TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Social da Escola

Por:   •  1/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.335 Palavras (6 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 ATIVIDADE SOBRE (EA)         5

2.1.1 EXTRAÇÃO MINERAL        5

 2.1.1 EXTRAÇÃO MINERAL        6

3 CONCLUSÃO         7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como temática a Educação Ambiental no ambiente escolar como veículo de conscientização e reflexão tendo em vista a preservação do meio ambiente e o  desenvolvimento sustentável.

O mundo está chegando num ponto cada vez mais critico, o aumento do consumo e exploração incontrolável de produtos e recursos naturais do planeta só agravam a vida na terra, os problemas ambientais têm causado grandes danos à natureza e são provocados  principalmente pela  ação inadequada da sociedade num todo , que vem contribuindo para a degradação do meio ambiente.

A educação ambiental é um processo contínuo pelo qual o aluno adquire conhecimento e informações relativas às questões ambientais e passa a entender como ele pode se tornar um agente maléfico ou benéfico ao meio ambiente, podendo interferir diretamente na degradação quanto na preservação do meio ambiente.

 Quando o aluno entra em contato com os elementos da natureza e passa a se comportar de modo ambientalmente correto, entendendo as funções do meio ambiente para a manutenção e existência da vida, além de praticar ações voltadas para a conservação da natureza, ele também aprende  a respeitar e a entender a importância das questões ambientais para as novas e futuras gerações, refletindo sobre seu papel na manutenção da preservação ambiental.

Diversos autores apontam a importância de trabalhar  a EA nas escolas, a fim de transmitir conhecimentos visando à conscientização e reflexão dos alunos em relações as questões ambientais,  que estão se tornado cada vez mais importantes nos dias atuais.

Por tanto dentro deste trabalho veremos também algumas atividades relacionadas a Educação Ambiental, que serão aplicadas nas aulas de História, mas que poderão ser utilizadas em demais disciplinas.

.Palavras-Chave: Escola. Educação Ambiental. Conscientização. Preservação Ambiental.


  1. desenvolvimento

A história é a ciência que estuda o passado, analisando as transformações para tentar entender o presente. Neste sentido, ao resgatar o passado, permite conferir sentindo para o presente, ajudando a transformar a realidade a partir de sua compreensão, guiando rumo ao futuro.

Porém Pensar uma pesquisa que envolva educação ambiental e ensino da História, não é tarefa fácil. Nesse sentido, nos dispomos a romper a estreita linha que envolve  a discussão, ou seja, alguns embates entre ciência e interdisciplinaridade. Mais do que isso, pretendemos estabelecer interconexões com o pensamento pós-estruturalista enfocando a educação ambiental como tema transversal à atividade do ensino.

Os “temas transversais” dizem respeito a conteúdos de caráter social, que devem ser incluídos no currículo do ensino fundamental, de forma “transversal”, ou seja: como conteúdo a ser trabalhado no interior das várias áreas da educação e não como uma área de conhecimento específica.

Esta proposta esta presente nos Parâmetros Nacionais Curriculares para aproximar a escola da realidade vivida pelos alunos, afim de, trazer as disciplinas, os professores, os conteúdos escolares e aproximá-los do mundo do estudante. Assim os alunos teriam uma aprendizagem significativa e seriam preparados para a vida em sociedade

Para desenvolver a transversalidade no ensino de História, a didática, a metodologia e os pressupostos teóricos teriam que passar por uma reformulação. “por isso, podemos afirmar que a implantação da transversalidade não se refere apenas a mudanças didático-pedagógicas, mas também conceituais sobre o ato de educar e a própria História”.

Para uma proposta de se trabalhar com os temas transversais no ensino de História baseada em eixos temáticos, os professores devem definir os conteúdos abordados no seu plano de curso e devem ter amplo conhecimento dos objetivos e da problemática abordada.

Algumas das orientações sugeridas para professores que se disponibilizam a trabalhar com essa abordagem seria a  valorização do aluno e de seu universo. Por tanto veremos abaixo uma proposta de atividade para ser trabalhada na disciplina de História com tema EA.

  1. atividade sobre (EA)

  1. A EXTRAÇÃO MINERAL:  

Atividade elaborada para o alunos do Ensino Médio. Disciplinas envolvidas: ( História e Geografia ).

Dentro da perspectiva históricas falaremos sobre o Brasil Colonial e o ciclo do ouro, onde  a extração mineral se fazia muito presente.

Na disciplina de Geografia, enfatizaremos os danos causados pela mineração tais como: Remoção da vegetação em todas as áreas de extração, Poluição dos recursos hídricos (superficiais e subterrâneos) pelos produtos químicos utilizados na extração de minérios, Contaminação dos solos por elementos tóxicos entre outros

. [pic 12] [pic 13]

O que podemos observar nas imagens acima é a prática do extrativismo mineral em diferentes tempos, essa prática se faz presente em nosso país desde o tempo do Brasil colônia. Analise as imagens e responda:

  1. Pode ser observada alguma evolução no processo de extração mineral? Qual?
  2. Estas mudanças alteram os danos causados ao meio ambiente em decorrência dessa prática? Explique.
  3. Cite quais os benefícios e quais os danos que são provocados pela extração mineral.
  4. Esta atividade se faz importante nos dias atuais? Por que?
  5. Forme grupos com seus colegas e pesquisem em jornais, revistas ou internet imagens correspondentes a extração de minério, e seus danos ao meio ambiente e como essa pratica era exercida em nosso país desde os tempos da colonização, Depois monte um mural para ser apresentado na semana do meio ambiente.

 

 

 


  1. conclusão

Ao fim deste trabalho podemos concluir que a Educação Ambiental faz-se um instrumento permanente e modificador, visando melhorar a relação do homem com a natureza, promovendo reflexões acerca dos problemas ambientais e mostrando que a qualidade de vida e as futuras gerações dependem de um desenvolvimento sustentável. Portanto, o espaço escolar se torna um local adequado para a aprendizagem e disseminação de conhecimentos sobre o meio ambiente, formando pessoas críticas e conscientes dos diversos problemas ambientais, capazes de cooperar com a preservação do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (377.7 Kb)   docx (509.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com