TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Gestão Em Educação

Por:   •  22/5/2016  •  Dissertação  •  2.591 Palavras (11 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 11

                   Atividade Prática Supervisionada

                 Fundamentos Da Gestão Em Educação

[pic 1][pic 2]PEDAGOGIA - LICENCIATURA

Alunos do 6º Semestre:                                                        R.A.

                                                Campinas     2016

Etapa I Passo IV

O EXERCÍCIO DA AUTONOMIA PELOS PROFISSIONAIS

DA EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR

A autonomia deverá ser um processo que procura democratizar a prática pedagógica, permitindo a participação de toda comunidade escolar; participação nos âmbitos pedagógico, administrativo e financeiro, de caráter consultivo, deliberativo e normativo. Essa prática que, ao dinamizar os diversos segmentos que compõem a comunidade escolar, num projeto totalizador e solidário, possa contribuir com o seu papel de força auxiliar na transformação histórica da escola e da sociedade.

Muitas limitações são notadas na implementação da autonomia escolar, como social do próprio burocratismo das instâncias administrativas que fazem parte dos sistemas de ensino, que são resguardadas por interesse, muitas vezes, clientelista, corporativista e político partidário. A autonomia escolar, quando não pressupõe uma gestão cujo intento é servir de mediação para a realização de determinados fins, isto é, a utilização de forma mais adequada de recursos para a realização de fins, pode não consolidar em resultado positivo na qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Como prática inovadora, integradora, democrática e autônoma, diagnosticar as eventuais causas que provocam situações problemas no âmbito escolar interferindo no bom desempenho escolar do aluno, através de diagnóstico faz-se necessário uma reflexão participativa dos alunos, professores, gestão pedagógica e funcionários, o qual busca inovações para que, na elaboração do plano de intervenção as ações possam estar voltadas para os problemas diagnosticados.

Visando um maior comprometimento tanto da equipe escolar quanto da família responsável pelo aluno, e exercitando uma cidadania democrática, vemos a necessidade de compartilhar para aprender, crescer a partir do ouvir as análises feitas por diferentes olhares, como os responsáveis que não são meros expectadores uma vez que participam diretamente da vida do aluno, mas não estão envolvidos na dinâmica escolar.

A educação é um processo dinâmico, interativo, participativo e solidário, que está a cada dia ganhando espaço, gerando mudanças e promovendo melhorias na qualidade de ensino desenvolvido nas escolas . Nesta perspectiva, faz-se necessário oferecer oportunidades a todos que fazem parte deste processo, a participarem das tomadas de decisões da escola.

Diante deste processo deve-se ter clara a importância de que os próprios estudantes precisam conhecer de perto como é que a escola está trabalhando para atendê-los, se os dados relativos ao desempenho escolar estão insatisfatórios ou não, como também as principais dificuldades de aprendizagem de cada um, que está inserido no processo educacional, não só o desenvolvimento do aluno, como também, o desenvolvimento dos professores, fazendo reflexões de suas práticas pedagógicas reconhecendo a importância de todos nas decisões, aprendendo a rever posições do grupo ou mesmo individuais, a ação dos funcionários não-docentes, o compromisso e a atuação dos pais e da comunidade e seus respectivos papeis, sem esquecer-se de um fator importantíssimo, o trabalho da gestão como gerenciador da dinâmica educacional de ensino.

O Gestor tem que ter o domínio científico e tecnológico do processo de produção da aprendizagem e apropriação da informação de caráter administrativo, legal e burocrático, permitindo e fundamentando uma participação efetiva no processo decisório. Resgate da respeitabilidade social com ética profissional, e determinação em transformar a realidade da educação. Junto a sua equipe tem que ter a percepção para o real conteúdo das propostas e das práticas educacionais no âmbito do sistema de ensino, com ação transformadora, para que possa formalizar no papel intenções e propostas de ação com a reflexão crítica para a tomada de decisão com mais direção e qualidade.

Para que possa atingir seus objetivos, esta gestão democrática tem que conhecer profundamente o Sistema de Ensino em todos os seus níveis e aspectos, tendo assim uma participação mais efetiva com conhecimento a fundo das necessidades de aprendizagem de seus alunos, de acordo com a comunidade que está inserida construindo cidadãos com pensamentos críticos com base para questionar o Sistema; havendo assim uma mudança da escola para a comunidade, tornando-a uma aliada na luta por uma mudança de âmbito Nacional.

É fundamental destacar que direção, coordenação, professores, funcionários e alunos juntos prestem atenção e reflitam sobre os erros, acertos, dificuldades e sucessos para que destes processos possam perceber oportunidades de melhoria como um todo, dialogando com todos os membros da hierarquia o como, o porquê e o que fazer para a construção de uma prática pedagógica tornar-se realmente transformadora.

Portanto a autonomia escolar, consolidada dentro da esfera de descentralização de poder do Estado, perfilada na cooperação entre União, estados e municípios, deve pautar nos princípios democráticos, visando, acima de tudo, o avanço da qualidade do ensino.

Para isso ser realizado, são decisivos a conformidade entre as diretrizes instituídas em nível nacional e o espaço de ação da unidade escolar, e o diálogo horizontal entre os diferentes sujeitos envolvidos no processo de decisão, sejam eles diretor, professores, coordenadores, pais, alunos, assim como entre a escola e os setores administrativos da educação.

Referência:

Disponível em:<http://www.espacoacademico.com.br/081/81santos.htm>

Acesso em: 17 de abr. de 2016

Etapa II

ENTREVISTA NA ESCOLA

A entrevista foi feita na ONG Abrace Solidário, situado na Rua: Araçandiva, N°: 351, Bairro: Jardim Miriam Campinas-SP. A estrutura física contém 16 salas, contendo  14 salas com 28 alunos em cada uma , e 2 salas com 24 alunos cada, totalizando 440 alunos de 01 a 07 anos, atendendo o berçário e a educação infantil, são crianças  predominantemente de classe baixa que não tem  condições de estudar em uma escola privada, a mesma contém 05 parques com diferentes brincadeiras, 01 campo de futebol, 02 quadras, refeitório bem amplo, cozinha bem arejada, 02 salas de coordenação e uma sala de vídeo, é aberto das 07:30 às 17:30, e o atendimento só é feito através de agendamento pelo telefone, com hora marcada. Os professores cantam bastante com seus alunos, sempre atenciosos, e a equipe gestora está sempre atenta, orientando e fazem reuniões diárias com sua equipe de funcionários, passando segurança e tirando as dúvidas necessárias. A secretaria é um órgão auxiliar da diretoria na administração deste estabelecimento de ensino.  Os servidores que aí atuam, organizam e atualizam toda a documentação da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (217.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com