TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentação teórica Conceito dificuldade de aprendizagem.

Por:   •  2/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.254 Palavras (6 Páginas)  •  3.407 Visualizações

Página 1 de 6

Fundamentação teórica

Conceito dificuldade de aprendizagem.

Dificuldade de aprender e desenvolver as habilidades da linguagem escrita, referida como desordem de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem, é um tipo de desordem pela qual um individuo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. A desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação e pode tornar problemático para um individuo o aprendizado tão rápido quanto o do outro, que não é afetado por ela.

“Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é à vista de um ponto”.

(Leonardo Boff)

O olhar envolve uma interpretação é subjetivo. Não é uma foto do real. Só podemos observar mediados pelas nossas experiências, razão pela qual temos necessidade de conhecimentos teóricos que fundamentem nossos registros e observações.

Na visão de Barros Pereira e Goes (2008) a aprendizagem é um mecanismo de aquisição de conhecimentos que são incorporados aos esquemas e estruturas intelectuais que o individuo dispõe em um determinado momento. Trata-se de um processo continuo que começa pela convivência familiar, pelas culturas tradições e vai aperfeiçoando-se no ambiente escolar e na vida social de um individuo sendo assim um processo que valoriza as competências, habilidades conhecimentos, comportamento e tem como objetivo a elevação da experiência, formação, raciocínio e observação. Essa ação pode ser analisada a partir de diferentes pontos de vista de forma que há diferentes teorias de aprendizagem.

Para Piaget (1998) a aprendizagem, provem de equilibração progressiva uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. Diante dessa afirmação nota-se que a aprendizagem parte do equilíbrio e a sequência da evolução da mente, sendo assim um processo que não acontece isoladamente, tanto pode partir das experiências que o individuo acumula no decorrer da sua vida, como também por meio da interação social.

Aprender é um processo que se inicia a partir do confronto entre a realidade objetiva e os diferentes significados que cada pessoa constrói acerca dessa realidade considerando as experiências individuais e as regras sociais existentes (Antunes 2008, P.32).

Ainda de acordo com Piaget (1974) a aprendizagem ocorre pela ação da experiência do sujeito e do processo de equilibração, essa afirmação demonstra que a aprendizagem não parte do zero, mas sim, de experiência anterior, ser a capacidade de assimilação através de organização do esquema cognitivo.

A educação recebida, na escola, e na sociedade de um modo geral cumpre um papel primordial na constituição dos sujeitos, a atitude dos pais e suas práticas de criação e educação são aspectos que interferem no desenvolvimento individual. Consequentemente o comportamento da criança na escola. (VYGOTSKY (1984. p.87)).


Tipos de pesquisa

A pesquisa desenvolvida nesse trabalho é de natureza qualitativa e quantitativa, sendo realizada com base em levantamento.

3.1 conceitos de aprendizagem

        A aprendizagem pode ser definida como uma modificação do comportamento do individuo em função da experiência. E pode ser caracterizadas pelo estilo sistemático e intencional e pela organização das atividades que a desencadeiam, atividades que se implantam em um quadro de finalidades e exigências determinadas pela instituição escolar. Alves (2007).

        O processo de aprendizagem traduz a maneira como os seres adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento trata-se de um processo complexo que explicado apenas através de recortes do todo. (Alves 2007 p.18).


Justificativa

A iniciativa da proposta deste anteprojeto deve-se a observação que há um número significativo de alunos que apresentam muitas dificuldades de aprendizagem.

        Ao se propor o presente anteprojeto acredito que se pode contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem.

        A educação assume a responsabilidade dos seus atos e das mudanças que fazem acontecer, garantindo a sustentação de espaços onde o novo seja buscado, construindo e refletindo nos problemas que surgem propiciando condições para que o individuo aprenda garantindo o conhecimento, a participação e dedicação.

        Faz-se necessário um planejamento que inclua atividades diversificadas e um estudo constante das dificuldades que os alunos enfrentam por tanto será necessário investigação em todo aspectos da vida, e aplicação de teoria e colocando em prática para que venha acontecer resultados bem sucedidos. Isso pode ser desafiador, mas tenho compromisso e competência para realiza esse anteprojeto e colher bons frutos.


Metodologia

        O referido anteprojeto de pesquisa caracteriza-se pela natureza técnico-exploratória, tendo como fundamentação metodológica a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com a aplicação de questionário. É uma metodologia de trabalho que possibilita resinificar a ação de todos os agentes da instituição.


Bibliografia

Alves, Doralice Veiga psicopedagogia. Avaliação e diagnóstico 1 Ed. Vila Velha- ES, ESAB-escola superior Aberta do Brasil, 2007.

 Piaget. J. Problema de psicologia genética Rio de Janeiro: Forense Universitária. 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com