TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos gestão

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

   O gestor escolar tem uma grande importância no sistema educacional, onde o diretor é o líder que responde pelas ações institucionais e pedagógicas desenvolvidas e pelos resultados obtidos. Contudo, para o sucesso na gestão, ele não pode e nem consegue fazer tudo sozinho. É necessário que ele programe um método de gerenciamento que permita a participação de todo o aprendizado contínuo da equipe e uma boa e racional divisão de trabalho.
  O gestor da atualidade encontra muitas dificuldades dentro do espaço escolar, visto que as pessoas que elaboram, pensam diferente uns dos outros e muitos não conseguem se adaptar ao novo, não são flexíveis, e não estão abertos para as novas ferramentas que existem para facilitar o trabalho em sala de aula, e aí entra o gestor como o mediador para buscar soluções e sanar os problemas que afetam o ambiente de trabalho. Diante da modernidade o papel do gestor é imprescindível para dar sentido as novas conquistas e efetivar as relações democráticas afetivas e escolares. Para isso faz-se necessário que se invista na mudança de atitudes dos profissionais da escola, para que os mesmos aceitem os novos desafios através de estímulo e queiram ir além dos seus próprios limites. O diretor escolar tem como função tornar a escola menos excludente, pois se existe planejamento, preocupação de estar tendo um ensino voltado para todos, pois dessa forma estamos contribuindo para uma educação de qualidade.

QUAL O PAPEL DO GESTOR EDUCACIONAL E ESCOLAR PARA MODERNIDADE?

   Há algumas décadas, o ensino público era destinado a poucos e orientado por um sistema administrativo centralizador. Nesse modelo, a qualidade era garantida com mecanismo de controle e cobrança. Com isso, o ser humano se tornou o elemento-chave no desenvolvimento das organizações educacionais, tanto como alvo do trabalho educativo, como de processos eficientes e bem sucedidos. É nesse contexto que surgiu a necessidade de haver uma ou mais pessoas para dirigir as ações que encaminham a escola para a direção desejada.
  A escola é uma organização que sempre precisou mostrar resultados – o aprendizado dos alunos. Porém nem sempre eles são positivos. Para evitar desperdícios de esforços e fazer com que os objetivos sejam atingidos ano após ano, sabe-se que é necessária a presença de gestores que atuem como líderes, capazes de implementar ações direcionadas para esse foco.
  O diretor deve ser o principal orientador das diretrizes da escola, porém essa atuação não deve ser exclusivamente dele. A escola precisa trabalhar para se tornar uma comunidade social de aprendizagem também no quesito liderança, tendo em vista que, a natureza do trabalho educacional e os novos paradigmas organizacionais exigem essa habilidade. Para que isso aconteça, é primordial a atuação de inúmeras pessoas, mediante a prática da colide rança e da gestão compartilhada. Em vista disso, atuar como mentor do desenvolvimento de novas lideranças na escola é uma das habilidades fundamentais para um diretor eficiente.
  O Gestor Educacional tem o papel de humanizar, neste mundo de tecnologias avançadas onde as pessoas são trocadas por máquinas e instrumentos, falta o tato, o diálogo, porém são indispensáveis os meios tecnológicos, entre o papel do Gestor Educacional, para isso é necessário preparação em orientar e acompanhar o seu desenvolvimento do seu pessoal, o que as vezes entra em conflito, pois o Gestor Educador trabalha com pessoas de todos os tipos de objetivos e entra com as divergências, cabe ao gestor , estimular, incentivar e encorajar os sujeitos ao novo, ao que não é de costume , porém necessário para a evolução de cada um, o moderno, as tecnologias, o gestor está com constante evolução, ele trabalha com as pessoas e com pessoas, ele cresce junto com cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com