TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme O leitor

Por:   •  4/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 3

Educação de jovens e adultos

Atividade: O filme, O Leitor.

Fazer ligação com a educação de jovens e adultos E.J. A.

O Leitor

O filme conta a história de um romance entre um estudante de os quinze  anos(Michael)e uma mulher adulta (Hanna).

Em meio a muitos encontros ele descobre que ela gosta de ouvir histórias, poesias, contos e muitos outros, o que ele não percebe é que ela não sabe ler e nem escrever, e nem quais os motivos nos quais ela não contou ,e nem porque ela não aprendeu na idade certa.

Com o caminhar da história eles se separam e Michael só a reencontra diante de um tribunal ,onde ela estava sendo acusada pela morte de muitos judeus em diferentes momentos da guerra, no qual seu veredito foi a condenação ,onde a pena foi a prisão perpetua.

Foi em meio ao julgamento que Michael descobre que Hanna era analfabeta , pois ela mesma se condena , quando se nega a escrever para fazer as devidas comparações das letras ,pois por não querer expor sua deficiência ,se torna condenada para sempre.

Michael se casa e se separa de sua esposa, por ter na consciência muito arrependimento e sentimentos confusos, ficou transtornado, devido ele não ter feito alguma coisa para ajudar Hanna no julgamento, pois sabia que sua atitude foi muito incorreta por não se manifestar no julgamento, por outro lado respeitou a situação de Hanna em relação ao analfabetismo, um dos valores nos quais seguiram com ele pela vida toda.

Com o passar dos anos, Michael se vê novamente envolvido com Hanna, através de alguns livros guardados ele tem lembranças de momentos que tiveram juntado.

Michael não tem nenhum contato com Hanna, mais com o passar dos anos ele resolve ler livros e gravar em fitas cassete e enviar para Hanna na prisão, e isso vai ate o momento em que ela decide aprender a ler e escrever sozinha, então se lembra dos momentos com Michael e lembra-se do livro A Dona do Cachorrinho e através dele começa a escrever suas primeiras palavras.

Com isso ela passa a escrever cartas com apenas poucas letras, e enviar para Michael, porem ele nunca responde, mais continua mandando as fitas.

É então que Hanna recebe um relaxamento na pena imposta e seria libertada ,com isso Michael é procurado pela direção do presidio  para ajuda-la , então depois de muitos anos ele a visita na prisão , e impõe condições para ajuda-la.

Porem ela sabe que sua vivencia fora do presidio seria muito complicada, toma uma decisão em sua vida, deixa uma carta para Michael e na noite anterior ao dia de sua liberdade ela se suicida, e deixa uma latinha com dinheiro, que mais tarde foi doado a uma associação de pessoas que não sabiam ler ou escrever.

A alfabetização é muito importante para todos os cidadãos, a vida os leva a situações difíceis, não importa a idade para se aprender desde que haja força de vontade e respeito uns pelos outros, já parte dai o aprendizado.

A alfabetização no filme fez uma grande diferença na vida de Hanna , sem ela chegou a ser condenada pela sociedade, assim como acontece com qualquer analfabeto no dia a dia .

No enredo da história a alfabetização já vinha partindo do livro das histórias e das fitas cassete, a narrativa fez com que fossem feitas comparações, e tudo com força de vontade, ela estava se tornando uma autodidata.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com