TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Pedagogia

Por:   •  5/10/2019  •  Dissertação  •  1.596 Palavras (7 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Luterana do Brasil-ULBRA

Débora Cristina Von Mühlen

Fundamentos da Pedagogia

Professora:Lisiane Gasola Santos

[pic 1]

MEMORIAL DESCRITIVO

Santa Clara do Sul

2019

APRESENTAÇÃO

   Eu,Débora Cristina Von Mühlen,tenho 29 anos e irei contar um pouco da minha tragetória escolar em relação a educação. Comecei a estudar numa escola situada no interior de Santa Clara do Sul-Sampainho, engressei com 7 anos na 1° série até a metade da 4° série,e o restande do ano até completar o ensino médio estudei na escola no centro de Santa Clara do Sul. Após terminar o ensino médio fiquei um longo período sem estudar,apenas ligava para curtição. Com 24 anos já namorando decidi fazer algo de minha vida, então fiz o vestíbular na ULBRA-polo em Lajeado, passei e fiquei muito contente,mas como não mandamos no destino,me veio a notícia mais grandiósa de minha vida, estava grávida, foi um susto que não esperávamos mas foi incrível, para complicar,se tratava de uma gravidês de risco,e tive que novamente adiar os estudos. Não me arrependo, pois derepente não era pra ter sido, agora tenho 29 anos, meu filho tem 5,já esta se virando sózinho,e agora vejo que é o momento, de realizar meu sonho de ser professora. Fiz novamente o vestíbular, e passei para meu contentamento, estou no meu 1° semestre, muito entusiasmada, e com o passar dos dias, percebo que não é fácil fazer uma faculdade, ainda mais á distância, mas está me fazendo muito bem,estou mudando meus conceitos, meus modos de pensar, em relação a educação, da minha própria aducação e em geral. Tenho muita alegria e prazer em cursar Pedagogia, um caminho com muitas oportunidades de aprendizagem e profissional, terei sim uma árdua caminhada, serão compridos 8 semestres, mas no final destes, aquele sabor de dever cumprido e de uma realização como pessoa, pois a Pedagogia é um curso muito grandiosso, a pessoa poder conhecer a outra(aluno) no olhar, sentimento e pensar não tem preço.E saber que não para por aí me deixa ainda mais disposta a querer sempre mais e mais aprender e posteriormente ensinar.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

   Porquê Pedagogia, quais as vantagens, oquê ganho estudando Pedagogia? Se antes eu já gostava do curso, então depois que tive meu filho, tive a certeza que seria amor a primeira vista, virou uma meta, um sonho a ser realizado.

A Pedagogia em si já é facinante, tem um papel importantíssimo para garantir a formação intelectual de jovens e crianças dentro da sociedade, minhas extectativas, são aprender, me tornar uma grande Pedagoga um dia, e saber lidar melhor com os sentimentos e necessidades das crianças, que posteriormente serão meus alunos, quem sabe.

   Sou uma pessoa que gosta de fazer a diferença, amo conversar com pessoas com mais experiência que eu como idosos, derepente eis ali uma área que irei estudar um pouco, mas acima de tudo amo crianças, elas me instigam, eu de maneira ou de outra poder estudá-las, entendê-las e compreendê-las é isso que quero para minha vida. E isto estou conseguindo com o passar dos dias com os estudos que estou fazendo e aprofundamentos no curso de Pedagogia, coisas que jamais eu saberia e que de forma ou outra me questionava, agora estou conceguindo entender aos poucos.

   Vejo, um caminho vasto e perpleto de oportunidades, tanto como no meio profissional como para o lado pessoal. Pessoal, porque, o aprender não faz mal á ninguém, jamais alguém saberá de tudo, e jamais será o suficiente, mas, “querer é poder”, se eu quero chegar em algum lugar, ter uma vida melhor, de sabedoria de aprendizagens múltiplas, creio que estou no caminho certo, e este caminho é o estudo, a educação e o querer, porque o esforço tende a ser grande, mas a recompensa, é muito maior.

Fiquei tempo demais esperando a oportunidade bater na minha porta, botando desculpas em tudo e todos, chegou minha vez, de correr atrás do tempo perdido, e alcançar “o meu lugar ao sol”.

   Serei, com toda certeza uma exelente Pedagoga, aprimorando cada vez mais meus conhecimentos, e parando jamais, pois o livro que estou lendo, MENTES POSITIVAS-Dr. Julián Melgosa, está me ajudando muito neste quisito, de jamais desistir de seus sonhos e metas, são palavras maravilhosas de apoio, de comprometimento com tudo o que fizer, seja do mais simples até as coisas mais complexas. Uma parte que diz:”-Não importa oque fizeres, seja uma faxina, que seja a melhor faxina, seja um médico, mas seja o melhor médico, seja um PROFESSOR, procure ser o melhor professor”, e é o que serei, não digo o melhor aos olhos dos outros, mas para o meu interior, serei a melhor, a mais comprometida.

   O momento é este,”tudo vai bem, quando está bem...”, a família me dando todo o apoio, a ULBRA, me dando suporte “técnico”, para que depois possa usar tudo que venho estudando, na “prática”. Antes usava desculpa da falta de tempo, mas este já não existe mais no meu vocabulário, meu filho já tem noção das coisa, já entende o motivo da mãe passar tanto tempo no quarto estudando, pois expliquei a ele, que não devemos deixar pra amanhã oque podemos fazer hoje, devemos fazer algo, que nos dê alegria, prazer, aquele brilho nos olhos que não tem explicação, algo que dê sentido a vida, trabalhar no que realmente amamos, pois as pessoas se preocupam tanto no “sobreviver”, que esquecem do viver, porque não estamos mais no século XX, onde as pessoas não conversavam, trabalhavam para comer e sobreviver, eram muitas vezes infelizes, mas não tratavam de mudar, pois o diferente era tratado como louco e  descriminado pela sociedade. Mas hoje, trabalhamos no que gostaríamos de trabalhar, apenas uma pequena porcentagem continua com pensamentos atrazados, um século em busac da igualdade, da inclusão, do conhecimento, onde a pessoa, é sim capaz de exercer qualquer função, seja ela homem ou mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (110.8 Kb)   docx (57.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com