TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamento e Metodologia de História e Geografia

Por:   •  15/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.471 Palavras (18 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

DISCIPLINA NORTEADORA: Arte, Criatividade e Recreação


SUMÁRIO

Introdução ...................................................................................................................

  2

Etapa 1..........................................................................................................................

  3

Etapa 2..........................................................................................................................

  6

Etapa 3..........................................................................................................................

  8

Etapa 4..........................................................................................................................

11

Conclusão.....................................................................................................................

14

Referências bibliográficas............................................................................................

16


INTRODUÇÃO

A Finalidade deste Estudo é refletir de uma forma analítica e crítica, sobre as dificuldades de manifestação e comunicação artística em sala de aula durante o período escolar, também identificar as contribuições da arte no processo pedagógico, despertando de algum modo a criatividade e a recreação nos alunos.

E muito importante que o modelo educativo seja favorável ao desenvolvimento do aluno, a fim de promover a criatividade pela arte de uma forma em que o aluno possa se envolver diretamente com todos os tipos de materiais.

O professor precisa oferecer oportunidades aos alunos, a fim de proporcionar condições que o favoreça e estimule a criatividade. O estudo não pode se limitar a sala de aula, é preciso que todos interajam com as diversas culturas que conheçam museus e instituições que produzam o saber.

A liberdade cognitiva é primordial na expressão do sentimento, pois pelo ato de brincar, de se expressar, e com o envolvimento dos mais diversos tipos de materiais, e da vivência com várias situações e expansões de experimentações, o aluno terá um maior desempenho em desenvolver suas habilidades com a arte.

Mas o objetivo da arte no currículo escolar, não apenas formar artistas, e sim despertar nos alunos, uma visão consciente a fim de capacitá-lo a exercer a sua cidadania. O que se deve ser despertado no aluno com a arte, é aquilo que ele já carrega consigo, a capacidade de pensar, de refletir e de ter uma visão crítica e consciente do mundo a seu redor.

É muito importante que o aluno esteja motivado para que se possa despertar a criação, a invenção e a produção e acima de tudo a reconstrução transformadora.


Etapa 1 – Memorias escolares

Relato da aluna “Daniela Alves Delfino Machado”

“Em meus tempos, a aula de Arte, era chamada de Educação Artística, uma aula esperada por muito dos alunos em razão de não termos com uma certa frequência durante a semana, o que me recordo muito bem destas aulas, eram em datas comemorativas, como por exemplo Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal. Na minha época não era explorado muito o termo “reciclagem” como nos dias atuais, porém o professor já estimulava a criar os nossos próprios cartões para entregarmos aos nossos parentes, amigos, colegas de classe, nos dias da confecção dos cartões o professor organizava a sala em círculo e os materiais levados por nós eram colocados em uma mesa única para que pudéssemos compartilhar os itens de reciclagem que o professor já nos orientava em trazer se possível em mais quantidades. Lembro-me certa vez de ter confeccionado vários cartões de Natal, primeiramente eram feitos os desenhos no papel cartolina, cortados em tamanhos variados e depois o acabamento ficava por conta dos recicláveis, o que mais me interessava era a possibilidade de misturar os itens e trocarmos as experiências com os colegas de classe. Ex; um simples botão de cores variado fazia toda a diferença em um desenho de árvore de Natal.

Relato da aluna “Marcia Regina D. Franco”

Meu relato pessoal sobre o a recreação artística nos tempos da escola, chamada na época Educação Artística, foram muitos proveitosos, pois na época em que nós estudávamos nos anos iniciais, eram dadas muita importância à matéria de educação artística. Os professores eram conceituados e totalmente envolvidos e interessados em nos ensinar essa disciplina, e por sua vez os alunos interagiam muito bem e tinham um entrosamento muito bom com essa matéria. As aulas eram preparadas com muita dinâmica, os alunos participavam ativamente com o professor, saíamos de sala de aula para fazer várias oficinas e expor no pátio da escola, era uma aula muito prazerosa. Na escola também tinham grupos de teatro, sempre muito bem organizados, todos os alunos queriam sempre participar, faziam muita questão de pôr a mão na massa, todo material eram confeccionados juntamente com alunos e professores.

Lembro-me muito bem de uma aula que foi muito prazerosa e proveitosa, foi na sétima série (cujo hoje é o oitavo ano), a professora de artes solicitou aos alunos que fizessem uma apresentação para vender algum produto, mas enfatizou que a criatividade seria de cada equipe, pois teria que confeccionar o produto dar nome e vende-lo, e teríamos que fazer essa apresentação na frente da sala de aula (um seminário). Então eu e minha equipe preparamos nosso produto, um creme dental, confeccionamos o produto demos o nome e fizemos como se fosse um comercial apresentado na TV, tentando valorizar o produto e fazer com que as pessoas se interessassem por compra-lo. A apresentação foi um sucesso, os alunos gostaram muito de nossa apresentação e a professora ficou muito satisfeita com nossa criatividade e desempenho ao apresentar. Para nós essa apresentação foi muito importante, podemos colocar nossa criatividade em ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (237.2 Kb)   docx (68 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com