TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

Por:   •  6/11/2018  •  Resenha  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS HISTORICOS METODOLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

ALUNA: LARISSE XAVIER DOS SANTOS

RESENHA CRÍTICA DO DOCUMENTÁRIO: TEMPO DE RESISTÊNCIA.

Resenha Crítica:

O documentário Tempo de Resistência tem por finalidade apresentar as lutas cotidianas vivenciadas no período da Ditadura Militar, por meio de entrevistas com pessoas que passaram por esse momento.

De início mostra-se que ao assumir a presidência depois de várias manifestações o presidente João Goulart buscou manter uma base populista, propondo reformas de bases, como a agraria, a universitária e a urbana. No entanto o atual presidente se deparou com uma extrema direita que o acusava de querer implantar o comunismo no Brasil, não aceitando suas propostas. Após João Goulart ser deposto da Presidência da República, o golpe Militar teve início, com a posse do Marechal Castelo Branco em 1964.

O Brasil então passou a ser tomado pela extrema direita, as ruas continham policiais em toda parte, e a esquerda passou a ser considerada clandestina e perseguida, o Ensino público passou a ser atacado, prédios como o da União Nacional dos Estudantes UNE foram queimados como forma de amedrontar aqueles que ousassem resistir contra o golpe, autoridades que se opunham ao golpe também foram caçadas e destituídas de seus cargos, no entanto a união destes serviu para que a esquerda conquista-se espaços para discutir formas de combate a política dos militares.

Buscando neutralizar os componentes da esquerda Leis foram criadas como a Lei Suplicy de 64 que visava ordenar o Movimento Estudantil de forma alienadora pois ao mesmo tempo que atendia pedidos do mesmo como o direito ao voto para eleições de diretoria, também os vedava de manifestações de sentido político. O que dividiu o Movimento Estudantil entre aqueles que ficaram satisfeitos com essa proposta e os que se rebelaram diante dela por entenderem o real motivo da mesma. Neste mesmo período ocorreu também o acordo MEC – USAID firmado entre militares brasileiros e agências do Governo Americano, sem a participação popular, a forma de ensino passou por grandes mudanças principalmente o ensino superior.

O movimento Estudantil passou então a se reorganizar como força contraria ao sistema que estava sendo implantado, mesmo de forma ilegal, se tornando cada vez mais forte e crescente, o que assustou os líderes militares que passaram a fazer o uso da violência sem limites principalmente quando o General Costa e Silva foi indicado como sucessor do Marechal Castelo Branco.

Surge então nesse momento um questionamento diante do Partido Comunista Brasileiro o do porquê eles estavam agindo de forma pacifica ao golpe de 64, diante disso houve um grande alvoroço dentro do Partido em busca de respostas a questão indagada, mais tarde então em meio a esse caos ocorreu o racha do Partido Comunista devido a expulsão de Carlos Marighella que se espelhou nas ideias do guerrilheiro Che Guevara e passou a reivindicar a luta armada contra os militares, o partido então se fragmenta devido divergências no modo de ação e vários movimentos de oposição à Ditadura são criados como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com