TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Gestão em Educação

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Priscila Vicente – RA 4561887186

Maria Aparecida Vicente – 4340809031

https://www.youtube.com/watch?v=PtsQrq50yZ0

Fundamentos da Gestão em Educação

Ribeirão Preto / SP

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Priscila Vicente – RA 4561887186

Maria Aparecida Vicente – RA 4340809031

Fundamentos da Gestão em Educação

Atividade Pratica Supervisionada na disciplina de Fundamentos Da Gestão Em Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Raquel Raysaro e Tutora Presencial: Joice Emanuele Munhoz Cicilino.

Ribeirão Preto / SP

2015

Sumário

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP        

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA        

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP        

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA        

INTRODUÇÃO        

1. ETAPA 1 – A formação do gestor escolar nos leva a pensar:-        

2. ETAPA 2 – Programa nacional  Escolas de Gestores da Educação Básica Pública.        

3. ETAPA 3        

4. ETAPA 4 – Diferentes posturas da Gestão encontradas na Educação.        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO  

A gestão educacional é muito importante para o desenvolvimento da educação brasileira, e faz-se presente, direta ou indiretamente, no cotidiano de todos os envolvidos no sistema (alunos, professores, gestores, pais, comunidade e outros) e principalmente na figura do pedagogo gestor.

O pedagogo, na função de gestão, na execução dos seus trabalhos, deve ter por base e o conhecimento: do planejamento social, das políticas publicas e da organização da sociedade.

ETAPA 1 – A formação do gestor escolar nos leva a pensar:

Professor, administrador, ora nos referindo à formação primeira, ora à permanente. A palavra formação, no âmbito pedagógico vem relacionada às questões militares em 1908. Porém, à partir dos anos 60  que passa a ser utilizada na educação com uma vasta gama de significados. Abrangendo tanto o curso (habilitação acadêmica) o sistema (plano de formação dos formadores) quanto o processo (a formação como resultado).

O significado formação entendido como ensino, surge provavelmente da necessidade  que as pessoas sentem de atualizar seus conhecimentos em razão das transformações sociais observadas, as quais a escolarização formal já não consegue dar respostas.Somente com a estrutura institucional básica.

Uma educação de qualidade, é a meta diária das instituições de ensino. Mas para isso depende da boa atuação do gestor, que precisará buscar trabalho em equipe. Uma gestão que dê prioridade à participação de todos. Assim, os profissionais que estão nessa empreitada, se conscientizarão de que o aluno deve ter uma formação mais extensa.

Assim acontecendo há o desenvolvimento da capacidade desses indivíduos.

Sobre os trabalhos dos gestores luck (2005,p.20) diz:

Aos responsáveis pela gestão escolar  compete, portanto, promover a criação e a sustentação de um ambiente propício à participação plena. No processo social escolar, dos seus profissionais, de alunos e de seus pais, Uma vez que se entende que é por essa  participação que os mesmos desenvolvem consciência social, crítica e sentido de cidadania.

Várias são as mudanças que tem exigido das instituições de ensino, uma postura única, a competitividade, a exigência contínua de qualidade nos serviços ao longo das últimas décadas. Os pais e alunos buscam hoje qualidade de ensino, padrões de organização, excelência  no atendimento, facilidade de acesso às informações e inovação tecnológica.

Associadas à essas, tem também a pressão da sociedade  pelas melhorias inovadoras no processo de ensino e aprendizagem.

Qual o papel do gestor?

Cabe ao gestor, interpretar essas novas expectativas, confrontá-las com a realidade educacional da instituição, elaborar e programar as soluções que vem ao encontro das novas demandas sociais e das expectativas da comunidade escolar.


2. ETAPA 2 – Programa nacional  Escolas de Gestores da Educação Básica Pública.

O Programa faz parte das ações do plano de desenvolvimento da Educação (PDE) surgiu com a necessidade de se construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da Educação , buscando qualificar os gestores  das escolas de Educação básica pública, oferecendo cursos de formação à distância , feita por uma rede de Universidades públicas, parceiras do Mec.

O objetivo é o desenvolvimento e formação de Gestores Educacionais da escola pública.

Formar por meio de cursos de especialização (lato sensu), dirigentes (diretores e vice-diretores) e coordenadores Educacionais que atuam nas escolas públicas de Educação Básicas das redes públicas de ensino., incluídos aqueles inseridos na educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e profissional, contribuindo  para o  aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e administrativo desses profissionais.

Curso de Especialização em Gestão Escolar:- É voltado para a formação continuada de dirigentes da Educação Básica, em nível de pós-graduação lato-sensu, na modalidade de Educação à distância, com carga horária de 400 horas. A formação tem três eixos vinculados entre si: o direito à Educação e a função social da Escola básica, políticas de Educação e Gestão democrática da Escola,projeto político- Pedagógico e práticas democráticas da Gestão Escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (169.3 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com