TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação Docente

Por:   •  30/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.898 Palavras (8 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 8

CURSO DE CAPACITAÇÃO DOCENTE

PAPER DE ESTÁGIO - EJA

Viviane da Soler

Orientadora: Virlene Maria Da Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Pedagogia (PED0718) – PAPER DE ESTAGIO IV

20/04/2016

RESUMO

Para obtermos uma educação de qualidade, necessitamos de bons profissionais, por meio do tema explorado, pode-se perceber o quanto é importante que o professor da EJA tenha, entre tantas outras especificidades, as competências necessárias para atuar em tal função. Pensar na formação do professor de jovens e adultos, no atual contexto socioeconômico, político e cultural, exige uma avaliação e uma revisão da prática educativa e da formação inicial e continuada desse profissional tão requisitado. Isso nos faz pensar o quão necessário é que cada vez mais existam cursos preparatórios de formação continuada para o professor de EJA.

Palavras-chave: Educação. Profissionais. Competências.

1 INTRODUÇÃO

Durante a execução teórica e prática do projeto de estágio, foi abordada a área de concentração que fala sobre formação e profissionalização docente, com o tema: Competências, habilidades e valores inerentes ao perfil do professor da educação de jovens e adultos, que tem por finalidade tratar do assunto formação do educador da EJA e de seus processos de aprendizagem durante todo esse processo de capacitação, metodologias, entre outras especificidades do campo de atuação destes profissionais e suas práticas educativas.

O tema em questão vai de encontro aos objetivos de refletir sobre aspectos que caracterizam as especificidades da formação do(a) educador(a) de jovens, adultos e idosos, integrando experiências formativas, promovendo reflexões acerca do processo de formação das experiências vivenciadas na atuação do professor da EJA, situando a educação de jovens e adultos no contexto geral da educação e compartilhando resultados de pesquisas e de experiências de educação.

2 FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

Para obtermos uma educação de qualidade, necessitamos de bons profissionais. Dessa forma, se faz necessário a formação inicial e continuada do educador da EJA, para que o mesmo esteja sempre atualizado e preparado para o processo de ensino-aprendizagem.

Através do tema explorado, percebe-se  o quanto é importante que o professor da EJA tenha, entre tantas outras especificidades, as competências necessárias para atuar em tal função, uma vez que o mesmo deve estar preparado para enfrentar os desafios que uma sala de aula oferece diariamente.

A exploração do tema “Formação e Profissionalização Docente” é importante, pois o mesmo nos permite analisar, questionar e pensar sobre a forma que este processo está ocorrendo e assim, se o mesmo está acontecendo da maneira correta nos dias atuais.

3 COMPETÊNCIAS, HABILIDADES E VALORES INERENTES AO PERFIL DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

As mudanças sociais têm refletido na educação e nos profissionais que nela atuam, e as transformações sociais, políticas e econômicas foram muito acentuadas no setor educacional.

A formação de competência requer um trabalho diferenciado no interior das instituições de ensino, principalmente porque se faz muito necessário desenvolver a capacidade de mobilização dos saberes para uma coerente resolução de problemas. O acompanhamento e aperfeiçoamento dos processos de formação asseguram a superação das dificuldades, a conquista de novas aprendizagens e a ampliação da capacidade de reflexão.

Mais que a posse dos saberes escolares é muito necessário desenvolver a capacidade de mobilizar estes mesmos saberes para a resolução de problemas e para o enfrentamento de imprevistos nas situações de trabalho. Assim, no que se referem aos espaços formativos, estes devem favorecer a participação, o diálogo, a negociação e a intervenção, o que implica alterações metodológicas, redefinição do papel, avaliar o domínio de é diferente de avaliar o domínio de competências, em um contexto de formação preocupado com a superação das dificuldades e com o avanço progressivo de todos.

Evidencia-se, a necessidade de conhecer melhor e entender mais profundamente o que de fato vem sendo realizado em termos de avaliação da aprendizagem em um contexto educativo e um projeto pedagógico compromissado com a formação de competências.

A EJA, como processo diferenciado em relação à educação de crianças, necessita de elementos diferenciados para atender às peculiaridades típicas desse processo, sendo que o mesmo deve acontecer com habilidades e competências por parte do professor para que o ensino se torne de qualidade, um dos maiores objetivos e metas da educação atual, assim como da educação de jovens e adultos.

4 FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA

Pensar na formação do professor de jovens e adultos, no atual contexto socioeconômico, político e cultural, exige uma avaliação e uma revisão da prática educativa e da formação inicial e continuada desses educadores, principalmente se considerarmos as especificidades e particularidades dos sujeitos/alunos e acima de tudo trabalhadores.

A formação dos professores como um processo continuo vai se constituindo ao longo dos percursos de histórias de vida pessoal e profissional, no entanto, faz-se necessário, que nesse percurso formativo, exista a intervenção de mediações competentes e institucionais de profissionais que possam sistematizar os conhecimentos, as habilidades e as experiências  que vem sendo acumuladas historicamente pela humanidade, de modo que os jovens e adultos alunos trabalhadores possam se apropriar e fazer uso dos saberes sistematizados em suas práticas de letramentos cotidianas.

A formação de torna-se mais centrada e muito mais importante para que os espaços formativos se constituam como “organizações qualificadoras”, ao propiciarem as condições de participação, de diálogo, de negociação e de intervenção contemplando a modalidade EJA.

Todavia, atingir tal meta subordina-se à construção e implementação de alterações nas metodologias de ensino e nas estratégias pedagógicas, bem como a redefinição e ressignificação das atividades avaliativas.

De acordo com Soares (2005, p.129 apud ANZORENA; BENEVENUTTI 2013, p.154), “[...] a questão da profissionalização do educador de adultos tem se tornado cada vez mais nuclear nas praticas educativas e nas discussões teóricas da área”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (142.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com