TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação II

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Rio Grande Do Norte

Centro de Educação

Fundamentos Histórico-filosóficos da Educação II

Discente: Alcimara Moraes Nogueira

Docente: Olívia Morais

Comenius e o seu ideal pansófico.

Saudosista e utópico, Comenius revolucionou os pensamentos da Idade Moderna ao concretizar uma educação que ensinava “tudo a todos”, desenvolvida a partir da Pansofia, um projeto educacional de duas utopias: a sabedoria e a ordem.

Para Comenius havia uma necessidade de formar o Homem para as mudanças que ocorriam naquele período e para as mudanças que viriam a acontecer, nesta perspectiva, a pansofia veio para “formar”, ou seja, tornar o homem capacitado para aderir a qualquer profissão, como também, torná-lo racional.

A formação do homem, de acordo com Comenius deveria estar ligar a uma instituição racional e universal capaz de ensinar tudo (artes, ciências, idiomas, religião) para todos (homem, mulher, criança, pobre e rico).

Para haver a realização do método pansófico na escola é necessária a transmissão de saberes, ou seja, ensinar tudo (utopia da sabedoria), mas para a realização efetiva da pansofia é necessário também que haja a ordem, e em:

- No tempo, a formação do homem é gradual, os conhecimentos são passados progressivamente, baseados na simultaneidade sistêmica, isto é, a ordem nos conteúdos divididos por grau. Se há ordem e tempo na natureza, deve haver o mesmo para a escola.

- Ainda baseado na simultaneidade sistêmica, há também a organização e a seleção dos recursos institucionais, assim como a disposição destas a fim de tornar universal a educação, pois sem ordem na transmissão, não há igualdade.

No método comeniano, há um ponto de partida caracterizado pela falta de conhecimento, porém com capacidade de aprendizagem, sendo necessário para alcançar a meta desejada, ou seja, o novo homem.

A infância é o inicio de tudo, o ponto de partida, responsável pelo amadurecimento de todos os graus e níveis de racionalidades posteriores a ela, tornando-se um instrumento incumbido do compromisso de formação.

Para a execução eficiente desse modelo, a infância deve ser educada pela aliança entre pais-educadores, os pais comprometidos com a educação moral e os pedagogos com a formação racional, já que são capacitados profissionalmente, porém a característica maior da aliança é aceitação dos pais em educar seus filhos e o acordo de entregar-lhes para a escola, já que por falta de conhecimento e tempo, os pais não podem desenvolver tal papel.

Como os pedagogos tem a função primordial de educar seus alunos, o método pansófico pensou em dois conhecimentos, a linguagem e a experiência, que levariam a construção de um grande instrumento metodológico que os ajudariam a orientar e programar suas aulas.

A linguagem é o meio de comunicação entre pessoas e pensamentos, e a experiência é a interação do meio com o homem, desta maneira, Comenius pensou em metodologias de aprendizagem a partir dos sentidos humanos, ao mesmo tempo em que através do livro panmetodológico (livro baseado em estruturas racionais, sequenciadas e planejadas) elaborou o Orbis sensualis pictus (Mundo Sensível em imagens), obra que serviria de base para a criação de livros didáticos formulados em imagens, interligando a linguagem e a experiência dos sentidos, ao passo em que orientava os professores aos métodos a serem utilizados, a delimitação do tempo e os conteúdos a serem divididos por grau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com