

MARIA ADELIANA MARIANO DE LIMA MIGUEL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FRANCINI STEIGER

MARIA ADELIANA MARIANO DE LIMA MIGUEL

Araranguá

2019

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado na Gestão Educacional, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof: Patrícia Farias

                                                FRANCINI STEIGER

                  MARIA ADELIANA MARIANO DE LIMA MIGUEL

ARARANGUÁ

2019

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        15

2        DESENVOLVIMENTO        16

2.1        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        18

2.2        INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA        19

2.3        OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA        20

2.4        DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA        21

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        23

REFERÊNCIAS        24

ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo        25

                                           INTRODUÇÃO

Este é um relatório de conclusão de estágio supervisionado realizado na Educação infantil , que foi realizado no Centro de Educação Infantil Terezinha Uliana Victor, sendo o estágio uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Nº 9394/96), pois torna-se um grande instrumento de aprendizagem e interação do estudante de pedagogia com a realidade do trabalho que irá exercer depois de formado.

 Foi possível ter uma visão mais crua e verdadeira da realidade social e educacional destas crianças. Uma realidade que vai muito além dos portões da escola, também a organização da instituição favoreceu bastante a realização do estágio.

Sendo, o principal objetivo a docência, onde o acadêmico sai da teoria e vai para a prática, conhecendo o verdadeiro sentido da profissão que vai exercer.

Foi realizado no Centro de Educação Infantil São José, situado na Av. Vereador Manoel Costa nº, Jardim das Avenidas, no município de Araranguá, na turma do Jardim “A’.

Trabalhamos em dupla, fizemos visitas, observação, conhecemos a unidade escolar e sua realidade, com isso fizemos um planejamento e assim concluímos aplicando nossos planos de aula, como relataremos a seguir.

          Após toda essa interação com meio educacional foi possível ter uma noção bem mais ampla e realista da situação que um professor enfrenta nos dias atuais. As principais lacunas presentes na educação infantil, onde estão as maiores dificuldades das criança, os desafios diários dos docente, o papel que a instituição de ensino tem na vida dessas criança que vai muito além daquilo que se pode ver dentro da mesma, mas também o papel social que exerce buscando introduzir as famílias neste meio.

2. DESENVOLVIMENTO

 

2.1-Caracterização da Instituição

A Instituição escolhida foi o Centro de Educação Terezinha Uliana Victor, situada na rua José Augusto Conceição, nº 555, no Bairro Jardim Atlântico, na cidade de Balneário Arroio do Silva, Santa Catarina.

Foi fundada em 02 de maio de maio de 2002, e é uma entidade mantida pela Prefeitura Municipal De Balneário Arroio do Silva, tendo sua primeira sede a localizar-se na Rua Caxias do Sul nº 1040, Bairro Jardim Atlântico, a instituição recebeu esse nome em homenagem a primeira professora.

Com o aumento da população a instituição teve que ser realocada para uma estrutura com espaço mais amplo, passou a se localizar então na Rua Fortaleza nº1380, no mesmo bairro, ficando nesse local por um ano e dois meses.

Como o Município não parava de crescer a instituição teve que ser novamente mudada de localidade, o novo endereço foi na Rua José de Campos nº25 onde permaneceu de janeiro de 2009 a novembro de 2013.

Após as varias mudanças ,no dia 22 de Novembro de 2013 foi inaugurada a nova e atual estrutura, sendo esta um modelo padronizado estabelecido pelo Governo Federal. A instituição agora conta com um espaço amplo.

O novo prédio conta uma cozinha ampla e planejada, uma secretaria, uma sala de direção, parque, sala de reuniões, laboratório de informática, sala do conto ,oito salas de aula, quatro banheiros sendo dois de funcionários e dois de alunos, um amplo refeitório coberto e uma grande área de gramado.

As salas de aula são organizadas de acordo com a faixa etária das crianças, sendo que os berçários e maternal I contam com um espaço mais fechado para que as crianças possam dormir, já que os alunos das mesmas ficam em período integral. Enquanto alunos de maternal II e prés ficam em turnos parciais, matutino e vespertino.

As atividades de ensino são trabalhadas de forma interdisciplinar com base no Currículo da Rede Municipal de Balneário Arroio do Silva, disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Educação, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, incorporando-se também o Estatuto da criança e do adolescente (Lei nº 8.069/90), a Constituição Federal de 1988, além de estar em sintonia com a LDB nº 9.394/96.

O embasamento teórico e metodológico se respalda em pesquisadores e autores como Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e Henri Wallon.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com