TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Gestão em Educação

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.795 Palavras (12 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Camila Buttendorf Hoff – 3839734048

                                   

                                   Geovana Svarzc klabunde – 3822679732                                                                                                                                            

                                  Tatiane Eli de Castilho – 4322804958

Fundamentos da Gestão em Educação

JARAGUA DO SUL/SC

2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Camila Buttendorf Hoff –3839734048

                                 

                                  Geovana Svarzc klabunde – 3822679732                                                                                                                                            

Tatiane Eli De Castilho – 4322804958

Fundamentos da Gestão em Educação

[pic 2]

JARAGUA DO SUL/SC

2015

Introdução

O presente trabalho visa esclarecer um pouco sobre a importância dos gestores educacionais e escolares, a participação de ambos na elaboração do projeto político pedagógico de forma que os pais e a comunidade participem das decisões do processo escolar, buscamos apresentar teorias administrativas relacionadas a educação, apresentar ações, no contexto educacional brasileiro, para implantar gestões eficientes e modernas, e explorar aspectos políticos e legais da gestão educacional brasileira.

Mostramos que diante da modernidade o papel do gestor é imprescindível para dar sentido as novas conquistas e efetivar as relações democráticas afetivas e escolares. Para isso faz-se necessário que se invista na mudança de atitudes dos profissionais da escola, para que os mesmos aceitem os novos desafios através de estímulo e queiram ir além dos seus próprios limites. O diretor escolar tem como função tornar a escola menos excludente, pois se existe planejamento, preocupação de estar tendo um ensino voltado para todos, pois dessa forma estamos contribuindo para uma educação de qualidade. 

Etapa 1: Qual o papel do gestor educacional e escolar para modernidade?

Os gestores escolares/educacionais de hoje encontram muitas dificuldades em desempenhar sua função dentro do espaço escolar visto que as pessoas que ali trabalham pensam diferente uns dos outros e muitos não conseguem se adequar ao novo, não estão abertos para as novas tecnologias que existem para facilitar o trabalho em sala de aula e aí entra o gestor como o mediador para buscar soluções e sanar os problemas que afetam ambiente de trabalho.

      Diante da modernidade a mediação do gestor é de suma importância para dar continuidade as novas conquistas e novos desafios, onde seu papel é estimular, incentivar e encorajar os sujeitos ao novo, ao que não é de costume, buscar organizar um clima organizacional favorável para que os objetivos e as metas da escola sejam alcançados de forma satisfatória. Pois o gestor escolar influência de forma significativa todos os seus colaboradores, suas atitudes podem contribuir de forma positiva ou negativa frente aos seus subordinados, por essa razão organizar significa dispor de forma ordenada, dar estrutura, planejar uma ação e prover condições necessárias que tornem o ambiente o mais pacifico possível, pois se houver uma administração autoritária jamais a escola terá um clima democrático, poderá ter profissionais infelizes e que não contribuirão de forma objetiva e positiva para o trabalho. O gestor deve inspirar confiança criando uma liderança participativa, para que todos possam compartilhar desta gestão. É claro que não só o gestor mas a escola tem um papel importantíssimo nesse processo, buscando investir mais na formação continuada de seus profissionais, dando assim aos mesmo suporte para que possam ter segurança e capacidade de inovar. Por isso a gestão escolar é o foco principal para dar suporte aos profissionais e incentivá-los para as transformações. 

 

Etapa 2: Quais são os objetivos do “Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública?

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública é um programa de formação continuada de gestores escolares numa concepção do caráter público da educação e da busca de sua qualidade social, baseada nos princípios da gestão democrática, olhando a escola na perspectiva da inclusão social e da emancipação humana. Esse projeto tem objetivo de formar por meio de cursos de especialização, gestores que atuam nas escolas públicas de educação, incluídos aqueles inseridos na educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional contribuindo assim para o crescimento pessoal do profissional e aperfeiçoando seu trabalho pedagógico e administrativo. que o programa busca também  incentivar os gestores a refletirem sobre a gestão democrática e a desenvolver práticas de gestão no ambiente escolar que favoreçam de forma positiva o desenvolvimento do estudante como bom cidadão, ressalta-se também que o projeto propicia aos gestores oportunidades de trabalhar com ferramentas mais modernas e tecnológicas que favorecem o trabalho em conjunto e a transparência da gestão da escola contribuindo  para o exercício de práticas inovadoras durante o planejamento e avaliação da gestão escolar. O programa amplia a capacidade do gestor de analisar e resolver problemas, elaborar e desenvolver projetos e atividades com o suporte das mais diversas tecnologias de informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (232.7 Kb)   docx (187 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com