TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação de Professores “ A quem serve a Base Nacional Comum Curricular?

Por:   •  13/6/2022  •  Artigo  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

REFLEXÃO SOBRE O DEBATE CRÍTICO DA BNCC – Formação de Professores “ A quem serve a Base Nacional Comum Curricular ? “

O vídeo citado a seguir será sobre o debate critico da BNCC – A quem serve a Base Nacional Comum Curricular no qual teve como apresentação a professora Lisete Arelaro, da Faculdade de Educação (FE), e dos professores Eduardo Girotto (FFLCH - Geografia) e Elie Ghanem (FE). O debate foi abordado de maneira crítica e contextualizada tanto pelos expositores a cerca da BNCC quanto pelo público , a maioria destes eram professores de escola pública e trouxeram posicionamento e questionamentos muitos pertinentes.

A professora Lisete enfatiza a cerca dos princípios constitucionais no qual devem nortear a educação ,como a liberdade de ensinar, aprender, pesquisar , a arte e o saber; o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas; a valorização dos profissionais da educação escolar e a formação de professores . Ressaltou sobre o Plano Nacional de Educação e também sobre as mudanças negativas promovidas nas políticas educacionais pelo governo Temer, articulando-as às perspectivas e propostas que apresentaram na última proposta da BNCC, com ênfase crítica aos conceitos de competências e habilidades, estabelecidos na BNCC.

O professor Eduardo apontou que desde o governo de Dilma Rousseff a Associação dos Geógrafos do Brasil (AGB) se posicionou contra a BNCC, enviando diversos documentos aos membros dirigentes do MEC e aos conselheiros do CNE, sem obter qualquer resposta. Girotto faz críticas as políticas atuais, que no seu entendimento tratam de estabelecer para o país uma gestão da miséria, expôs também sobre o discurso orçamentário que trata dos interesses dos setores no qual a única preocupação dos mesmos é a obtenção de lucros e não ao Direito a Educação, trouxe alguns nomes de organizações não governamentais, institutos e fundações que protagoniza o interesse pelos lucros. Ele também destacou que acerca da desigualdade da BNCC, o fechamento das escolas e sobre a ideia de que universalizou a educação, porém isto não acontece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com