TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Gestão em Educação

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.119 Palavras (13 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Creusa Pereira Faria RA: 5322986608

Raimunda da Silva Campos RA: 5539116052

Talita Caroline Campos Ferreira RA: 4944929659

Fundamentos da Gestão em Educação

Anápolis / GO

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Creusa Pereira Faria RA: 5322986608

Raimunda da Silva Campos RA: 5539116052

Talita Caroline Campos Ferreira RA: 4944929659

Fundamentos da Gestão em Educação

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Fundamentos da Gestão em Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: a distância: Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira e presencial: Sandra Pereira.

Polo Anápolis/ Anápolis / Goiás

2015

INTRODUÇÃO

            O principal objetivo desse desafio é  a compreensão da temática da gestão educacional e suas implicações para a Educação Brasileira, já que o caráter mediador da administração manifesta-se de forma peculiar na gestão educacional, porque aí os fins a serem realizados relacionam-se à emancipação cultural de sujeitos históricos, para os quais a apreensão do saber se apresenta como elemento decisivo na construção de sua cidadania. Por esse motivo, tanto o conceito de qualidade da educação quanto o de democratização de sua gestão ganham novas configurações.

O primeiro tem a ver com uma concepção de produto educacional que transcende a mera exposição de conteúdos de conhecimento, para erigir-se em resultado de uma prática social que atualiza cultural e historicamente o educando. O segundo, ultrapassando os limites da democracia política, articula-se com a noção de controle democrático do Estado pela população como condição necessária para a construção de uma verdadeira democracia social que, no âmbito da unidade escolar, assume a participação da população nas decisões, no duplo sentido de direito dos usuários e de necessidade da escola para o bom desempenho de suas funções.

ETAPA 1 - O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS AO LONGO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

O papel do gestor vem se modificando ao longo dos anos, já que cada momento histórico exigia uma concepção de educação. Atualmente a gestão educacional enfrenta grandes desafios forçando uma  necessidade de formação mais profunda, sistêmica e integral.

Para compreender o processo de formação dos gestores primeiramente faz-se necessário entender o seu real papel.

Segundo Sâni E. Armeli “o papel do gestor escolar não se resume em cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos, as decisões, os prazos para desenvolvimento dos trabalhos e transmitir a seus subordinados a estratégia a ser adotada no desenvolvimento desses trabalhos”.

“O gestor deve ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando à valorização e desenvolvimento de todos na escola.

A liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e exercida a cada dia. O gestor escolar deve agir como líder, pensando no progresso de todos que fazem parte de sua equipe. Sendo capaz de desenvolver o potencial de trabalho de toda sua equipe, fazendo com que esta sinta-se capaz de transformar e realizar com sucesso todos os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino.”

 O gestor deve saber guiar sua equipe tendo em vista um objetivo e a estratégia correspondente.  Assim as equipes escolares serão bem sucedidas visando a aprendizagem dos alunos, que não se resume apenas aos funcionários da instituição mas se estende aos pais e a comunidade.

 O gestor deve estar preparado para solucionar conflitos levando em conta as potencialidades de cada individuo fazendo com que a equipe tenha a visão de objetivos comuns.

ETAPA 2 - PROGRAMAS QUE VISAM À MELHORIA DA GESTÃO EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e surgiu da necessidade de se construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, baseada nos princípios da moderna administração pública e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino, buscando assim, qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, a partir do oferecimento de cursos de formação a distância. A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, parceiras do MEC.

O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública tem como objetivos gerais:

- Formar, em nível de especialização (lato sensu), gestores educacionais efetivos das escolas públicas da educação básica, incluídos aqueles de educação de jovens e adultos, de educação especial e de educação profissional.

- Contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

Como resultado dessa iniciativa, o MEC espera a melhoria dos índices educacionais das escolas e municípios atendidos.

ETAPA 3 - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E SUA IMPORTÂNCIA COMO UMA DIRETRIZ PARA O DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS

A função do projeto político pedagógico ultrapassa qualquer elaboração de planos, que só servem para cumprir meras formalidades burocráticas. A escola busca novos rumos para uma gestão através do projeto político pedagógico.
          O projeto político pedagógico busca um rumo uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explicito com um compromisso definido coletivamente, por isso todo o projeto político de uma escola é também, um projeto político por estar intimamente ao compromisso sócio- político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.      (....) Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que e a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado , critico e criativo. Pedagógico no sentido de definir as ações e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e suas intencionalidades “(Veja, 1995, p23).
         O projeto político pedagógico resulta do comprometimento de toda a comunidade escolar com a qualidade de ensino oferecido pela escola e pelo tipo de homem que ela quer formar, uma ou duas pessoas não podem se responsabilizar pela construção do projeto político pedagógico, pois se não houver o engajamento de todos, o projeto perde seu sentido e deixa de ser político, passando a ser um simples plano de ação elaborado por duas pessoas. O planejamento e a avaliação são componentes fundamentais para garantir um desenvolvimento curricular acompanhado por um desempenho de excelência dos alunos, mediado pelo caráter critico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (402.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com