TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fernando De Azevedo Signatário da Escola Nova

Por:   •  5/12/2022  •  Artigo  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

Fernando de Azevedo

Fernando de Azevedo, um educador com múltiplos interesses, especialista em Educação Física, dedicou – se as Ciências Sociais e ensinou Psicologia e Latim e produziu crítica Literária. Pesquisou, investigou e exerceu vários cargos administrativos na aérea educacional. Mas o seu pensamento e ações mantiveram um objetivo principal: A democratização da Educação.

O intelectual estudava em Colégios Jesuítas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, entre 1900 e 1908. No ano seguinte ingressa na Companhia de Jesus, em Campanha em Minas Gerais e realiza voto, renuncia em 1914 a vida religiosa aos 20 anos decidiu estudar Direito em Belo Horizonte.

Em 1924, O educador foi convidado para ser Diretor Geral de Instrução Pública no Rio de Janeiro. Entre 1926 á 1930, o intelectual engajou o projeto de educação para o Brasil. E lutou por esse projeto em vários momentos de sua vida utilizando-se de muitas estratégias. Insatisfeito com o cenário em que a educação brasileira estava mergulhada, o intelectual buscou reformar a educação que era oferecida ao povo brasileiro numa escola pública, laica obrigatória e sendo dever do Estado concretizar a nova escola. Fernando de Azevedo queria propor uma nova bibliografia sendo brasileira, ele preocupava-se muito com a formação cidadã de cada individuo.

O mundo moderno entrava em transformação, havia acabado a 1° Guerra Mundial, o processo de Industrialização, existia a organização dos trabalhadores que estavam reclamando e solicitando melhores condições de vida e a Imprensa Operária. No entanto, existiam vários interesses que clamavam por uma escola diferente. Nisso, o Fernando de Azevedo preocupa-se em aparelhar a escola, criando bibliotecas e resolvendo um conjunto de questões que estão associadas á formação do professor e dentro do que há de ponta.

Um dos ideais da proposta que ele propôs: Extensão da escola para todas as crianças em idade de estudar. Articulação entre os vários níveis de ensino: ensino primário, ensino técnico- profissional e o ensino normal. Adaptação ao meio: Para o educador, existiam três meios geográficos. Havia a escola da cidade que ele propunha o acesso á produção industrial. Escola da praia (litoral) exercer atividade de pesca e a Escola Rural trabalharem com atividades agrícolas e também as adaptações as idéias modernas da educação.

Sendo a escola como um lugar de produção, solidariedade do espírito comum. A construção de uma sociedade em miniatura, preparando o sujeito para a sua inserção na sociedade. Seja no mercado de trabalho, relações sociais ou o âmbito político.

A reforma enfrenta resistência por parte da câmara de vereadores da época. Ele propôs um concurso público para selecionar professores. Segundo ele, a educação do Brasil tinha métodos arcaicos. Após um movimento popular tendo o apoio dos entendedores da oposição a reforma do sociólogo foi aprovada com o texto original.

Fernando de Azevedo sempre buscou a cultura brasileira e a arquitetura patriota para criar o modelo dos prédios das escolas. Abortando a idéia de uma escola com salas simples e sem recursos para uma escola aparelhada com uma diversidade de recursos para uma boa educação. Em 1929, por intermédio de Monteiro Lobato, Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com