TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Gestão em Educação

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema de organização e gestão da escola

A entrevista foi realizada com uma professora e uma vice-diretora, ambas trabalham na Escola Municipal de Educação Básica Cândido Portinari na cidade de Diadema. De acordo com as respostas descritas pela professora e a vice-diretora da escola, percebemos que a gestão trabalha de forma democrática organizada, onde todos participam das tomadas de decisões. O corpo docente desenvolve um trabalho em equipe, com foco no aprendizado do aluno, e respeito mútuo. Demonstram ter um bom relacionamento com funcionários, alunos e familiares. A comunidade escolar é convidada sistematicamente a participar das atividades e projetos desenvolvidos na escola, porém poucos comparecem. Percebemos que a escola promove um ambiente bastante acolhedor aos alunos e professores, e observamos também que, a maioria dos professores que nela trabalham residem em outras cidades da região.

No site do Ideb encontramos informações da escola do ano de 2013 que apresentava um taxa de reprovação do 1º ano do EF de1,5%, 3 reprovações, 0,0% nenhum abandono, e 98,5% de aprovação.

De acordo com o quadro sinótico “Concepção de organização e gestão escolar,”à EMEB Cândido Portinari é DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVA:

-“Definição explícita, por parte da equipe escolar, de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola.”

-“Articulação da atividade de direção com a iniciativa e a participação das pessoas da escola e das que se relacionam com ela.”

-“Acompanhamento e avaliação sistemáticos co finalidade pedagógica: diagnóstico, acompanhamento dos trabalhos, reorientação de rumos e ações, tomada de decisões.”-“Todos dirigem e são dirigidos, todos avaliam e são avaliados.”

Bibliografia

LIBÂNEO, José C.; OLIVEIRA< João F de TOSCHI< Mirza S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. Ed. São Paulo. Cortez. (capítulo II – O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com