TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL - FAEL

Por:   •  19/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.093 Palavras (21 Páginas)  •  1.296 Visualizações

Página 1 de 21

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Larissa Amorim Nunes-170107118, Marcia Teixeira Machado de Jesus-170106597, Miqueias Vieira Cana Verde-170106375

IRECÊ

2017  

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA -EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof. (a) CAMILA ANDRETTA MARTINS

Larissa Amorim Nunes-170107118, Marcia Teixeira Machado de Jesus-170106597, Miqueias Vieira Cana Verde-1740106375

IRECÊ

2017

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        15

2        DESENVOLVIMENTO        16

2.1        CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        16

2.2        INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA        17

2.3        OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA        18

2.4        DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA        18

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23

ANEXO A – Ficha de Avaliação na Escola-campo        24

ANEXO B – Planos de Aula        26

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho, apresenta reflexões sobre a importância do estágio supervisionado na educação infantil, e as suas colaborações para a formação docente, motivando os estudos teóricos que foram comparados relativos as experiências vivenciadas na prática docente. O estágio em educação infantil foi realizado no grupo 04 da Escola Municipal Rural de Itapicuru, situado na rua da igreja católica, no povoado de Irecê, com uma turma de dezesseis alunos com idades de cinco anos.

O objetivo apresentado no estágio supervisionado nos proporciona muitas aprendizagens, desenvolvendo vários conhecimentos, capacidades, profissão docente, considerando o contato direto com o aluno do campo de estágio e a formação teórica.

A educação infantil é a fase que envolve crianças de 0 a 5 anos de idade, classificada a primeira etapa da educação básica, atuando sobre dois eixos fundamentais: A interação e a brincadeira, sendo o período principal na vida das crianças. É nesta fase que elas ganham conhecimentos que irão sensibilizar na sua vida adulta.

Com a realização deste trabalho foram realizadas as observações de todos os participantes na escola e na sala de aula onde foram aplicados 10 planos de aula com temas e conteúdos diversos que envolveram a disciplina natureza e sociedade, Linguagem e Matemática.

O texto está dividido da seguinte maneira com a introdução que apresenta o conteúdo geral do trabalho; o desenvolvimento que apresenta a identificação da instituição; inclusão da escola estagiada onde mostra o processo dos alunos inclusos, e a observação participante da turma que mostrar a metodologia geral da sala e em seguida a  descrição da docência que apresenta os planos de aula, identificando o tema, objetivo, e os procedimentos da aula e todos os métodos utilizados nos planos de aula, e as considerações finais do trabalho que é a parte final do trabalho mostrando as conclusões, os objetivos que foram alcançados durante o estágio supervisionado.

  1. DESENVOLVIMENTO

O estágio sempre foi visto como a parte pratica na formação do acadêmico, sendo assim o estágio se torna um componente curricular que proporciona ao aluno a reflexão contextualizada, dando condições para que se torne autor de sua própria pratica. O estágio possibilita ao aluno aprender na pratica realizando atividades docentes para quem ainda não é professor, e o ressignifica suas práticas os profissionais que já atuam como docentes. Portanto o estágio possibilita que os futuros professores compreendam a complexidade da ação educativa e pedagógica, observar e analisar as práticas propostas, fazem uma intervenção no objeto de estudo, coloca o formando sobre a perspectiva de experimentar, de rever conceitos abordados por teóricos levando para a pratica as inovações acadêmicas.  

  1. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal Rural situada no povoado de Itapicuru, na Rua da Igreja católica, tendo como entidade mantedora a prefeitura municipal de Irecê, funciona em um espaço da prefeitura em apenas um turno, que é o matutino de 7h 30min ás 11h 30min.

A escola atende as crianças que são organizados por grupos e idades de 2 a 5 anos. O grupo 01 contém 13 alunos, o grupo 02 contém 22 alunos e o 03 contém 17 alunos e o grupo 04 que contém 16 alunos.

A escola possui quatro salas de aula, uma secretaria, um pátio descoberto. Na secretaria há uma televisão de 40 polegadas e dois notebooks. Há quatro sanitários sendo dois em frente à secretaria para os funcionários e dois para os alunos sendo um masculino e o outro feminino; na cantina o espaço é pequeno contendo um uma geladeira, um fogão industrial, uma pia de lavar louça, prateleiras e utilitários domésticos.

Na sala de aula os projetos são desenvolvidos com brinquedos e brincadeiras, a infância no campo, e oportunizar a criança a reviver e construir as brincadeiras e brinquedos que caracteriza o tempo e a cultura de maneira significativa em que os valores de cooperação, de respeito, de justiça ou solidariedade e outra estima que estejam presentes. Resgatando brincadeiras antigas e as atuais que fazem parte da cultura do nosso campo. Acontecem todos os anos letivos, com os professores e coordenadores e acontecem em prática na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (885.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com