TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos de Gestão Em Educação

Por:   •  15/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.359 Palavras (18 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

   

Fundamentos de Gestão

Em Educação

Taguatinga

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Amires Costa Ribeiro                         RA: 4361861688                        

Diane de Abreu Oliveira                     RA: 4300070099

Fundamentos de Gestão

Em Educação

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: fundamentos de gestão em educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: à distância: Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira e presencial: Michelle Pinho

                                                                 DATA DE POSTAGEM: 25 DE MAIO DE 2015

Taguatinga

2015

SUMÁRIO

Introdução...............................................................................................................................03                                                                                                                                

Qual é o papel do gestor educacional e escolar para a modernidade ...............0405.06                          Quais são os objetivos do PNE de Gestores da Educação Básica Pública? Quais são os três projetos/cursos envolvidos nesses programas e o que cada um deles contempla?  .............................................................................................................................................07.08

Projeto Político Pedagógico de uma escola...........................................................09                                                                           Mapa conceitual:......................................................................................................10                                                                                                                      O que significa desenvolver uma gestão democrática na escola? Quando a gestão é participativa?......................................................................................................................11.12                                                                                    Considerações Finais................................................................................................13                                                                                                              Referencias Bibliográficas......................................................................................................14                                                                                                      

INTRODUÇÃO

        Dentro da escola encontramos diversas lideranças, atuando cada qual na sua função e que precisam definir suas ações em harmonia com o Projeto Político Pedagógico da escola que são os gestores em educação.  É importante sempre lembrar que para tornar a escola um espaço especial, visando à construção de uma sociedade melhor, é preciso desenvolver um trabalho em equipe, um trabalho solidário entre todos os que compõem o cotidiano escolar, que formam uma gestão em educação.

        Este trabalho com o tema de Gestão em educação tem o objetivo de compreender o processo de formação de gestores educacionais ao longo da História da Educação e bem como o papel do gestor educacional e escolar para a modernidade.

Para isso Serão destacados alguns programas que visem à melhoria da gestão educacional da Educação Básica. Como “Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública” e os três projetos/cursos envolvidos nesse programa e o que cada um deles contempla. Destacaremos a importância do Projeto Político Pedagógico da escola e sua real ação educativa, respondendo o que é Projeto? Por que é Político? Por que é Pedagógico?

        Finalizando com um Mapa conceitual, que será um verdadeiro “organograma das informações abordadas”. E destacando diferentes posturas de gestão encontradas na Educação.

        A metodologia utilizada foi bibliográfica com pesquisa em sites, livros e as experiências adquiridas nestes sete semestres de curso.

        O trabalho será dividido em quatro etapas que fundamentará as questões abordadas como objetivos.

  1. ETAPA

Qual é o papel do gestor educacional e escolar para a modernidade?

            Assim como a educação teve todo um processo histórico, com a administração escolar não foi diferente. Afinal, as instituições escolares dependiam dela para trabalhar de acordo com o que a sociedade exigia em cada etapa de evolução. E os administradores, e atualmente gestores educacionais, tiveram seus momentos de mudanças no trabalho dentro das unidades escolares de forma que atendessem as expectativas da sociedade.

        É no final dos anos 90, que começa um período repleto de transformações no setor educacional. Como foco principal, a gestão educacional fora observada, de forma minuciosa, na esperança de haver transformações positivas especialmente no nível da educação básica quando adotadas as propostas de uma gestão democrática.

               A história da educação brasileira é dividida em três fases: a) do descobrimento                                    até 1930,b) dos anos 1930 a 1964 e c) o período pós-64 fase que perdurou até 1985. Após este ano, começa uma nova transição que perpassa pela atualidade e revela o mau desempenho do setor educacional do país. (GADOTTI, 2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (353.1 Kb)   docx (331.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com